Curiosidades

Saiba mais sobre os tipos de bota de couro

tipos de botas de couro
Quais modelos de botas de couro você conhece?

Todo mundo que gosta do estilo sertanejo ou country sabe que a bota é uma peça essencial do visual. Além de ser confortável, um par de botas combinado com as roupas certas, deixa a produção muito mais estilosa e atraente.

Primeiro, vamos entender o que é o couro. Peças feitas de couro são consideradas nobres e são produzidas com a pele curtida de animais. Existe o couro sintético que é produzido com compostos químicos, como o Poliuretano. Também há o couro ecológico que é feito a partir da seringueira. Já o couro legítimo ou autêntico é o mais caro, por ser um material impermeável, com mais elasticidade e de qualidade superior.

Confira quais são as origens do couro

Couro de origem bovina ou vacum

Esse tipo de material pode ser feito a partir de dois processos resultando na flor ou raspa. A flor é um tecido que apresenta características da pele e a raspa é usada para produtos aveludados (camurças e camurções). A raspa pode ficar com o acabamento parecido com a flor.

Couro de origem suína

É um tipo mais fino e resistente à fricção.

Couro de origem caprina

Tipo de material quem vem da pele da cabra. Os produtos que usam esse tipo de couro são leves, macios e resistentes.

Couro de origem ovina

Quando a origem do material é de ovelhas, carneiros e borrego. Esse modelo de couro é macio, elástico e absorve bem grandes quantidades de água.

Tipos de couro

Já falamos aqui no blog sobre os tipos de bota  e agora vamos falar dos tipos de couro que existem para botas masculinas  e para as botas femininas. Assim fica mais fácil escolher qual tipo combina mais com você! 

Couro liso

Tipo comum de bota. Prático, esse é um modelo mais neutro que combina com diversas composições de roupas.

Couro de tatu

Tipo mais raro de tipo de bota. Sua aparência fica muito semelhante ao do couro liso. Assim como este, ele combina com diversos conjuntos de roupas.

Couro de avestruz e de jacaré

São tipos bem diferentes e chamativos. É comum ver cantores sertanejos usando botas de couro de jacaré.

Usando botas no verão 

É mais fácil encontrar pessoas usando botas no inverno, mas e no verão também pode? Claro que pode! Apesar do calor, não há como negar que as botas dão muito charme a composição de roupas e são muito confortáveis.

Os homens podem usar a combinação clássica de cowboy de jeans, camiseta, chapéu e bota masculina. E o look da cowgirl pode ser calça, shorts ou saia jeans com a bota feminina. O vestido também é uma boa pedida se desejar um estilo mais delicado.

É importante se lembrar de manter os hábitos comuns de limpeza da bota e de usar um par de meias limpas a cada troca de vestuário. Além de evitar cheiros desagradáveis, conserva melhor o interior do calçado. Outra dica essencial é a regularidade do uso do calçado. A bota precisa de um tempo de descanso para evitar o surgimento de fungos e aumentar a vida útil dela. Essa dica vale para o inverno também.

Combinação perfeita: botas + jeans 

Somente uma pessoa com muita personalidade pode usar botas em qualquer ocasião. Para saber usar botas também é preciso entender como combinar o par com o vestuário perfeito. Se a bota tem estampa ou uma textura muito interessante que você quer destacar, opte por uma composição de roupas neutra.

Como limpar sua bota

Não basta ter o par de botas mais bonito do mundo e não cuidar dele. Conversar o calçado faz parte da rotina de quem usa botas.

Use uma esponja úmida com um pouco de detergente para limpar as botas de couro sintético e depois um pano úmido para tirar o sabão. Para o couro autêntico é só passar uma flanela levemente umedecida. Sprays, graxas e pomadas próprias ajudam a evitar o ressecamento e o surgimento de rachaduras. Se a sua bota for um couro com textura, use um pano macio seco para retirar as sujeiras que ficam nos desenhos.

A melhor maneira para manter o calçado conservado é evitar deixá-lo sujo por muito tempo.

Não se esqueça de limpar o solado: antes de guardar a bota no armário ou sapateiro, limpe sempre a parte de baixo dos calçados com um pano molhado e a deixe secar na sombra. Principalmente, se foi noite de rodeio e você pisou na lama ou barro.

Se a bota molhar 

Evite usar a bota em dias de chuva, pois não é bom para o couro. Se a sua bota molhar, use um papel seco para diminuir a umidade no interior dela. Fuja de jornais e revistas que podem manchar o tecido.

Como guardar as botas 

Outra forma de demonstrar seu carinho com a bota é saber guardá-la. Sua bota deve ser guardada em locais arejados. Se não quiser que ela fique exposta, coloque-a dentro de um saco ou caixa com furo para que ela possa respirar.

Especial para as botas de cano longo: sempre guardar no armário ou sapateiro com o cano esticado. Para deixá-lo retinho, use papel cartão enrolado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *