Laminite em equinos
Animais

Laminite em equinos: conheça as causas e a forma de tratamento

A laminite em equinos compromete parcial ou totalmente os movimentos do animal em decorrência de dores e inflamações causadas nos cascos. Chamada popularmente de aguamento, é uma enfermidade considerada grave. Continue lendo para saber mais sobre essa doença, quais são as suas causas e qual é o melhor tratamento.

Laminite em equinos: conheça mais sobre essa doença

Algumas doenças em cavalos geram grande sofrimento para os animais e a laminite está nesse grupo de enfermidades. Apesar de todos os equinos estarem sujeitos ao aguamento, é importante mencionar que algumas raças apresentam maior predisposição de adquiri-la. Esse é o caso da Quarto de Milha. Confira a seguir mais informações sobre essa enfermidade.

Doença dos cascos

A laminite é uma doença que afeta os cascos dos equinos, podendo gerar inflamação e dores nas patas. Responsável pelo sustento do peso e deslocamento dos animais, os cascos têm grande relevância para o seu bem-estar. O comprometimento dessa parte do corpo pode fazer com que o equino enfraqueça e sofra consideravelmente.

Causas da laminite

Distúrbios metabólicos no organismo dos equinos estão entre os principais fatores causadores de laminite equina. Esses distúrbios levam à vasoconstrição periférica dos vasos sanguíneos do casco.

Em outras palavras, o diâmetro dos vasos sanguíneos presentes nos cascos é reduzido, levando a um quadro de isquemia (redução ou suspensão da irrigação sanguínea). A consequência é o surgimento de um quadro inflamatório.

Devemos ressaltar que essa é uma doença multifatorial, uma vez que não apresenta motivo exclusivo com relação aos sintomas. Atualmente, há o consenso de que há várias causas para essa constrição dos casos que podem ter associação com outras doenças secundárias, como:

  • Acúmulo de toxinas (endotoxemia);
  • Alimentação com excesso de carboidratos;
  • Doenças do sistema digestório como processos obstrutivos, síndrome cólica entre outras;
  • Baixa concentração de glicose nos tecidos dos cascos;
  • Hipotiroidismo;
  • Realização de atividades físicas em solos duros;
  • Obesidade;
  • Peso excessivo sobre um membro específico;
  • Síndrome de Cushing;
  • Banhos gelados depois de intensa prática de atividades físicas;
  • Uso indevido de alguns fármacos;
  • Ingestão de água gelada após a realização de atividades físicas.

Por isso, é tão importante que os seus equinos sejam constantemente acompanhados por um veterinário.

Sintomas da laminite em equinos

O sinal mais evidente de laminite em equinos é a dor com claudicação, no entanto, há outros sinais que merecem atenção como:

  • Dificuldade para se movimentar;
  • Mucosas em tom avermelhado;
  • Sensibilidade exacerbada ao pinçamento do casco;
  • Temperatura corpórea mais elevada;
  • Artéria digital com maior pulsação;
  • Frequência respiratória cardíaca e respiratória elevada;
  • Tremores.

Quando a laminite atinge o estágio crônico, pode ter manifestado outros sinais como, por exemplo, a convexidade da sola, surgimento de anéis transversais, crescimento dos talões, além da concavidade da face cranial da muralha do casco do equino.

Como é feito o diagnóstico da laminite em equinos?

De maneira geral, esse é um problema facilmente percebido, uma vez que os equinos passam a ter dificuldade para se movimentar e para apoiar a pata no solo. Outros sinais que evidenciam a enfermidade incluem o emagrecimento dos animais e a sua baixa performance.

No entanto, o diagnóstico da doença deve ser feito por um veterinário. O profissional poderá realizar testes de movimento com os animais, assim como exames de imagem, como ultrassonografia e raio-X. O cuidado com os animais demanda que eles sejam acompanhados com frequência por um médico veterinário para que eventuais mudanças de comportamento sejam identificadas.

Como é o tratamento da laminite em equinos?

Os principais objetivos do tratamento da laminite em equinos são reduzir o processo inflamatório, melhorando o desconforto do animal e evitar (quando ainda é possível) a rotação da terceira falange. Basicamente, os métodos de tratamento são suporte e medicamentos. Explicaremos melhor esses tipos de tratamento a seguir.

Tratamento de suporte

No âmbito do suporte estão medidas como o uso de palmilhas e ferraduras específicas, além do fornecimento de camas aconchegantes para o descanso dos equinos. Também são boas alternativas a crioterapia (terapia realizada com gelo nas patas dos cavalos) e o repouso. O bem-estar do cavalo deve ser colocado acima de qualquer coisa a partir do diagnóstico de laminite.

Tratamento medicamentoso

Os medicamentos devem ser usados juntamente com as medidas de suporte. Geralmente, os veterinários recomendam o uso de anti-inflamatórios não esteroidais, vasodilatadores e analgésicos. Para que o tratamento seja bem-sucedido, é essencial que a causa do problema seja devidamente identificada para que possa ser tratada corretamente.

Dependendo dos sintomas que o animal manifesta, podem ser incluídas outras soluções com finalidade de tratamento. Em alguns casos, os animais podem apresentar infecções bacterianas, de maneira que é necessário fazer uso de antibióticos, por exemplo. Ajustes na dieta dos equinos também podem estar dentro dos tratamentos recomendados.

A laminite é uma doença que gera grande desconforto para os equinos, devendo ser tratada por um veterinário!

Fonte imagem: freepik.com