Modões de Viola
Mundo Country,  Música

Relembre os 12 modões de viola mais famosos de antigamente

O sertanejo é um dos estilos musicais que mais representa o Brasil, especialmente nos modões de viola, músicas que têm ritmo e poesias peculiares. Nessas canções, há sempre uma história narrando um momento importante na vida de um personagem do meio rural. Os protagonistas são, em grande parte dos casos, boiadeiros e lavradores. Conforme conhecemos a história, entramos também nesse universo fantástico e rico.

Modões de viola: relembre os mais famosos de antigamente

O estilo chamado de modão de viola tem diversas influências musicais, como cururus, toadas, emboladas, valsas, marchas e outras. Nessas músicas é possível identificar a presença de diferentes elementos que, juntos, criam uma canção gostosa de ouvir. Relembre as 12 canções do estilo mais famosas!

Festa da Bicharada

Cantores: Raul Torres e João Pacífico

Ano de lançamento: 1932

Essa moda, que representa tão bem a música caipira, é uma composição da dupla Raul Torres e João Pacífico e tem como história um casamento em que os personagens são animais. Um jeito divertido de contar sobre uma festa animada.

Moça Boiadeira

Cantores: Raul Torres e Florêncio

Ano de lançamento: 1946

Canção irreverente que conta a história de um grupo de boiadeiros surpreendidos pela fuga de uma vaca muito brava quando estão conduzindo uma boiada. Logo surge uma moça vestida de boiadeira que diz para os homens que vai recuperar o animal, e com uma laçada certeira ela o pega e deixa todos boquiabertos por sua habilidade. Um dos modões de viola de autoria de Raul Torres.

A Morte do Carreiro

Cantores: Zé Carreiro e Carreirinho

Ano de lançamento: 1951

Essa moda de viola até hoje é considerada um clássico entre os violeiros e foi a canção principal do segundo disco de Zé Carreiro e Carreirinho, lançado no ano de 1951. Uma canção um tanto triste que conta a história da morte de um homem que foi imprensado por uma tora de madeira que escapou de um carro. A única tristeza do homem é deixar seus filhos pequenos sem proteção, não fosse por isso abraçaria a morte sem pesar. Essa é uma composição da dupla.

Marvada Pinga

Cantora: Inezita Barroso

Ano de lançamento: 1953

Essa moda de viola é uma das mais famosas e se consagrou a esse status na poderosa voz de Inezita Barroso. Composição de Ochelsis Laureano, chamava-se originalmente “Festança no Tietê”. Foi gravada primeiramente em 1937, por Raul Torres, mas se tornou um sucesso em 1953, na versão de Inezita. 

Minha Vida

Cantores: Vieira e Vieirinha

Ano de lançamento: 1955

Conta a história de um homem da roça que gosta do campo, mas que, com apenas 15 anos, vê-se obrigado a mudar para a cidade grande em busca de oportunidades de trabalho. De todos os ofícios a que se dedica nesse período, não tem gosto por nenhum, e descobre que a única coisa em que é realmente bom é a viola. Essa é uma composição de Vieira e Carreirinho.

Rei do Gado

Cantores: Tião Carreiro e Pardinho

Ano de lançamento: 1961

Um dos maiores sucessos da carreira de Tião Carreiro e Pardinho, foi a canção que deu nome ao álbum lançado em 1961. Rei do Gado é uma composição de Teddy Vieira e se trata de um clássico do estilo músicas sertanejo raiz. No ano 2000, a música voltou com tudo às paradas de sucesso devido à novela da Rede Globo de mesmo nome.

Catimbau

Cantores: Liu e Leo

Ano de lançamento: 1963

Essa moda de viola está na lista de músicas sertanejas que compõem o álbum “Felicidade do caboclo”, lançado em 1963. A canção é uma composição de Teddy Vieira e Carreirinho. A história conta como Catimbau tentou, sem sucesso, conquistar o amor de Rosinha, uma jovem filha de homem muito rico e poderoso.

Padecimento

Cantores: Carreiro e Carreirinho

Ano de lançamento: 1975

Nessa composição de Carreirinho, fica claro o amor que o violeiro tem por sua viola, única companhia quando se tem um amor não correspondido. O violeiro dessa moda fala sobre a sua solidão e o quanto a música é sua companheira da vida.

Cabloco na Cidade

Cantores: Dino Franco e Mouraí

Ano de lançamento: 1982

Canção que reflete o sentimento de muitas pessoas que deixam o campo para morar na cidade e se arrependem da escolha, pois não se integram ao ambiente e veem sua vida mudar radicalmente. Viver na cidade não é um sinônimo de felicidade, algo que muitas pessoas oriundas do campo descobrem com o tempo. 

Nelore Valente 

Cantores: Tião Carreiro e Pardinho

Ano de lançamento: 1986

Essa moda de viola conta uma história muito bonita de um homem que trabalhava em uma fazenda de gado leiteiro e, contrariando a ordem do dono, decide salvar um nelore doente. O animal, que era visto como algo indesejado, foi devidamente cuidado pelo funcionário e se tornou um boi forte. 

Um dia, esse boi salva um menino de um acidente de carro, o filho do fazendeiro que mandou sacrificá-lo. É uma música que nos ensina a não julgar pela aparência e dar uma chance para todos. 

Tristeza do Jeca

Cantores: Tonico e Tinoco

Ano de lançamento: 1992

O tema dessa música é a tristeza do jeca, que canta para aliviar a saudade que sente. Fala sobre a dor e o sofrimento da vida desses indivíduos. O sofrimento é poético nas modas de viola.

Sapato 42

Cantores: João Mulato e Douradinho

Ano de lançamento: 2001

Essa canção acompanha a trajetória do protagonista, observando a sua coleção de sapatos que começou com a sua mãe. Quando ele chegou ao número 42, perdeu o que tinha de mais especial, aquela que deu início à coleção que o acompanharia para sempre. Manter os sapatos é uma forma de não esquecer os desafios da vida e nem da sua mãezinha.

Se você gosta do universo sertanejo e de um bom modão de viola, visite o site da Rodeo West e encontre os melhores produtos inspirados nesse universo!