cantores-sertanejos-solo
Música

Veja quais cantores sertanejos seguiram e estão em carreira solo

cantores-sertanejos-solo

Há alguns anos, tornou-se comum cantores sertanejos solo, algo praticamente impensável nas décadas anteriores, em que as duplas dominavam o circuito. Nomes como Luan Santana, Gusttavo Lima e Marília Mendonça são representantes dessa nova tendência. Muitos aspirantes à carreira na música sertaneja já sonham em subir aos palcos sozinhos.

Cantores sertanejos solo de sucesso

Há um número significativo de duplas sertanejas atuais nas principais paradas de sucesso, mas é bastante perceptível o impacto dos cantores solo nesse mercado musical nos últimos anos. A seguir, listamos alguns dos nomes de maior destaque que estão cantando sem uma segunda voz.

Sérgio Reis

O cantor, no começo da sua carreira, integrava o movimento da Jovem Guarda, mas, aos poucos, foi migrando para o gênero sertanejo. Um dos precursores do trabalho solo nesse estilo, Reis é ainda hoje considerado uma referência para cantores da nova geração. A música “Coração de Papel” marcou a sua transição de estilo musical.

Fafá de Belém

Um dos nomes mais versáteis dessa lista, Fafá é reconhecida pela voz potente e pela risada contagiante. Querida também em Portugal, canta fados, carimbó, MPB e, claro, sertanejo. A música “Nuvem de Lágrimas” já foi interpretada por inúmeros artistas, mas a versão mais aclamada é a dela. Uma precursora dentre as mulheres nesse segmento musical cantando sozinha.

Daniel

No auge do sucesso da sua dupla com João Paulo, em 1997, Daniel precisou enfrentar o sofrimento de perder seu amigo em um acidente automobilístico. Nesse momento, houve muita especulação sobre o cantor formar uma nova dupla, mas, para ele, essa não era uma possibilidade. No ano de 1998, Daniel passou a seguir carreira solo, conquistando grande sucesso.

Leonardo

Uma das duplas sertanejas antigas da vertente romântica, Leandro e Leonardo abriram caminho para outros nomes de destaque na década de 1990. Em 1998, Leandro faleceu em decorrência a um câncer de pulmão, deixando seu irmão desolado. Leonardo viu na música um caminho para seguir sem o seu grande parceiro dos palcos. O cantor é um dos principais nomes do sertanejo até os dias atuais, tendo se adaptado à mudança do gosto do público desse gênero musical.

Luan Santana

A canção “Meteoro” do álbum “Tô de Cara”, lançado em 2009, alçou Luan Santana ao posto de uma das principais promessas do novo sertanejo. Nesse momento, o universo sertanejo em termos musicais ainda estava em transição, os artistas experimentavam possibilidades. O rosto jovem e a dinâmica no palco de Luan mostraram que não ter um parceiro não seria uma barreira para o sucesso. Atualmente, é um dos grandes nomes do gênero.

Zé Felipe

Filho de Leonardo, Zé Felipe é um dos maiores sucessos do sertanejo universitário atual. O jovem nem cogitava ser cantor até se apresentar em uma homenagem ao pai e perceber seu talento. No ano de 2014, assinou contrato com a Sony Music e logo saiu do status de promessa para o de cantor consolidado na carreira. Em 2018, inclusive, fez um feat internacional com Enrique Iglesias.

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima começou a sua carreira musical aos nove anos de idade, em 2009, finalmente conseguiu gravar seu primeiro álbum, obtendo algum sucesso com o single “Rosas, Versos e Vinhos”. No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum ao vivo e se destacou com “Inventor de Amores”, mas foi em 2011, com a música “Balada”, que estourou verdadeiramente. Curiosamente, o cantor não queria gravar esse single, ele precisou ser convencido pela gravadora.

Lucas Lucco

Lucas demonstrou versatilidade ao atuar em uma das temporadas de Malhação, da Rede Globo, e manter o ritmo de shows. O cantor famoso por canções mais românticas tem uma legião de fãs e se tornou também uma inspiração de lifestyle para os seus seguidores nas redes sociais.

Marília Mendonça

A rainha da sofrência já cantou em todos os tipos de palcos, inclusive os de festa do peão, durante muito tempo dominado pelos homens. Um exemplo de artista profissional, Marília é uma das vozes mais ouvidas em todo o Brasil. Já reconhecida como compositora de grandes sucessos para colegas do sertanejo, a cantora despontou na carreira em 2014. Com certeza, o sucesso dela contribuiu para a projeção do chamado feminejo.

Naiara Azevedo

Mais uma cantora de sucesso do sertanejo e em carreira solo, ficou conhecida no Brasil todo pelo hit “50 Reais”. Naiara já disse em algumas entrevistas que a história dessa música tem inspiração em traições vividas por ela e pelos outros compositores. A carreira musical dela começou por acaso, em 2011, morando e estudando em Umuarama, Paraná, ela ficou bastante indignada com a música “Sou Foda”, da dupla Carlos e Jader, e, então, compôs a resposta intitulada “Coitado”, com uma letra de afirmação feminina. O YouTube foi à loucura.

Quem curte os artistas desta lista e o universo western não pode perder as principais promoções country para renovar seu guarda-roupa e ir aos shows com um visual à altura desses grandes ídolos!