As maiores arenas de rodeio do mundo

maiores arenas de rodeio

As arenas de rodeio fascinam os apaixonados por essa modalidade competitiva, pois é naquele solo que se dão as maiores disputas entre cowboys e a força da natureza. Os rodeios são difundidos em outros países como Estados Unidos, Canadá, México, Austrália e também no Brasil.

Que tal embarcar numa viagem com a gente para conhecer as maiores arenas de rodeio do mundo? Abaixo vamos apresentar mais detalhes sobre os principais espaços de realização de rodeio do planeta com destaque para algumas questões como qual a maior arena de rodeio e qual delas aqui no Brasil, é a mais importante.

Calgary Stampede Rodeo (Calgary, Alberta, Canadá)

Considerado o maior e mais importante rodeio do mundo, o Calgary Stampede Rodeo acontece anualmente no mês do julho. Nenhuma competição relevante é realizada em paralelo ao evento canadense, pois todos os olhos e atenções estão voltados para lá. Todos os anos passam pelo evento mais de 1,4 milhão de espectadores.

O rodeio é realizado em uma arena dentro do complexo Stampede Park que possui espaços dedicados a diferentes modalidades, como montaria em touros, três tambores, bronc de sela, equitação bareback, equitação júnior entre outras categorias.

Diariamente, os competidores se apresentam para mais de 20 mil pessoas. É um verdadeiro mar de aficionados por rodeios. O vencedor de cada categoria leva para casa US$ 100 mil e em um único dia são distribuídos mais de US$ 1 milhão em prêmios.

Certamente é o rodeio mais rico do mundo. O complexo Stampede Park é formado por estruturas permanentes como o Stampede Corral e o Saddledome, o BMO Center (instalação dedicada a exposições e convenções), um prédio agrícola e um cassino.

Houston Livestock Show e Rodeo (Houston, Texas, Estados Unidos)

Desde o ano de 2003, esse que é considerado o maior rodeio dos Estados Unidos e um dos principais do mundo, é realizado no NRG Stadium (casa do Houston Texans), que integra o complexo esportivo Reliant Park. Durante o rodeio, é comum que os 197 camarotes disponíveis se esgotem.

O campo tem seu tamanho expandido para 125 metros quadrados de arena de areia para as disputas. A capacidade de público do NGR Stadium é de 72.220 pessoas, podendo ser expandido para 80 mil lugares. Uma curiosidade é que esse estádio já foi a sede do Super Bowl no ano de 2004.

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (Barretos, São Paulo, Brasil)

A maior festa de rodeio do Brasil acontece na cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo. O evento ocorre em uma arena localizada dentro do complexo Parque do Peão, que possui mais de 2 milhões de metros quadrados, esse é o maior rodeio da América Latina. O Estádio de Rodeios foi projetado por Oscar Niemeyer e se caracteriza pelo formato de ferradura.

A capacidade da arena de Barretos é de 35 mil pessoas sentadas, ou então, 50 mil espectadores ocupando a arquibancada e a área da arena. A tradicional festa é realizada nesse gigantesco complexo desde o ano de 1985.

Para se ter uma ideia, a infraestrutura conta com praça de alimentação, área para a compra de souvenirs, Rancho do Peãozinho, palco para shows, heliponto, camarotes, enfermaria entre outros. Cerca de 1 milhão de pessoas passam por esse rodeio anualmente.

PBR World Finals Las Vegas (Las Vegas, Estados Unidos)

O evento reúne os 40 melhores peões do mundo para determinar quem será o grande campeão mundial da PBR, que além do título leva um prêmio milionário. Desde 2016, essa competição é realizada na T-Mobile Arena, em Las Vegas, com capacidade para 20 mil pessoas.

Trata-se de uma arena multiuso que oferece conforto e excelente infraestrutura para quem vai conferir de perto o desempenho dos peões que se destacaram em seus países ao longo do ano. Um dos eventos mais aguardados e prestigiados da agenda de eventos dos rodeios mundiais.

Cheyenne Frontier Days Rodeo (Cheyenne, Wyoming, Estados Unidos)

Além de ser conhecido como o maior rodeio ao ar livre do planeta, o Cheyenne Frontier Days possui uma infraestrutura impressionante, com espaço inclusive para uma cidade inteira desenvolvida com base no estilo de faroeste chamada de Wild Horse Gulch.

Anualmente, esse evento atrai mais de 200 mil espectadores e tem como grande diferencial sua grandiosa estrutura ao ar livre. Algo interessante de ressaltar é, que boa parte do trabalho é feito por um grupo de voluntários que fazem o evento acontecer por amor aos rodeios.
Gostou de conhecer mais sobre as maiores arenas de rodeio do mundo? Aproveite para conhecer os campeões mundiais de rodeio clicando aqui!