Rodeio

Esportes do Cowboy – Saiba quais são eles!

tipos de rodeio
A modalidade clássica que todos conhecem é o Bull Riding, porém existem outras opções dentro do esporte

O rodeio, além de ser um evento que reúne pessoas que curtem o estilo de vida country, é também palco para competições entre os peões que desafiam a si e aos seus concorrentes para ver quem domina melhor os bois e cavalos do local!

Para quem é de fora, aparentemente a única competição do rodeio é a montaria, mas você sabia que, na verdade, se trata de um conjunto de esportes de cowboy que são separados em modalidades? No texto de hoje nós vamos te explicar um pouco de como é cada uma delas!

Bull Riding

O bull riding consiste em montaria no touro, onde o peão deve permanecer se segurando apenas com uma mão (enquanto a outra deve estar visivelmente longe do animal) durante oito segundos.

Saddle Bronc

Conhecida também como sela americana, essa modalidade é uma das mais populares do rodeio. Nela, o peão se posiciona em cima do cavalo se segurando com apenas uma mão em uma corda, enquanto a “mão do equilíbrio” se mantém no alto. No primeiro pulo do cavalo, o cowboy precisará posicionar as duas esporas (que não possuem pontas) na região da paleta do animal, e no segundo ele precisará puxar essas esporas em um movimento que irá da barriga até o fim da cela. Assim como no bull riding, é necessário que o peão fique por oito segundos em cima do animal.

Laço de bezerro

Nessa modalidade, o peão deve estar montado em um cavalo e, com um tempo cronometrado, precisa laçar o bezerro em movimento na arena. Ao conseguir, vai até o bezerro, amarra três de suas patas e levanta as duas mãos para o alto, demonstrando assim que cumpriu sua tarefa.

Laço em Dupla

Para essa modalidade, é preciso a presença de dois peões, um sendo o “cabeceiro” e outro o “peseiro”. O primeiro deve laçar os chifres do boi, enquanto o segundo é responsável por laçar suas patas. Quando ambos conseguem dominar o animal, é preciso que fiquem de frente um para o outro, simbolizando assim que a prova foi concluída.

3 Tambores

Sendo a única modalidade que permite a participação de mulheres, a participante deve contornar três tambores (que são colocados em um ângulo estratégico) no menor tempo possível, isso sem derrubar nenhum tambor, o que pode acarretar em penalizações. Quem realiza as provas em menos tempo, ganha.

Cutiano

Essa é a montaria de cavalo, onde o peão deve permanecer em cima do animal por 8 segundo. Ao sair do brete, o cowboy deverá posicionar suas esporas sem pontas acima da paleta do cavalo a partir do primeiro pulo e, no segundo, deverá puxar as esporas para trás.

Team Penning

Com origem nos Estados Unidos, essa modalidade foi inspirada em um dos trabalhos corriqueiros das fazendas, que era separar os gados para seus tratamentos diários. Para a prova, três peões são designados a separarem 3 bois numerados dentro de um rebanho e coloca-los dentro de um curral que fica do lado oposto da arena. E claro, tudo isso deve ser feito enquanto a equipe está montada em cavalos.

Quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo dos rodeios? Fique ligado em nosso blog! Aqui você irá encontrar dicas, informações e curiosidades do mundo country!