Música

Música de rodeio: a história dos shows durante as competições

musica-de-rodeio
Música de Rodeio – Conheça mais sobre a história

Hoje em dia o rodeio é muito mais do que assistir peões se equilibrando em animais bravos e esperar com ansiedade para descobrir quem será o campeão da vez. A música se tornou parte fundamental do evento, contando com apresentações musicais de artistas que aparecem para deixar a festa ainda mais animada! As duplas e cantores sertanejos são peças chave no rodeio, assim como Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Luan Santana e muito mais. E se engana quem acha que os shows ficam restritos aos cantores e cantoras de sertanejo! Apesar do estilo ser o principal a ser tocado nos rodeios, o evento também abre espaço para artistas de outros gêneros, como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e até mesmo a colombiana Shakira. A verdade é que essa festa reúne pessoas de vários lugares do país que estão em busca de diversão e boa música!

O rodeio e a música: como tudo começou?

A história do rodeio no Brasil começou lá nos anos 40. Barretos era considerado o ponto de encontro de peões do país inteiro, isso pelo local ser uma das paradas de comitivas que vinham de estados como Goiás e Minas Gerais. Com isso, os trabalhadores ligados à atividade pecuária costumavam passar alguns dias na cidade e, para se divertirem, acabavam se reunindo em bares e cabarés locais. O prefeito da época, Mário Vieira Marcondes, ficou receoso de que essas atividades atrapalhassem o andamento do aniversário da cidade, que era um evento marcante para todos os moradores. Assim, ele decidiu promover um rodeio que contava apenas com montaria de cavalos  em um picadeiro localizado no Recinto Paulo de Lima Correa.

O evento agradou os peões que, com isso, começaram a se reunir cada vez mais para mostrarem suas habilidades com montaria e laço, até que um dia, lá em 1956, um grupo de jovens autossuficientes que se intitulavam como “Os Independentes” estavam conversando e, após refletirem sobre o potencial desses eventos, decidiram promover uma grande festa onde eles poderiam mostrar suas habilidades e, ao mesmo tempo, fosse possível fazer arrecadações que seriam doadas a entidades ajudadas pelo grupo. O evento levou o nome de Festa do Peão de Boiadeiro, e além das montarias, contou com a apresentação de duplas sertanejas, como Torres e Florêncio, e até mesmo uma competição culinária entre as comitivas.

Com o passar dos anos o rodeio começou a ter cada vez mais público, competidores e opções de entretenimento, e o sucesso foi tanto que o evento deixou de ser realizado apenas em Barretos e começou a se espalhar por outras cidades do país, como Jaguariúna e Americana. E hoje em dia não tem mais como imaginar rodeio sem uma boa apresentação musical, não é mesmo? Isso é uma prova de que a música e o esporte casam muito bem!

E para saber mais curiosidades e novidades sobre rodeios, não deixe de ficar atento ao nosso blog! Aqui você irá encontrar tudo o que precisa o a música, vida e moda country!