Quem São as Rainhas de Rodeio?

As Rainhas do Rodeio

Muitas cowgirls sonham em conquistar o título de rainha de rodeio, ser a representante de inúmeras mulheres numa festividade dominada pelos peões. A rainha tem grande relevância para a difusão cultural da festa e é uma personagem que contribui para a beleza e grandiosidade do que acontece nas arenas. Entenda melhor a função das belas rainhas e qual é o caminho percorrido para alcançar o direito de ostentar essa faixa.

A Rainha de Rodeio Tem Funções Importantes no Evento

Quem decide se candidatar a rainha de rodeio deve estar ciente das responsabilidades e dos deveres que o título possui. Não se trata apenas de ser bonita e desfilar com uma faixa: é necessário que a cowgirl escolhida atue na difusão cultural, histórica e social dos rodeios em eventos country que acontecem por todo o país. É mais ou menos como se ela fosse uma embaixadora dos rodeios, ajudando a fazer com que mais pessoas descubram que se trata de mais que mero entretenimento.

Concurso de Rainha de Rodeio

Os concursos para eleger as rainhas dos rodeios se assemelham aos concursos de beleza, como os de miss. A primeira etapa é a de inscrição: cada rodeio estipula suas próprias regras e é fundamental que a candidata conheça todos os pormenores. Logo em seguida à fase de inscrição é feita uma pré-seleção para reduzir o número de candidatas. As finalistas participam então dos desfiles, que também se dividem em três etapas.

As belas cowgirls devem desfilar usando três figurinos diferentes que tenham ligação e inspiração no universo sertanejo. Os juízes atribuem notas para as candidatas e aquela que tiver a melhor avaliação recebe a faixa. Em boa parte dos concursos de rainha de rodeio o prêmio é mais do que uma faixa: pode vir combinado com bolsa de estudos, uma boa quantia em dinheiro e outros prêmios que chamam atenção das jovens.

Os concursos estão ficando cada vez mais concorridos, têm meninas que se preparam o ano todo para a competição, especialmente quem disputa o título de Barretos. O maior rodeio do país também é recordista de candidatas. Para ser eleita rainha é preciso mais que beleza, a cowgirl precisa conquistar a simpatia dos jurados e do público.

As Rainhas Trabalham Muito

A função de rainha não é só glamour. Tem muito trabalho duro. A cowgirl que assume esse posto deve se destacar na arena em meio a milhares de pessoas e fazer com que mais pessoas se interessem pelo evento. Além de muito brilho e carisma as rainhas devem usar looks country que remetam às tradições do estilo sertanejo. A ideia é que quem olhe para elas identifique a essência do que se passa nas arenas.

As rainhas desses eventos conversam com a imprensa, viajam para divulgar as festas, tiram fotos com os artistas convidados, precisam estar à disposição da organização a todo momento, tiram fotos com o público e têm várias outras funções. Estar nesse posto do rodeio é assumir uma grande responsabilidade, deve-se estar verdadeiramente disposta.

Algumas Rainhas de Rodeio Memoráveis

Agora que você já sabe como funcionam os concursos de rainha de rodeio vamos relembrar algumas das cowgirls inesquecíveis que já ostentaram a faixa.

Kamila Oliveira – A rainha de 17 anos

Quando tinha apenas 17 anos de idade, em 2012, Kamila Oliveira, foi eleita a rainha de rodeio de Barretos. Mesmo sendo muito jovem, declarou que estava pronta para assumir os compromissos e enfrentar o assédio que a função traria. Esse título mudou a vida da jovem que ganhou como prêmio uma bolsa de estudos para cursar Direito.

Camila Rocha – Segunda rainha negra de Barretos

Um dos orgulhos da vida da educadora física Camila Rocha foi ter sido eleita rainha de rodeio de Barretos em 2013, sendo a segunda mulher negra a assumir o posto. A dedicada rainha apenas interrompeu sua agenda de compromissos oficiais quando descobriu estar esperando outro grande orgulho, seu filho Bernardo.

Juliana Cordeiro Joi – A rainha de calça jeans e camisa

Discreta e um tanto tímida, a advogada Juliana Cordeiro Joi trocou o traje decotado e cheio de plumas por calça jeans e camisa country. A personalidade mais introspectiva ajudou a jovem a cumprir o papel de adicionar mais seriedade para a função de rainha. Ela acredita que essa experiência vivida em 2014 a ajudou a se tornar uma advogada melhor.

Beatriz Augusto – Rainha relações internacionais

Formada em relações internacionais, Beatriz Augusto foi a rainha do rodeio de Barretos em 2015 ‒ a edição comemorativa de seis décadas da festa. Foi Beatriz quem recebeu o cantor Garth Brooks, convidado especial. A jovem ressalta que foi a primeira vez que a filha de um dos Independentes, organizadores da festa, assumiu o posto. Antes não era nem permitida sua participação, porque poderia parecer que houve favorecimento.

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre os rodeios?