Tamanho de uma arena de Rodeio
Rodeio

O Quão Grandes São as Arenas de Rodeio

Tamanho de uma arena de Rodeio

A arena de rodeio é um dos lugares mais mágicos para quem é apaixonado pelas competições de montaria que fazem sucesso em todos os cantos do planeta. Esse espaço que assiste ao desafio dos peões de se manter em cima de um touro ou cavalo bravo gera bastante curiosidade aos espectadores, em especial sobre as regras a respeito da sua construção e se há uma padronização. Continue lendo para saber mais!

Arena de rodeio: quais são as recomendações?

Qual é o tamanho da arena de rodeio? Há um padrão? Quais são as recomendações para construir esse espaço que abriga tantas emoções? A seguir, vamos responder essas e outras questões, além de apresentar algumas arenas famosas do Brasil, afinal nosso país é um dos que mais se destacam nesse segmento.

Qual o tamanho da arena de rodeio?

Não há um tamanho específico para as arenas, contudo, a recomendação é que a pista tenha pelo menos 40 x 75 metros. O brete deve ter tamanho justo com largura máxima de 1,40 metros. Essas recomendações são essenciais para garantir uma boa realização da modalidade de montaria e assim garantir o espetáculo.

Conhecendo algumas arenas famosas do Brasil

A seguir, você poderá conhecer com mais detalhes o tamanho das arenas de rodeio mais famosas do nosso país.

Parque do Peão em Barretos

O Parque do Peão, durante 11 dias intensos de programação, recebe mais de 1 milhão de espectadores para ver o Rodeio de Barretos que é o maior da América Latina. O parque possui uma área superior a 2 milhões de metros quadrados em que são alocados farmácias, heliponto, praça de alimentação, área de camping e o Estádio de Rodeios em que são realizados shows sertanejos no palco Festeja e as competições de montaria.

Aliás, vale dizer que o estádio que possui a curiosa forma de ferradura foi projetado por Oscar Niemeyer. Possui capacidade de 35 mil lugares nas arquibancadas e mais 15 mil lugares para aglomeração no chão. Quem visita o parque ainda pode conferir de perto uma mata com 150 espécies de árvores. E para os peões que desejam orar antes de entrar na arena, podem fazê-lo no belo oratório.

Parque de Eventos CCA

O Parque de Eventos CCA é o local escolhido para sediar essa festa do peão todos os anos desde 1987. Tem espaço para mais de 400 mil pessoas e uma estrutura planejada até os mínimos detalhes. Algo interessante é que essa festa já recebeu uma série de atrações internacionais bem como lojas de diferentes segmentos. Um lugar em que os peões mostram o quanto são bons em desempenhar seu papel.

Ginásio Municipal de Esportes em Itapecerica da Serra

Localizada a somente 33 km da capital de São Paulo, Itapecerica da Serra, conta com uma festa do peão bastante famosa. As competições de montaria são realizadas numa arena montada no ginásio de acordo com todas as recomendações técnicas. Os shows de música sertaneja também são um dos destaques dessa festa. Trata-se de uma festa com os elementos mais tradicionais de uma festa do peão.

Parque Unileste em Piracicaba

Uma das festas do peão mais tradicionais do Brasil, a Festa do Peão de Piracicaba, é realizada no Parque Unileste, situado na Rodovia SP 135. Trata-se de uma arena com  fácil acesso que oferece infraestrutura adequada para o evento que dura 5 dias. Passam por essa festa mais de 100 mil pessoas anualmente. Piracicaba fica somente a 164 km da capital paulistana. Uma festa considerada como uma das maiores do país e que não pode faltar no calendário de cowboys e cowgirls.

Red Eventos em Jaguariúna

Com mais de 400 mil metros quadrados de área ao ar livre, o espaço Red Eventos oferece a estrutura necessária para a realização das competições de montaria em touro. O sucesso desse evento é de tal proporção que recebe peões internacionais vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Nesse espaço, há uma grande variedade de lojas, praça de alimentação e área para shows. Trata-se de um espaço bastante confortável para quem deseja curtir um rodeio completo.

Espaço Rodeio Limeira em Limeira

Uma festa do peão que acontece num lugar grandioso, o Espaço Rodeio Limeira tem mais de 300 mil metros quadrados. As arquibancadas comportam 10 mil pessoas e o estacionamento tem mais de 7 mil vagas. Trata-se de um dos maiores parques de rodeio do país e que conta com rampas para facilitar o acesso de cadeirantes. Essa festa foi criada para oferecer aos peões da região a possibilidade de assistir a shows e competições sem precisar se deslocar para os pontos mais tradicionais desse tipo de evento no estado de São Paulo.

Gostou de saber mais sobre as arenas de rodeio? Que tal conhecer as principais arenas do mundo clicando aqui?