Top 10 – melhores clipes sertanejos
Selecionamos 10 clipes que representam músicas clássicas e atuais da música sertaneja. Confira!
10 “O que a gente não faz por amor” de Gian & Giovani
Com uma lista interminável de sucessos, a dupla sertaneja Gian & Giovani fez sua marca no cenário musical brasileiro. Um dos hits “O que a gente não faz por amor”, tem um clipe que alterna entre cenas da dupla cantando na fazenda e um jovem casal que se ama. O vídeo é um clássico que mostra como a simplicidade pode expressar muito bem a letra de uma música. A canção fala do puro amor sem problemas, o que o casal do vídeo mostra sem ostentação.
9 “Sinônimo” de Chitãozinho & Xororó
Uma fazenda, cavalos, uma amazona vestida com calça jeans de franjas, cinto com fivela e chapéu country. A cowgirl cuida de todos os cavalos e ainda os laceia. Não pode existir cenário mais sertanejo que esse. E é essa é a paisagem que embalada uma versão do sucesso “Sinônimos” da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. A versão conta com a participação do cantor Zé Ramalho, em uma parceria gravada em 2003. A inusitada junção dos artistas de estilos diferentes rendeu uma bela canção que mereceu um clipe à altura.
8 “O tempo não apaga” do Victor & Leo
O álbum “Viva por mim” é o 6º da carreira da dupla Victor & Leo. Lançado em 2013, o disco concorreu ao melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino de 2014. Um dos singles e sucessos desse CD foi a canção “O tempo não apaga”, que ganhou um vídeo com a atriz Carol Castro. Com a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro como cenário, o clipe mostra uma Carol que é pintora e desenhista, trabalhando nas suas obras, mas, mesmo assim, muito triste. Há até desenhos da dupla sertaneja. Ao longo da música, ela vai superando a tristeza e, no fim, descobrimos que ela tem uma filha. O roteiro acompanha a letra da música que fala de como o amor quando é verdadeiro não morre. Mesmo sem o companheiro, a Carol continua o amando e cuidado da filha deles, pois o tempo não pode apagar lembranças.
7 “Espero mais” da Bruna Viola
A música de Bruna Viola remete às raízes caipiras do gênero sertanejo. O clipe de “Espero mais” não poderia ser diferente. Bruna está vestida com um chapéu country, botas de couro, camisa, calça e um cinto com fivela cantando e tocando sua viola no meio de uma fazenda. Em meio a essa vastidão de natureza, ela também aparece cavalgando. Em alguns momentos aparece um homem, também vestido com o estilo country, passeando pela fazenda. Você pode achar que os dois vão se encontrar, mas isso não acontece. Esse desencontro representa justamente a esperança que ela tem de encontrar o grande amor, que ela canta na música.
6 “É nóis faze parapapá” de Michel Teló com Sorriso Maroto
Michel Teló está na rua brincando em um joguinho de celular, depois ele começa a andar passando por vários tipos de cena: loja de frutas, sanfoneiro tocando, floricultura e o momento em que encontra algumas meninas para fazer passinhos clássicos da música “É nóis faze parapapá”. Só que o vídeo não para por aí. Ele ainda passa por um bar, onde encontra o vocalista da banda Sorriso Maroto. Então, os dois começam a cantar juntos. Essa música é uma parceria do cantor sertanejo com a banda de pagode que virou hit. Curiosidade: o clipe é gravado em plano-sequência, um tipo de filmagem em que o resultado parece ter sido gravado em sequência.
5 “Toma juízo” de Zezé Di Camargo & Luciano
O 8º álbum de estúdio da dupla sertaneja brasileira Zezé Di Camargo & Luciano rendeu vários sucessos e um deles é “Toma juízo”. O clipe desse clássico tem mostra um homem fica vendo vídeos e relembrando do relacionado terminado com a mulher. O telespectador também vê os vídeos e as memórias dele, que são lindas imagens da modelo internacional Alessandra Ambrósio esbanjando beleza. Nas filmagens ela aparece com roupas íntimas, botas country de couro ou colete. Em determinado momento, o homem vai espairecer dando uma volta de carro, então aparecem cartazes de Zezé Di Camargo & Luciano e também televisores passando os dois cantando. Nessa volta, o homem triste fica ao lado do carro da dupla sertaneja enquanto esperam para o sinal abrir. No fim do vídeo, o homem destrói tudo que remete a ela e parece seguir em frente, seguindo justamente o que a letra da música fala.
4 “Te vivo” do Luan Santana
Luan Santana caprichou na produção do vídeo “Te vivo”. O clipe mescla cenas do passado, em que ele aparece com a amada, e outras do presente, em que os dois aparecem novamente só que bem mais velhos. Não é só a maquiagem que impressiona, mas também o roteiro que caminha lado a lado com as emoções que a música expressa. Luan interpreta um marido que vive uma vida muito feliz com a mulher até que a perda do bebê e uma doença parecem ser acontecimentos que irão abalar o relacionamento, porém o cantor mostra como o amor deles é mais forte que qualquer enfermidade. Essa superação e amor são sentimentos que a letra fala.
3 “Amanhecer” da Paula Fernandes
Em 2015, a cantora sertaneja Paula Fernandes laçou seu quinto álbum chamado “Amanhecer”. O disco ganhou como melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino de 2016. Entre as 12 músicas do álbum, esta a própria “Amanhecer”, que ganhou um dos mais belos clipes daquele ano. A primeira metade do vídeo é em preto e branco. Paula Fernandes aparece dos ombros para cima cantando. Além dela, uma senhora, crianças e um homem e mulher também são mostrados. Paula canta perto de um pote de vidro com tampa com pequenos pontos luminosos dentro, que pode ser considerado o elemento fantasioso do vídeo. Esse mesmo elemento também é a transição para a parte colorida do vídeo no momento em que a cantora o abre. Então, ela aparece com um vestido de casamento em uma sala de uma linda casa antiga. E a senhora, crianças sorriem e o homem e a mulher se abraçam. No fim, Paula parece no topo de um prédio de uma grande metrópole cantando e tocando.
2 “Pronto, falei” do Eduardo Costa
De acordo com o relatório anula da Connect Mix, que analisa as músicas tocadas em mais de 5 mil rádios em todo o Brasil, afirma que a música mais tocada nesse tipo de meio de comunicação em 2016 foi Eduardo Costa com o hit “Pronto, falei”. A canção que fala de autoconfiança para superar uma decepção amorosa ganhou um clipe que já está entre os clássicos do gênero sertanejo. Com a incrível participação da atriz Juliana Knust, o vídeo mostra os dois se casando e depois Eduardo a colocando para fora de casa, aliás, super mansão. A história ainda se desenrola com várias brigas dos dois: tem discussões calorosas dentro e fora da mansão, celular sendo jogado na fonte de água e até carro pegando fogo. Realmente, não foi um término fácil para o casal. Ficaram curiosos para saber quem ocupa o segundo e terceiro lugar dessa lista? Pois saiba que a dupla Zé Neto e Cristiano com a música “Seu polícia” estão no segundo lugar e Naiara com o sucesso “50 reais”, no terceiro. Além de o pódio ser da música sertaneja, 72% das músicas mais tocadas de toda a lista também são desse estilo.
1 “Mentira que virou paixão” do Leonardo
Um autêntico filme western antigo dos Estados Unidos é uma excelente definição para o clipe da música “Mentira que virou paixão” do Leonardo. O cantor sertanejo contou com grande elenco com nomes como Miguel Falabella, Miguel Falabella, Maria Padilha, Mariana Ximenez e Fábio Assunção. São saloons, cactos, vestimentas country antigas, armas e cavalos que tornam esse clipe uma bonita homenagem aos filmes de “bang bang” acompanhando a letra emocionante do Leonardo.
Leia sobre a história da dupla Leandro e Leonardo.