Centro de Treinamento
Animais

Centro de Treinamento de Cavalos – Saiba mais

Quem compra um cavalo deve estar atento para o fato de que precisará de um local para alojá-lo e treiná-lo. Um bom centro de treinamento se mostra como uma ótima alternativa para adestrar o seu equino. Continue lendo para entender mais qual é a função e como funciona esse tipo de estabelecimento.

Centro de treinamento: saiba mais a seguir

O centro de treinamento de cavalos é um estabelecimento de função bastante específica e especialmente interessante para quem deseja adestrar seus animais para alguma modalidade esportiva. Geralmente, esses espaços contam com profissionais dedicados ao treinamento de equinos para uma modalidade esportiva específica. 

Os centros de treinamento podem atuar tanto como espaços para acondicionamento e treinamento de animais dos clientes, como criadores de equinos para venda. O foco é sempre treinar o cavalo para que ele tenha um bom desempenho em alguma atividade esportiva. 

Opções de serviços oferecidos

No momento em que estiver pesquisando para encontrar o melhor centro de treinamento para atender aos seus equinos, você deverá verificar quais são os serviços oferecidos por cada estabelecimento, afinal isso pode variar. No entanto, alguns serviços costumam ser comuns a diferentes centros de treinamento, como a doma natural de cavalos, aulas e curtos.

Alguns centros de treinamento oferecem trabalho voltado para alguma modalidade, como três tambores, por exemplo. O treino de laço também costuma ser efetivo nesses espaços voltados para preparar os cavalos para diferentes desafios.

Se você tem um animal com grande potencial para se desenvolver no campo esportivo, mas acredita que não está conseguindo chegar ao seu máximo, pode e deve considerar o centro de treinamento.

Infraestrutura

Uma das grandes vantagens de optar por hospedar seus equinos em centros de treinamento é o acesso a uma estrutura pensada para favorecer os ganhos no preparo. É essencial fazer uma visita para conhecer o espaço para ter certeza de que seu amigo de quatro patas será bem assistido.

Normalmente, esses estabelecimentos contam com grandes áreas de treinamento, baias e pista coberta para o treino de laço. Também é válido conferir a pista para o treinamento hípico. O centro de treinamento deve oferecer múltiplas possibilidades para o preparo do seu equino. É um investimento considerável manter seu cavalo em um lugar assim, então, é importante que ofereça retorno. 

Inclusive, é interessante dizer que esse é um setor da economia que vem conseguindo se manter com boas taxas de ganhos. O Brasil é um país apaixonado por modalidades esportivas com cavalos e os criadores reconhecem a importância de ter um lugar com excelente estrutura para manter seus animais. Dessa forma, se você está na fase de escolha de um espaço desses, deve fazer uma boa pesquisa. 

Treinamento para o dono do cavalo

Há centros de treinamento que, além de oferecer o preparo do equino, também contam com treinamentos para o dono do animal. Muitas pessoas quando adquirem um cavalo não sabem necessariamente como manejá-lo corretamente ou como fazer para que ele entregue os melhores resultados em uma determinada modalidade. 

Então, se possível, invista também no seu preparo para se tornar mais efetivo no manejo e condução do seu equino para a realização de diferentes modalidades esportivas. Essa é uma questão de paciência e dedicação. 

Outras opções para alojamento de cavalos 

Para aqueles que adquiriram equinos e desejam contar com um espaço adequado para o seu alojamento, há alternativas além de centros de treinamento. Vale a pena conhecê-las, pois nem sempre o objetivo é, necessariamente, fazer o treinamento esportivo dos seus animais. 

Centro hípico ou equestre

Assim como o centro de treinamento, é um espaço voltado para o preparo de animais para as mais variadas modalidades esportivas. Possui estrutura para treinar os animais com o objetivo de torná-los mais efetivos na prática de seu esporte.

Pensionato

Tipo de estabelecimento voltado para quem deseja um local com cocheiras para deixar o seu equino. Há diversos pensionatos equinos dentro de centros urbanos como uma opção para quem não tem onde deixar o seu amigo. É importante mencionar que, em boa parte dos casos, os pensionatos não possuem piquetes ou pastos para que os animais sejam soltos. 

Manége

É um tipo de estabelecimento bastante semelhante ao centro hípico, porém, menor e com disponibilidade de profissionais especializados. Pode ser uma boa opção para quem tem animais de uma raça de cavalos que demanda mais cuidados. 

Rancho

Além de ser um espaço para a criação de cavalos, também é um local que oferece treinamento para os animais, em especial aqueles voltados para modalidades western. Normalmente, nesse tipo de espaço há estrutura também para gado, uma vez que os equinos são treinados para provas, como as de apartação, laço, ranch sorting, team Penning, entre outras modalidades com bovinos. Dependendo do foco esportivo do seu cavalo, vale mais a pena apostar em um rancho. 

Gostou de saber mais sobre os centros de treinamento de cavalos? Pode ser uma boa opção para seu amigos de quatro patas!