Agronegócio

Comece seu cultivo de açaí

Iniciar uma plantação de açaí pode ser uma boa oportunidade para quem deseja se inserir em um segmento de agronegócio com boas chances de prosperidade a médio e longo prazo. Essa simpática e saborosa frutinha tem dado sinais de que chegou para ficar e pode ser um bom começo para um empreendimento de sucesso.

Dicas de como iniciar o cultivo de açaí

Se você tem considerado iniciar o cultivo dessa palmeira que oferece lindos frutos roxos ou brancos que podem ser usados em pratos ou bebidas deve ter atenção para algumas questões bem relevantes. Continue lendo e confira as dicas para acertar no cultivo de açaí.

Saiba a diferença entre açaí branco e açaí roxo

Há duas opções de variedades de açaí, a branca e a roxa, sendo essa última a mais comum. Do fruto roxo é extraído o vinho de açaí enquanto que do açaí branco o que se extrai é um suco cuja cor é creme. O vinho de açaí é uma bebida energética que se caracteriza por ser bastante calórica. Outro elemento do açaí bastante usado é o palmito de açaí que pode ser usado em refeições típicas.

Produção de mudas de açaí

Para começar o cultivo de açaí, é fundamental que você tenha plantas matrizes ou também chamadas de porta-sementes. Os critérios que devem ser usados para fazer a escolha dessas matrizes são o número de folhas que elas possuem, o diâmetro do estirpe e o estado fitossanitário em que essas plantas se encontram.

Um cuidado bastante importante de ser tomado é o de deixar os açaizeiros perto de outros açaizeiros que estejam em fase de crescimento. Trata-se de uma medida necessária para reduzir os efeitos da autopolinização forçada que pode acontecer se as suas plantas estiverem sendo mantidas isoladas. Identifique as plantas que foram selecionadas para mantê-las sob os devidos cuidados para garantir uma boa produção mais adiante.

A colheita do açaí

Colher o açaí roxo com os procedimentos corretos é essencial para ter uma boa produção. Os frutos devem ser colhidos quando eles apresentam uma cor opaca que é quase cerosa e puxando para o preto. Colha somente os frutos que se encontram nos cachos, tendo cuidado para descartar aqueles frutos que estiverem pelo chão. Quando for fazer a colheita do açaí, você deverá colocar uma lona de plástico embaixo da copa das duas plantas para poder manter uma boa obtenção de sementes novas, isso aumenta seu índice de germinação.

Preparando as sementes corretamente

O período de germinação irá variar de acordo com alguns fatores que incluem as condições do clima do local em que será feito o cultivo, o período do ano em que se está semeando e o estado de maturação dos seus frutos. Fique atento ainda de há a presença de polpa (pericarpo). Sementes de frutos que não estão despolpados nas condições convencionais tendem a ter um processo de germinação mais lento e que não apresenta uniformidade.

Quando os frutos passam pelo processo de despolpamento e são colocados num ambiente com as condições ideais de temperatura (em torno de 28°C) e de umidade, apresentam germinação mais rápida, em torno de 20 dias depois da semeadura. Esse preparo deve ser feito com muito cuidado para que seja mais fácil trabalhar com o açaizeiro posteriormente.

Despolpamento

No caso das pequenas produções, o mais indicado é usar um determinado método de despolpamento do fruto, um jeito mais fácil e prático. Basicamente, esse método consiste em fazer a lavagem dos frutos com seu devido acondicionamento num saco plástico tipo aqueles sacos de adubo. Observe que é essencial drenar o excesso de água antes de fechar.

Deixe descansando à sombra por dois ou três dias, depois é só lavar na água corrente e promovendo o atrito entre os frutos. Se preferir, você poderá colocar em cima de malhas de uma peneira. O processo de imersão pode ser acelerado pelo processo de despolpamento em temperaturas entre 35°C e 40°C por um período de cerca de 15 minutos. Lave os frutos em água corrente para que possa então eliminar o que sobrou de polpa. A temperatura tem um papel primordial para que o cultivo de açaí seja bem sucedido.

Semeadura do açaí

O processo de semeadura deve ser realizado em caráter de urgência devido ao fato de que essas sementes perdem seu poder germinativo com grande facilidade. É possível fazer esse processo de três formas distintas que são usando a sementeira (com a realização da repicagem nos sacos de polietileno), no local definitivo (realizando o plantio direto) ou nos sacos de polietileno. Não esqueça que é necessário acelerar esse procedimento para ter os resultados desejados.

Gostou de saber como dar início ao cultivo de açaí? Deixe seus comentários!