produtos para selaria
Selaria

Saiba a importância do protetor de rim para cavalo na hora de montar

produtos para selariaO protetor de rim para cavalo, também chamado de riser pad, é um item especialmente importante, tanto para o conforto do animal como para um bom posicionamento do cavaleiro sobre a sela. Modalidades de equitação, como salto, geram bastante impacto físico sobre o dorso do equino, sendo relevante ter uma proteção. Continue acompanhando e entenda melhor.

Protetor de rim para cavalo: conheça esse item indispensável

Bastante usado, tanto para selaria de salto como de adestramento, é um dos acessórios para encilhar, sua função é proteger a cernelha (ponto onde começa o pescoço do equino e referência para determinar sua altura) e a região dos rins. A peça deve ser feita de material maleável, como borracha ou silicone, permitindo se adequar ao formato da sela usada, sem machucar o animal com a pressão exercida sobre ela quando o cavaleiro monta.

A parte da cernelha é mais fina em relação à parte de trás que se encaixará na região dos rins, pois a segunda deve ser mais alta para projetar maior distância entre a sela e o cavalo. Esse protetor é um dos produtos para selaria para garantir mais estabilidade de encilhamento.

Como deve ser usado o protetor de rim para cavalo

Para usar esse protetor para encilhar o seu cavalo, comece colocando a manta sobre o dorso escovado. Em seguida, posicione o protetor com atenção para deixar a parte da frente sobre a cernelha. Coloque a sela e observe como o protetor se molda ao formato da parte destinada ao cavaleiro que, quando sentar, não terá seu peso exercendo pressão direta sobre os rins do equino, eliminando pontos de dor.

Importância de usar o protetor de rim para cavalo

Em atividades de impacto frequente, como salto, é necessário usar esse acessório para não machucar o cavalo em médio e longo prazo. Afinal, cada vez que um salto é dado, a sela bate sobre a região dos rins, o que vai gerando pontos de dor no equino. Certamente, você não quer maltratar seu amigo de quatro patas e não deseja estressá-lo estando sentado sobre ele, certo? Vale dizer que esse acessório também protege a cernelha.

Encilhando o cavalo com o protetor, fica evidente o melhor posicionamento do cavaleiro, pois a sela fica mais plana em relação ao dorso do equino. O acessório vem sendo bastante utilizado para finalidades de adestramento, com o objetivo de tornar a experiência mais agradável e segura para o cavaleiro. Tudo o que pode ser feito para deixar o cavalo mais tranquilo é válido.

Atenção: não é um item caro

Como já ficou evidente, o protetor de rim é um item indispensável para o conforto do seu cavalo, especialmente em atividades como salto. O mais interessante é não ser uma peça cara, portanto, não vai pesar no seu orçamento e fará toda a diferença para o bem-estar do seu equino. Lembre-se, cuidar bem dos seus animais é essencial para torná-los mais dóceis e aplicados na realização das tarefas esperadas.

Outros itens para proteger o seu cavalo

Seguindo com o objetivo de promover o bem-estar dos seus cavalos, confira mais detalhes sobre itens de proteção destinados a eles.

Capa para cavalo

As capas para cavalos são imprescindíveis em regiões de inverno rigoroso, os equinos sentem e se incomodam com o frio. O acessório pode funcionar também como uma proteção da chuva e deve permitir o livre movimento do equino, para isso opte por peças com design aberto na frente e preso entre as patas traseiras. Nylon de paraquedas é a matéria-prima mais recomendada.

Colar antiaerofagia

Alguns cavalos sofrem de um problema chamado aerofagia, a deglutição de ar voluntária. Esse péssimo hábito pode levar ao emagrecimento excessivo, cólicas e redução da capacidade de performance. Para resolver a questão, é possível adotar o uso de um colar antiaerofagia, que impede a deglutição de ar sem machucar o equino. Dê preferência por peças com regulagem, o ideal é o cavalo não perceber que está usando um acessório com esse fim.

Protetor para patas do cavalo

Durante viagens, é essencial manter as patas do cavalo bem protegidas, reduzindo o desgaste, e os protetores são bastante eficazes para isso. Outra função deles é manter as patas aquecidas nos meses mais frios. Opte pelas versões com proteção interna contra choque físico.

Protetor de rabo para cavalo

Uma peça que evita esfolamentos e potenciais machucados no rabo do cavalo, em particular durante viagens. Prefira modelos com design fácil de vestir no animal, quanto mais simples, mais fácil não irritar o equino. Um dos melhores materiais para esses acessórios é o neoprene, pois oferece o bônus de evitar o atrito com o corpo do cavalo.

Gostou de saber mais sobre o protetor de rim e como deixar seu cavalo mais bem cuidado? Deixe seu comentário!