Como Começar uma Plantação de Laranja
Iniciar uma plantação de laranja pode ser interessante para quem deseja se firmar no setor do agronegócio com boas oportunidades de ganhos. O Brasil é o maior fornecedor do suco de laranja do mundo, e se tornou ao longo das últimas décadas a base de sustento de diversos pequenos produtores rurais. O mais interessante é que não é necessário ter uma propriedade extensa para poder começar o cultivo, a seguir uma lista com dicas.
Plantação de laranja: o que é necessário para começar?
Preparamos uma lista com dicas para quem deseja dar início ao plantio de laranja com finalidades de agronegócio.
1 – Escolha a variedade de laranja a ser cultivada
O primeiro passo para dar início a uma plantação de laranja é escolher qual variedade irá cultivar, saiba que existem três possibilidades que são: precoce (safra entre os meses de março e abril); meia-estação (safra entre maio e julho); e tardia (nesse caso, a safra vai de agosto até o ano terminar). O ano todo é possível encontrar laranjas em abundância nos pontos de venda, contudo, o período de alta produtiva ocorre entre os meses de abril e dezembro.
Alguns produtores utilizam a estratégia de cultivar diferentes tipos de laranjas no mesmo pomar para garantir produção durante todo o ano. A laranja mais reconhecida no exterior é a bahia, contudo, a mais cultivada é a laranja-pera de casca lisa. Em termos de produto, o mais conhecido é o suco de laranja, contudo, há outros derivados dessa fruta como seu óleo essencial, geleias, compotas, entre outros.
2 – Condições ideais para a plantação de laranja
Laranjeiras se dão bem em locais com faixa de temperatura entre 23°C e 32°C, claro que cada variedade se adapta melhor a temperaturas mais quentes ou mais frias. As variedades de laranjas mais doces tendem a gostar mais do calor.
O local do plantio deve ter boa luminosidade uma vez que isso estimula a produção da vitamina C. Uma recomendação nesse sentido é também ficar atento à poda, a copa da árvore deve receber o máximo de luz possível. A área mínima para o cultivo de laranja é de 1 hectare em que é possível manter entre 360 e 800 laranjeiras.
3 – Comprando as mudas
Com a escolha da variedade de laranja que vai cultivar e o local, chega o momento de começar a comprar as mudas para o cultivo. Procure por locais que possuam registro para essa atividade, assim terá certeza da qualidade. As mudas devem ser preparadas com pelo menos 30 dias de antecedência.
O método mais utilizado para o preparo das mudas é a enxertia, porém, pode ser realizada a reprodução também por meio de sementes. As mudas costumam ser comercializadas com 1 metro de altura e 1 ano de idade.
4 – Plantio das mudas
Os melhores resultados são obtidos por meio do plantio das mudas durante a estação chuvosa, no entanto, é possível realizar o trabalho de plantio em qualquer época do ano. Se conseguir realizar o plantio num dia nublado, você terá resultados mais interessantes, o processo é simples, remova o plástico que envolve a muda e posicione-a na cova cuidando para que seu colo fique acima do nível do solo, cerca de 5 centímetros.
5 – Atenção para o espaçamento entre as covas
O ideal é abrir covas que tenham 40 x 40 x 40 centímetros e cujo espaçamento entre as linhas seja de 6 a 7 metros. Entre as plantas, o espaçamento deverá ser de 3 a 4 metros. Uma laranjeira pode chegar a 8 metros de altura exibindo uma copa densa e arredondada. O perfume que as laranjeiras exalam é ideal para atrair abelhas durante o ano todo.
6 – Solo
Para que o cultivo da laranja seja bem-sucedido, a recomendação é optar por um solo que tenha uma textura areno-argilosa e de preferência não fique encharcado com facilidade. Esse solo para oferecer melhores condições deve ser permeável e profundo. Você pode fazer o ajuste do solo adicionando calcário para que o pH fique entre 5 e 6. Nas estações mais quentes, verão e primavera, você pode adicionar adubo orgânico para que o solo passe a ter melhores condições.
7 – Cuidados especiais
Durante os dois primeiros anos de crescimento da laranjeira, costumam aparecer brotações que devem ser eliminadas manualmente. Além disso, é muito importante ficar atento para o surgimento de pragas como lagartas, ácaros, cochonilhas, moscas-das-frutas e formigas que podem arruinar a sua laranjeira. Há doenças também como cancro cítrico, melanose e verrugose que demandam atenção. Se a planta estiver contaminada o melhor a fazer é arrancá-la e queimá-la.
8 – Colheita da plantação de laranja
O período de colheita se dá três anos após o início do cultivo.
Gostou de saber mais sobre como dar início a uma plantação de laranja? Deixe seus comentários!