Começar uma plantação de Laranja
Agronegócio

Como Começar uma Plantação de Laranja

Começar uma plantação de Laranja

Iniciar uma plantação de laranja pode ser interessante para quem deseja se firmar no setor do agronegócio com boas oportunidades de ganhos. O Brasil é o maior fornecedor do suco de laranja do mundo, e se tornou ao longo das últimas décadas a base de sustento de diversos pequenos produtores rurais. O mais interessante é que não é necessário ter uma propriedade extensa para poder começar o cultivo, a seguir uma lista com dicas.

Plantação de laranja: o que é necessário para começar?

Preparamos uma lista com dicas para quem deseja dar início ao plantio de laranja com finalidades de agronegócio.

1 – Escolha a variedade de laranja a ser cultivada

O primeiro passo para dar início a uma plantação de laranja é escolher qual variedade irá cultivar, saiba que existem três possibilidades que são: precoce (safra entre os meses de março e abril); meia-estação (safra entre maio e julho); e tardia (nesse caso, a safra vai de agosto até o ano terminar). O ano todo é possível encontrar laranjas em abundância nos pontos de venda, contudo, o período de alta produtiva ocorre entre os meses de abril e dezembro.

Alguns produtores utilizam a estratégia de cultivar diferentes tipos de laranjas no mesmo pomar para garantir produção durante todo o ano. A laranja mais reconhecida no exterior é a bahia, contudo, a mais cultivada é a laranja-pera de casca lisa. Em termos de produto, o mais conhecido é o suco de laranja, contudo, há outros derivados dessa fruta como seu óleo essencial, geleias, compotas, entre outros.

2 – Condições ideais para a plantação de laranja

Laranjeiras se dão bem em locais com faixa de temperatura entre 23°C e 32°C, claro que cada variedade se adapta melhor a temperaturas mais quentes ou mais frias. As variedades de laranjas mais doces tendem a gostar mais do calor.

O local do plantio deve ter boa luminosidade uma vez que isso estimula a produção da vitamina C. Uma recomendação nesse sentido é também ficar atento à poda, a copa da árvore deve receber o máximo de luz possível. A área mínima para o cultivo de laranja é de 1 hectare em que é possível manter entre 360 e 800 laranjeiras.

3 – Comprando as mudas

Com a escolha da variedade de laranja que vai cultivar e o local, chega o momento de começar a comprar as mudas para o cultivo. Procure por locais que possuam registro para essa atividade, assim terá certeza da qualidade. As mudas devem ser preparadas com pelo menos 30 dias de antecedência.

O método mais utilizado para o preparo das mudas é a enxertia, porém, pode ser realizada a reprodução também por meio de sementes. As mudas costumam ser comercializadas com 1 metro de altura e 1 ano de idade.

4 – Plantio das mudas

Os melhores resultados são obtidos por meio do plantio das mudas durante a estação chuvosa, no entanto, é possível realizar o trabalho de plantio em qualquer época do ano. Se conseguir realizar o plantio num dia nublado, você terá resultados mais interessantes, o processo é simples, remova o plástico que envolve a muda e posicione-a na cova cuidando para que seu colo fique acima do nível do solo, cerca de 5 centímetros.

5 – Atenção para o espaçamento entre as covas

O ideal é abrir covas que tenham 40 x 40 x 40 centímetros e cujo espaçamento entre as linhas seja de 6 a 7 metros. Entre as plantas, o espaçamento deverá ser de 3 a 4 metros. Uma laranjeira pode chegar a 8 metros de altura exibindo uma copa densa e arredondada. O perfume que as laranjeiras exalam é ideal para atrair abelhas durante o ano todo.

6 – Solo

Para que o cultivo da laranja seja bem-sucedido, a recomendação é optar por um solo que tenha uma textura areno-argilosa e de preferência não fique encharcado com facilidade. Esse solo para oferecer melhores condições deve ser permeável e profundo. Você pode fazer o ajuste do solo adicionando calcário para que o pH fique entre 5 e 6. Nas estações mais quentes, verão e primavera, você pode adicionar adubo orgânico para que o solo passe a ter melhores condições.

7 – Cuidados especiais

Durante os dois primeiros anos de crescimento da laranjeira, costumam aparecer brotações que devem ser eliminadas manualmente. Além disso, é muito importante ficar atento para o surgimento de pragas como lagartas, ácaros, cochonilhas, moscas-das-frutas e formigas que podem arruinar a sua laranjeira. Há doenças também como cancro cítrico, melanose e verrugose que demandam atenção. Se a planta estiver contaminada o melhor a fazer é arrancá-la e queimá-la.

8 – Colheita da plantação de laranja

O período de colheita se dá três anos após o início do cultivo.

Gostou de saber mais sobre como dar início a uma plantação de laranja? Deixe seus comentários!