Pastor Maremano
Curiosidades

Pastor Maremano: cão guardião de rebanho

Os cães da raça Pastor Maremano se destacam quando o assunto é a segurança de rebanhos de ovelhas. No Rio Grande do Sul, eles são especialmente usados como uma forma de manter as ovelhas a salvo de predadores como javalis, por exemplo. Continue lendo para conhecer mais sobre esses cães.

Pastor Maremano: conhecendo melhor o guardião de rebanhos

Conhecido como Pastor Maremano ou Pastor Abruzês, esse cachorro guardião de rebanhos tem grande porte e inclinação natural para essas tarefas de guarda. A espécie se originou na Itália, por volta de 100 a.C., e pode chegar a quase 50 kg. Apesar do tamanho, é um cão de temperamento naturalmente dócil e gentil com os humanos com que convive.

A pelagem dos animais dessa raça costuma ser densa, volumosa e ligeiramente áspera. Características comuns a pelagens de cães pastores, porém, se destacam por ter pelos brancos, que podem variar de tons de marfim para toques dourados em pontos específicos, como nas orelhas, por exemplo.

Durante o verão, esse cachorro costuma perder bastante pelo, podendo ficar com tufos presos ao seu corpo. Um cuidado importante é remover esses tufos de pelos a cada dois dias.

Pastor Maremano e sua função de protetor de ovelhas

Essa raça de cães é bastante conhecida pela sua fama de protetora de rebanhos. Desde que surgiu na Itália, esses animais cumprem essa tarefa com grande sucesso. Os antepassados da raça já evitavam que as ovelhas fossem devoradas por lobos e outros predadores na região central da Itália, Alpes-Abruzos.

O porte físico desse cão é essencial para que ele possa cumprir sua missão de segurança do rebanho. Como já citado, é um cão pastor de grande porte, possui tronco mais longo do que a sua altura. Pode alcançar até 73 cm de cernelha e tem como peso médio 45 kg. Além disso, vale dizer que é um animal bonito e imponente.

Pastor Maremano: um auxílio para a proteção do rebanho

Quem trabalha com criação de gado deve estar ciente de que apenas o cão Pastor Maremano pode não dar conta da proteção do rebanho. Para que as perdas por ação predatória cheguem a zero ou próximo disso, é interessante combinar técnicas de proteção. O cão cumpre sua função de manter o rebanho a salvo, mas pode ser mais eficiente se contar com o auxílio de cercamento elétrico, por exemplo.

Outro ponto relevante é que o mais interessante é contar com um cão junto com o rebanho e outros espalhados pela propriedade. Assim, é possível evitar que os predadores se aproximem do local onde estão as suas ovelhas ou outros animais. O Pastor Maremano é muito eficiente em sua tarefa e pode ser ainda mais se tiver uma boa estrutura.

Matilha

Contar com mais de um Pastor Maremano na sua propriedade é importante porque esses cães atuam em matilha. Quando um deles identifica que um predador está se aproximando do rebanho, tem o instinto de se colocar no caminho.

Nesse momento é importante que ele tenha o auxílio de outros cães. É uma raça com forte senso de trabalho em equipe, quanto mais cães dessa raça estiverem na propriedade, mais segura ela estará.

Rústico

O Pastor Maremano é um cão bastante utilizado para proteção de rebanhos em propriedades rurais do sul do Brasil. Por ser um animal rústico com fácil adaptação a temperaturas mais baixas, consegue realizar suas tarefas mesmo em condições mais inóspitas. A região italiana onde essa raça surgiu apresenta temperaturas muito baixas e dificuldades consideráveis, haja vista que, às vezes, esse cão precisa travar lutas com ursos.

Temperamento

O tamanho do Pastor Maremano pode impressionar e até assustar, mas ele costuma ser um cachorro dócil. No entanto, pode se sentir desconfiado na presença de estranhos. O cão precisa de um tempo de adaptação para entender que as pessoas à sua volta são de confiança. Quando se acostuma com as pessoas, tende a ser bastante carinhoso.

Inteligência

Assim como outros pastores, o Maremano é um cachorro que gosta de ser estimulado com comandos pelos humanos. O desenvolvimento de uma relação próxima com seus tutores contribui para que sua inteligência seja utilizada com maior potencial. É uma raça bastante inteligente e que gosta de atividades desafiadoras.

Expectativa de vida

Os animais dessa raça tem expectativa de vida entre 11 e 13 anos, desde que sejam bem cuidados. É importante manter os animais sob constante avaliação veterinária para preservar a sua saúde e o seu bem-estar. Já que eles realizam uma tarefa tão relevante, como a de segurança do rebanho, nada mais justo do que se dedicar aos cuidados deles.

De maneira geral, esses cães demandam apenas uma escovação semanal e atenção às articulações. No verão, é necessário penteá-los a cada dois dias para remover tufos de pelos que se soltaram.

Gostou de conhecer mais sobre o Pastor Maremano e sua fama de guardião de rebanhos?

Fonte imagem: folhago.com.br