Organizando um Churrasco Perfeito

Como fazer o churrasco perfeito

Tem coisa melhor do que fazer um churrasco para a família e os amigos em casa? E para que esse evento seja perfeito, vamos dar dicas que vão tornar a sua organização bem mais assertiva, evitando desperdícios de alimentos e contribuindo para uma seleção musical ideal. Vamos começar a trabalhar na organização?

9 dicas para organizar um churrasco perfeito

O churrasco perfeito está a apenas 9 dicas de acontecer na sua casa para os seus amigos mais próximos, deixe a preguiça de lado e vamos começar os preparativos.

Escolhendo a carne ideal

O tipo de carne escolhido para o churrasco é crucial para determinar seu sucesso, a picanha é a favorita de boa parte dos bons churrasqueiros, contudo, as peças que oferecem uma relação custo-benefício mais favorável para seu bolso são maminha e alcatra. Como num bom churrasco não pode faltar linguiça, a dica é dar preferência para a Toscana que costuma agradar ao paladar da maioria. E vale a pena investir em um pão de alho e espetinhos de queijo coalho também.

Quantidade de carne

Após ter determinado qual o tipo de carne que será usada no churrasco chega o momento de pensar nas quantidades. Se houver complementos como saladas, vinagretes, pão de alho, queijos, farofas e afins, você pode trabalhar com a medida de 300 gramas de carne vermelha e 200 gramas de outras carnes para cada convidado. Nos casos de eventos que não têm complementos, a medida deve aumentar para 450 gramas de carne vermelha e 300 gramas de carnes de outros tipos por convidado.

Em relação aos acompanhamentos, fica a dica de considerar quantos homens, mulheres e crianças vão comparecer, pois os dois últimos grupos costumam comer mais das saladas e afins. Quanto mais mulheres e crianças, mais acompanhamentos se recomenda colocar na mesa para que todo mundo fique satisfeito.

Bebidas

Além de pensar nas carnes, é essencial fazer uma lista de bebidas para servir aos seus convidados. Novamente, vale a pena ter pleno conhecimento de quem serão seus convidados em termos de homens, mulheres e crianças. Para os pequenos, é importante ter refrigerantes e água. No que diz respeito a bebidas alcoólicas o mais comum  é apostar em cerveja, mas nada impede de sofisticar seu churrasco com outras bebidas.

Fogo

Para que um churrasco seja perfeito nada mais importante do que pensar no fogo, a recomendação de especialistas nesse tipo de preparo é manter fogo médio e constante de maneira a conseguir que a carne fique dourada. Os adeptos da grelha conseguem uma carne mais macia cortando-a em pedaços com média de 5 centímetros. Não esqueça que o ideal é cortar a carne no sentido das fibras.

Carvão de eucalipto

O melhor carvão para o preparo de um bom churrasco é o de eucalipto. Para conservar o carvão protegido da umidade, a recomendação é retirá-lo da embalagem em que é adquirido e guardá-lo em recipientes plásticos.

Organizando o churrasco

Outra questão importante para que tudo dê certo no seu churrasco é deixar todos os utensílios corretamente dispostos. Os espetos, as grelhas e as facas devem ser pendurados nas paredes em ganchos se possível, uma boa estratégia de organização e de segurança para facilitar o preparo da sua carne. Deixe tudo o que será usado por perto, evitando ter que deixar a carne sozinha na churrasqueira.

Local do churrasco

O churrasco é um tipo de reunião de amigos e familiares que não tem frescura, contudo, é importante realizá-lo num local que comporte com conforto os seus convidados e que tenha toda a estrutura necessária como uma pia próxima, por exemplo. No caso de quem vai construir uma churrasqueira em casa, recomendamos que seja feita a observação de questões técnicas para evitar que a fumaça incomode seus vizinhos ou defume os convidados.

Playlist do churrasco

Para que seus convidados tenham certeza de que estão realmente num churrasco perfeito é importante ter uma playlist animada. O estilo musical que mais combina com esse tipo de reunião com certeza é o sertanejo, a dica é ficar de olho nos sucessos que estão no topo das listas das mais pedidas. Uma forma de animar seus convidados é pedir que cada um envie pelas redes sociais dicas de músicas que não podem faltar, afinal essa é uma festa feita para curtir com as pessoas queridas.

Faça um checklist

Para garantir que tudo o que você planejou com as nossas dicas dê certo, recomendamos um checklist. Crie uma lista com tudo o que precisa ser feito e confira antes de dar início à festa se está tudo certo. Com todas as decisões importantes tomadas, você só precisa curtir a sua festa com seus amigos.

Gostou dessas dicas para tornar seus churrascos ainda mais perfeitos?