Gestão Financeira
Agronegócio

Gestão Financeira: 06 dicas para implantá-la nas propriedades rurais

A gestão financeira faz parte de uma gestão eficaz de um empreendimento rural. Além da atenção às questões práticas de produção agrícola e pecuária, é essencial que o produtor tenha algum conhecimento de administração, afinal, a sua propriedade é também uma empresa.

Dicas para implantar a gestão financeira em uma propriedade rural

Os manejos do campo são essenciais para o bom andamento de propriedades rurais, no entanto, também é crucial que o produtor tenha conhecimentos de gerenciamento financeiro. Com essa consideração feita, confira a seguir algumas dicas pertinentes para colocar as finanças da sua propriedade rural em dia.

1 – Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a base para uma gestão financeira sólida e saudável para seu empreendimento rural. Basicamente, se trata de um registro das entradas e saídas da propriedade, em outras palavras, é o registro de como o dinheiro está circulando no empreendimento. Permite compreender a saúde financeira do negócio em cada etapa e também contribui para um planejamento mais efetivo em médio e longo prazo.

Para fazer o fluxo de caixa da sua propriedade, o ideal é ter todas as informações de um determinado período em mãos. Dentre as informações necessárias estão a compra de insumos, o pagamento dos colaboradores, entre outros. A organização e o registro de tudo o que entra e sai em termos de finanças é fundamental.

2 – Aposte na tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do agronegócio e, no tocante à gestão financeira, pode ajudar a automatizar os registros. No tópico acima, mencionamos que o fluxo de caixa é imprescindível para o gerenciamento eficiente. Para que esse processo seja feito corretamente, é interessante contar com o auxílio de um software de gestão financeira.

Outra ação válida é digitalizar as notas, armazenando-as na nuvem, pois é bem fácil acabar perdendo esses documentos. Ter as notas e os registros é importante para poder fazer consultas posteriores. Se possível, mantenha um arquivo físico também com essas notas. Ter tanto a versão física quanto a digital oferece segurança em dobro.

3 – Analise os custos constantemente

Com uma base de dados bem estruturada, se torna possível fazer constantes análises a respeito dos custos. Alguns cortes podem ajudar a levantar capital para investir na expansão do seu empreendimento rural. Porém, para ter certeza de que um custo é passível de ser cortado, é necessário fazer uma análise completa do panorama geral.

Ao observar quais são as principais saídas financeiras da empresa, fica mais simples entender onde é possível fazer um corte sem afetar a operacionalidade. Há uma série de custos que podem ser eliminados, tornando sua propriedade mais rentável. Conforme o hábito do controle financeiro se consolida, fica mais fácil fazer esse tipo de abordagem de corte.

4 – Defina objetivos e metas realistas

A definição de objetivos e metas é importante para direcionar o empreendimento para um caminho de crescimento e solidificação. Contudo, é essencial que esses objetivos e metas estejam calcados na realidade, ou seja, possam ser alcançados. Não adianta estipular um crescimento de 30% em um ano se não há condições de mercado para isso.

Trabalhar com metas fora da realidade pode tornar o trabalho frustrante, afinal, nunca se consegue alcançar aquilo que se pretende. No momento em que estiver delineando as suas estratégias, verifique o quanto as metas são possíveis. Trabalhando dentro da realidade é possível ter mais tranquilidade e, até mesmo, superar as expectativas.

5 – Trabalhe com indicadores

Para saber que determinadas frentes de trabalho da sua propriedade rural estão sendo efetivas, é ideal trabalhar com indicadores. Basicamente, os indicadores permitem verificar se uma atividade está sendo realizada corretamente e está entregando os resultados esperados. Os indicadores também permitem analisar como cada etapa da atividade está sendo realizada.

Uma dica é fazer projeções dos resultados esperados para cada fase de realização de uma atividade. Assim você pode conferir se esses resultados estão sendo alcançados ou não. Caso não esteja obtendo o resultado desejado, é interessante pensar em como reverter à situação. Ao longo do caminho, é possível fazer mudanças de rota para ser bem-sucedido.

6 – Organize e regularize

Uma gestão financeira é realmente eficiente quando é organizada e regularizada. Isso quer dizer estar em dia com toda a burocracia que uma empresa demanda. O produtor rural é também um empresário e deve se atentar para essas questões. Conforme o seu empreendimento for crescendo, pode ser interessante delegar mais tarefas para profissionais que possam ajudar nessa condução.

Estar com tudo organizado e regularizado é essencial para conseguir empréstimos e demais facilidades junto a instituições financeiras. O trabalho em uma propriedade rural vai muito além dos manejos agropecuários, também diz respeito ao gerenciamento do negócio. Caso tenha dúvidas, consulte um advogado para te ajudar na regularização, vale a pena!

Com essas dicas de gestão financeira é possível levar sua propriedade ao sucesso!

Fonte imagem: pixabay.com