Selar Cavalo
Animais

Você sabe como selar corretamente um cavalo?

Saber como selar cavalo corretamente é crucial para a segurança do cavaleiro e para a saúde do equino. Para quem ainda tem dúvidas e, também, para quem acredita que já sabe como fazer esse procedimento, apresentaremos um conjunto de dicas abaixo. Vamos começar?

Como selar cavalo corretamente

Você sabe qual é a forma correta de colocar a sela de cavalo? Confira, a seguir, um passo a passo bem prático que vai te ajudar a acertar nesse procedimento, garantindo o bem-estar do seu amigo equino. 

1 – Escove o cavalo

Inicie o procedimento escovando o seu cavalo por completo e não apenas na área da sela. É importante que ele esteja com o pelo bem penteado na área da barrigueira e, também, nas patas. Isso contribui para que a sela se mantenha confortável no animal. 

2 – Manta

Antes de colocar a sela para cavalo no seu equino, é importante posicionar a manta. O acessório deve ser colocado na área da sela, porém, um pouco para frente. Depois disso, ajuste a manta corretamente para que o item se mova no sentido do pelo do cavalo. Caso contrário, poderia causar um atrito bastante desagradável. 

3 – Sela

Com a manta devidamente posicionada sobre o cavalo, chega o momento de colocar a sela. A dica é passá-la sobre o animal e, então, começar a soltar a barrigueira e peitoral. O posicionamento da sela é essencial para o conforto do animal, por isso, não pode ficar nem muito para frente e nem muito para trás.

Se fica muito para a frente pode acabar posicionada sobre a escápula, o correto é ficar ligeiramente atrás do osso. Também é importante deixar um espaço entre a sela e a cernelha, o ideal é que a sua mão consiga passar entre o acessório e o animal. Esse espaço é importante para criar uma passagem de ar entre a sela e o animal.

A melhor ordem para apertar os apetrechos da sela é: barrigueira da frente, peitoral e barrigueira de trás (se for o caso). O peitoral não pode ficar muito apertado, precisa de uma folga. 

Dica para o aperto da barrigueira

Uma dica é não fechar a barrigueira da frente e a de trás logo de início, depois de terminar os três apertos, você pode adicionar mais um furinho, apertando gradativamente. Faça seu cavalo dar alguns passos e suba mais um furinho na barrigueira. 

O segredo para selar cavalo corretamente é acertar o encaixe e não apertar a sela no animal, ela deve ficar encaixada na cernelha. Na hora de retirar, a ordem para soltar é: barrigueira de trás, peitoral e barrigueira da frente. 

Escolha a sela correta para seu cavalo

Para garantir que seus cavalos estejam corretamente selados, é muito importante escolher a sela ideal para eles. É essencial dizer que nem todas as selas são iguais, há peças com diferentes funções e se você fizer a escolha errada pode transformar o momento da cavalgada em uma verdadeira tortura para seus equinos. 

Montar um cavalo que está desconfortável com a sela pode ser extremamente perigoso, pois o animal tende a se tornar mais arredio e pode até causar um acidente. Confira abaixo algumas dicas a respeito dos modelos de selas existentes no mercado para encontrar a peça ideal. Lembre-se de testar o encaixe da sela no animal para ter certeza de que é a peça certa. 

Sela Western

Trata-se de uma sela bastante popular em fazendas dos Estados Unidos, essa peça é mais pesada do que o modelo inglês, por exemplo, mas tem a grande vantagem de ser facilmente ajustada a diferentes cavalos em o risco de machucá-los. 

A sela western possui compartimentos para levar seus equipamentos e oferece conforto para percorrer longas distâncias com seus equinos. A característica mais marcante desse modelo é ter a forma de chifre na parte frontal, sendo bastante usada em provas de baliza e tambor. 

Sela modelo inglês 

Uma sela bastante popular, cujo principal uso é para a realização de provas de salto. Um modelo de sela mais leve do que o western e que, também, é mais rasa sem o chifre na parte frontal. 

Sela australiana

Muito usada para o trabalho com o gado, a sela australiana é bastante semelhante ao modelo inglês. Mais pesada, possui assento com profundidade, de maneira a acomodar o peão com mais estabilidade, mesmo durante uma cavalgada repleta de subidas e descidas. 

Sela em estilo português

Uma sela que se destaca por sua elegância, sendo bastante usada para atividades de equitação e passeio. Possui encosto mais proeminente é confeccionada com couro de porco e conta com algumas tiras metálicas que a tornam mais flexível. 

Estando com seu cavalo selado, você só precisa curtir o momento, siga essas dicas e acerte no uso da sela, prezando pelo seu conforto e do seu animal.