Boi Magro
Animais

Boi magro: vale a pena investir nesses animais?

O investimento em boi magro se diferencia por oferecer retorno somente no final do processo, ou seja, após o animal passar pela engorda. Para definir se essa é uma boa estratégia para o seu empreendimento rural, é importante se atentar para algumas questões relevantes. Continue lendo para entender melhor a questão e decidir se vale a pena.

Boi magro: vale a pena investir?

Para quem está pensando em investir em boi magro, é essencial buscar pelo menor ágio possível. Além disso, é importante aliar uma estratégia biológica/alimentar eficiente com uma boa gestão de compra de insumos. O processo de engorda não pode se tornar um ônus para o criador. Observando que esses animais somente oferecem retorno após a engorda, é necessário se atentar para questões de saúde e procedência.

Ser estratégico para fazer as compras é essencial para ter boas respostas em médio e longo prazo. Os lotes devem ter bom potencial genético e capacidade de resposta a uma estratégia de desenvolvimento bem delineada. O passado do animal também precisa ser considerado, ou seja, qual é a sua procedência e capacidade de entregar bons resultados.

A genética tem um papel bastante importante para o bom desenvolvimento desses animais. O comprador deve se informar também a respeito da matriz, pois vacas que emprenham mais cedo tendem a ter o chamado bezerro cedo, que se mostra mais saudável. Esses bezerros desmamam mais cedo e apresentam melhor potencial de desenvolvimento no futuro. 

Custo da engorda x preço do boi gordo

Quem trabalha com criação de gado deve considerar a relação entre o custo de engorda do boi magro e o preço do boi gordo para definir qual é a alternativa mais pertinente. Lembre-se de que o boi magro oferecerá lucro apenas na última fase, ou seja, após a engorda. Dessa forma, é essencial investir na alimentação desse gado com o objetivo de levá-lo ao melhor resultado.

O saldo entre o custo da engorda (compra do boi magro + engorda) e o preço do boi gordo deve ser positivo. Fica a dica de que esse é o primeiro cálculo que deve ser realizado para saber se vale ou não a pena o investimento. Colocar tudo na ponta do lápis ajuda a entender a situação como um todo.

Como saber se vale a pena investir em boi magro?

O criador que está pensando em investir em boi magro deve se atentar para o quanto vale a pena para ele fazer esse investimento. Para chegar a essa resposta, é importante colocar na ponta do lápis todos os custos. Ter um bom planejamento de manejo e nutricional permitirá ter uma ideia mais concreta de quanto será necessário investir.

Basicamente, o criador deve considerar o quanto precisará investir até que o boi magro chegue à fase lucrativa, ou seja, a final. Considere, ainda, o investimento para a compra desses animais. Vale ressaltar que essa é uma análise que deve ser feita constantemente, haja vista que as condições do mercado estão sempre oscilando.

A valorização do preço do boi gordo não significa, necessariamente, que o boi magro é a melhor alternativa. Tudo depende da observação dos custos para a engorda, quando os insumos apresentam alta, fica difícil obter lucro. O pecuarista deve ter o hábito de fazer as contas antes de fazer a sua aposta.

Boi magro: possibilidades de lucro

Embora nem sempre se mostre um excelente negócio, é possível obter lucro no investimento em boi magro com algumas estratégias. Uma boa forma de trabalhar com esse boi de engorda é buscar alternativas de alimentação, sendo uma das opções a TIP. Também é possível investir em tecnologias que permitam ao animal ter maior eficiência alimentar.

Período de “entressafra”

Estamos vivendo um período atípico e isso pode se refletir na queda do preço do boi gordo, algo a que o criador de gado deve ficar atento. Chegando em um período de “entressafra”, em decorrências de condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento de pastagens, há mais criadores se vendo obrigados a mandar para o abate animais de diferentes raças bovinas.

Sendo assim, pode ser mais válido apostar no investimento em tecnologias alimentares para o boi magro, ainda que inicialmente não pareça exatamente o negócio mais lucrativo. Claro que essa decisão demanda a observação das condições específicas do seu empreendimento rural. Questões mercadológicas também têm seu papel para essa tomada de decisão.

Vivemos um momento bastante singular, em que o preço da carne está chegando a patamares bastante elevados, o que influencia também o preço de reposição do boi. Pode demorar um pouco para o mercado se regularizar e os criadores precisam se adequar às ferramentas que têm em mãos nesse momento. Trabalhar com o que se tem para chegar aos melhores resultados é o segredo de ser bem-sucedido em um mercado tão competitivo.

Fazer os cálculos é essencial para definir se o boi magro é um bom investimento para o seu negócio.

Fonte imagem: comprerural.com