O Que Considerar na Hora de Comprar uma Fazenda

A agricultura e a pecuária têm cada vez mais destaque no cenário econômico brasileiro, tornando as fazendas excelentes alternativas para quem quer iniciar uma atividade econômica com bom potencial de consolidação. Contudo, para que esse negócio seja realmente positivo economicamente é essencial escolher com assertividade o terreno em que será iniciada a sua plantação ou criação de animais. A seguir, confira dicas para fazer um excelente negócio.

Dicas Para Comprar Fazenda Com Assertividade

A seguir listamos dicas relevantes para quem está pensando em comprar uma fazenda, sítio ou chácara. Há grande quantidade de terrenos à venda, e saber como encontrar aquele perfeito para atender às suas demandas é crucial para que seu empreendimento de agronegócio seja bem-sucedido.

Tenha um plano de negócios

Antes de começar a buscar o terreno ideal para a sua fazenda é fundamental ter um planejamento considerando qual será a atividade a que se irá dedicar. Algumas regiões do país têm tradição mais forte na pecuária enquanto outras na agricultura. Além disso, devemos considerar que dentro da própria agricultura e pecuária existem subdivisões como tipos de culturas e animais. A fazenda deve estar de acordo com o que se está planejando para o seu empreendimento de agronegócio.

Questões estruturais

Quem está no processo de comprar uma fazenda deve fazer uma visita técnica ao terreno analisando algumas questões estruturais relevantes para que se possa estabelecer atividades agrícolas e de pecuária.

Dentre os pontos que devem ser considerados estão ter ou não água na propriedade; tipo de solo e vegetação; distância até a cidade mais próxima; clima predominante do local; se há áreas de mata virgem e se isso acarretará em desmatamento; quais são as condições da sede da fazenda no que se refere a água e energia elétrica e como está o cercamento da propriedade.

Questões práticas

Durante a sua visita ao terreno da fazenda observe criteriosamente qual é o estado de conservação, assim como qual é o posicionamento da sede em relação ao sol. O ideal é que os quartos recebam luz solar a noite, o que se chama de “face norte”.

Medidas de fazenda, sítio e chácara

As medidas de terra em nosso país apresentam variações significativas. Antes, o padrão era medido em metros quadrados, mas atualmente se utiliza o hectare, unidade de medida internacional, e alqueire, sendo que cada 5 alqueires equivalem a 2,42 hectares, e cada hectare equivale a cerca de 10 mil metros quadrados.

  • Medida de chácara: a chácara é uma área pequena que mede cerca de 5 alqueires.
  • Medida de sítio: a área desse tipo de propriedade mede entre 5 e 40 alqueires.
  • Medida de fazenda: a área deve ser maior que 40 alqueires. Nosso país possui fazendas com áreas superiores a milhares de alqueires.

Obtenção de certidões negativas de débitos

Os interessados em comprar uma fazenda devem ter o cuidado de pesquisar se há algum débito pairando sobre o terreno. Para isso, basta dirigir-se até o cartório de registro de imóveis em que o terreno está matriculado e solicitar a certidão de ônus reais. Outra possibilidade é retirar a certidão negativa de imóvel rural por meio do site da Receita Federal. Lembrando que essa certidão diz respeito somente a débitos perante a Receita, mas podem haver outras pendências.

Obtenção do licenciamento ambiental e formação da reserva legal

De acordo com a legislação, todo e qualquer empreendimento que promover algum tipo de impacto ao meio ambiente precisará adequar a sua infraestrutura e processos de trabalho às exigências legais. Uma das questões mais importantes de se considerar ao comprar uma fazenda é a reserva legal, que nada mais é do que uma área que obrigatoriamente deve manter a cobertura de vegetação natural e ser utilizada com sustentabilidade. Na Amazônia o território é de 80%, no Cerrado, de 35%, e 20% em outras áreas de floresta do país.

Na hora de fechar o negócio o futuro proprietário deve estar atento para saber se o terreno atende a todas as exigências ambientais. Caso contrário, é ele que deverá arcar com os custos de adequação. O comprador deve verificar ainda se o imóvel já foi multado e se está tudo regular.

Conte com a intermediação de uma imobiliária

Todo e qualquer negócio de compra de terreno de fazenda deve ser intermediado por uma imobiliária que esteja devidamente credenciada no CRECI. Em relação ao sinal para a compra, o ideal é que seja simbólico, uma garantia para segurar o negócio. Não abra mão da documentação correta para que o negócio seja realizado com assertividade.

Gostou dessas dicas de como comprar um terreno de fazenda?