Gado da raça Simbrasil
Animais

Simbrasil: tudo que você precisa saber sobre a raça

A raça Simbrasil é resultado do cruzamento entre as raças Guzerá e Simental. O início da criação se deu nos anos 1940. Esses animais apresentam dupla aptidão, ou seja, oferecem bons resultados de corte e leite. Continue lendo para saber mais sobre esses animais.

Conheça a raça Simbrasil

A raça bovina Simbrasil surgiu na década de 1940, através de cruzamentos realizados na propriedade do Sr. Agostinho Caiado Fraga. Esses cruzamentos ocorreram entre animais Guzerá e Simental. O criatório ficava localizado na Fazenda Sabiá em Muqui, no Espírito Santo.

Em 1976, houve o registro dos primeiros animais com sangue fixado em 5/8 Simental e 3/8 Zebu no Ministério da Agricultura. Os excelentes resultados obtidos a partir dos cruzamentos com genótipos Simental Zebuíno estimularam experiências com outros zebus, como Nelore, Indubrasil, Tabapuã e Gir.

Essa é uma raça sintética com sangue europeu. Apresenta excelente adaptação ao clima brasileiro. Outra característica marcante do Simbrasil é sua dupla aptidão, é uma ótima raça leiteira e de corte.

Simbrasil: dupla aptidão

Como citamos acima, a raça Simbrasil tem ótima performance na pecuária, pois possui dupla aptidão. A sua produção leiteira tem alta qualidade, característica adquirida das raças utilizadas nos cruzamentos que lhe deram origem.

Além disso, a combinação do Guzerá com Simental também resultou em uma carcaça bem forte e de excelente aproveitamento. O índice de crescimento dessa raça é outra característica positiva para o ramo pecuário. Ressaltamos, ainda, que os índices de produtividade de carne e leite são bastante destacados.

São animais de temperamento dócil que oferecem facilidade de manejo. A sua pelagem curta permite melhor adaptação ao clima de regiões tropicais. Os bovinos Simbrasil apresentam rusticidade e precocidade, características essenciais para a pecuária brasileira.

Raça aprimorada

O gado Simbrasil passou por uma série de melhorias genéticas ao longo das últimas décadas. A raça foi cruzada com outras, visando melhorar a sua performance como gado de corte e leiteiro. Dessa forma, os animais Simbrasil reúnem as principais características esperadas pela pecuária.

Embora seu reconhecimento seja relativamente recente, isso não interfere nos registros e nem no seu valor agregado. Essa raça surgiu da combinação de características de outras duas raças de ótima performance: Guzerá e Simental. Logo, entrega um perfil diferenciado para o criador.

Por que escolher a raça Simbrasil?

A raça Simbrasil vem despertando crescente interesse no setor pecuário. Em parte, isso se deve à sua dupla aptidão e ao fato de ser uma raça com crescimento precoce. A rusticidade, típica desse gado, também tem impacto nessa escolha devido ao clima brasileiro.

Os machos da raça pesam em torno de 1.000 kg, enquanto as fêmeas pesam em torno de 600 kg. Apresentam ótima produtividade e trazem bons retornos para os criadores. Os sinais são positivos em todo o país. Contudo, as criações desse gado ainda estão concentradas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Outro motivo para escolher a raça Simbrasil é a docilidade desses animais, característica que facilita o manejo. Em resumo, é uma raça produtiva (tanto para leite quanto corte), é dócil e é bem adaptada ao clima brasileiro.

Reprodução da raça Simbrasil

A raça possui habilidade materna, ponto essencial para a criação de gado leiteiro. Os bezerros, geralmente, são desmamados quando atingem peso entre 250 e 270 kg, especialmente nos casos em que a criação acontece em regime de pasto.

Os touros Simbrasil têm bom desempenho para a cria de novilhos precoces. Contempla a rusticidade (necessária pelo clima) e a precocidade (fundamental para um bom ritmo produtivo). É uma raça que atende as demandas mais relevantes do setor pecuário do Brasil.

Características físicas do gado Simbrasil

O gado Simbrasil apresenta as seguintes características:

– Cor de pelagem avermelhada com manchas brancas ou amareladas;

– Há regiões mais escuras na pelagem, característica resultante do cruzamento de diferentes zebuínos;

– Apresentam estatura mediana, o seu padrão morfológico é mais próximo da raça Simental.

Um retrato da raça Simbrasil atualmente

Atualmente, sob o nome de Simbrah (Simental x Brahman) é a raça mais difundida no sul dos Estados Unidos, África do Sul e Austrália. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), há mais de 30 mil animais registrados. No entanto, estima-se que haja mais de um milhão de bovinos Simbrasil.

Na pecuária brasileira, a raça Simbrasil tem uma participação significativa por apresentar boa adaptação ao clima. Os touros oferecem material genético de qualidade, eles são a melhor opção para o uso extensivo para cruzamento industrial. Também é ideal para a produção de novilho precoce.

Nos últimos anos, o gado Simbrasil tem apresentado ótimos resultados nos setores de carne e leite do Brasil. A raça é criada há mais de meio século no clima tropical do nosso país, tendo performance lucrativa. O investimento em raças que possuem dupla aptidão é sempre bom para potencializar os ganhos.

Gostou de conhecer melhor a raça Simbrasil? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com