O que é Fruticultura?

Para quem está em busca de uma excelente oportunidade de negócios no segmento agrícola é interessante saber o que é fruticultura e de que maneira ela pode ajudar na sua consolidação no mercado. É um dos setores que vem recebendo cada vez mais atenção econômica e tem proporcionado bons frutos — sem trocadilhos — para aqueles que investem. Que tal descobrir como tornar-se um fruticultor?

Afinal, o que é fruticultura?

Como o nome indica, a fruticultura é a ciência do cultivo de plantas frutíferas com o objetivo de produzir frutos comestíveis, seja para consumo próprio, para comercialização in natura ou sob a forma industrializada de néctares e sucos. Para começar na fruticultura é essencial compreender que existem algumas diferenças entre esse processo e o de agricultura em geral.

Em plantações agrícolas as plantas recebem cuidados e tratamentos coletivos, enquanto que na fruticultura esses procedimentos são específicos para cada espécime. Quem se dedica ao cultivo de frutas deve estar ciente de que, além da semeadura, precisará realizar outras operações como a repicagem, o transplante, a condução, podas, enxertia e outras que são determinantes para a colheita. O trabalho é feito fruto a fruto para se obter melhores resultados.

Fruticultura: mercado em expansão

O setor de fruticultura comercial é um dos que mais cresceram no Brasil nas últimas décadas e conta com diferentes possibilidades de investimento, tanto para o segmento de venda das frutas in natura como para produtos derivados delas. Nosso país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, está atrás somente de China e Chile.

Atualmente, em torno de 95% da produção da fruticultura brasileira atende ao mercado consumidor interno. Contudo, há um movimento para que a exportação aumente, haja vista que os frutos nacionais têm grande aceitação no exterior. Assim, identifica-se uma grande oportunidade para quem deseja se inserir nesse setor, podendo engrossar o número de exportadores. O continente europeu é um dos principais compradores das frutas brasileiras, com destaque para mamão, manga e melão.

Conhecendo os principais frutos cultivados no Brasil

Em praticamente toda a extensão do território nacional há polos de fruticultura, sendo que os frutos mais produzidos são banana, uva, maçã e laranja (é o maior exportador dessa fruta). Trata-se de uma atividade econômica que gera um número significativo de empregos diretos e indiretos, contribuindo assim para o bom andamento da economia brasileira. Quase todos os estados do país já possuem programas de incentivo para o desenvolvimento da fruticultura comercial.

Dicas especiais para fruticultores

A seguir, confira algumas dicas para quem está pensando em se inserir no mercado de fruticultura.

Moscas-das-frutas

As pragas que compõem o complexo denominado moscas-das-frutas são consideradas as mais relevantes no setor de fruticultura pois implicam inclusive em processo de quarentena. Já estão sendo desenvolvidos estudos focados em compreender quais são as áreas mais afetadas e como manter a produção livre dessas pragas. Têm incidência especialmente sobre culturas de melão, melancia e mangas.

Fusariose

É a principal doença que afeta a cultura de abacaxis no Brasil e que demanda atenção especial para preservar a qualidade dessa fruta, que tem um papel bastante destacado no mercado nacional e internacional.

Sigatoka Negra

Trata-se de uma praga que afeta especialmente o cultivo de bananas. É causada pela presença do fungo Mycosphaerela fijiensis. Especialistas têm desenvolvido estudos para criar variedades que sejam mais resistentes ao ataque dessa praga.

Como começar fruticultura?

Após conhecer o panorama de potencial crescimento econômico dessa atividade, você deve estar se perguntando o que precisa para entrar no mercado. Em primeiro lugar, é fundamental saber que a competitividade está acirrada e muitos outros países têm se destacado como polos produtores de frutas. É necessário, portanto, estar dentro dos padrões de qualidade do mercado interno e do mercado externo, uma das principais saídas para novos fruticultores.

Se a produção de frutas não estiver dentro dos padrões de qualidade impostos por boa parte dos países importadores não será possível se estabelecer a longo prazo, pois existem outros exportadores investindo na qualificação dos seus produtos. Os novos integrantes desse setor devem estar focados em desenvolver mecanismos para tornar todo o processo produtivo e de consumo adequado aos consumidores.

Capacitação e treinamento

Os novos fruticultores devem estar plenamente preparados para assumir um posto nesse mercado, dedicando-se a sua capacitação, assim como a dos seus colaboradores. A cadeia produtiva deve ser organizada para que cada indivíduo envolvido no processo saiba qual é o seu papel. Quando se está deixando o trabalho com uma variedade de cultivo agrícola para embarcar na fruticultura o mais relevante é entender como uma atividade se diferencia de outra. Aproveite para conhecer algumas dicas de preparo do solo para plantio!

Agora você já sabe o que é a fruticultura e como se iniciar nessa atividade!