Plantação de Trigo
Agronegócio

As Oportunidades da Plantação de Trigo

Plantação de Trigo

Para quem está buscando novas opções de cultivo em sua fazenda destacamos a oportunidade de iniciar uma plantação de trigo. O trigo é um cultivar com boa saída no mercado e promove a sustentabilidade dos sistemas de cultivo. A seguir, saiba mais sobre os usos do trigo e como está o mercado nacional atualmente.

Plantação de Trigo: Conheça as Oportunidades Que Esse Cultivo Oferece

Trigo: Cultivar para áreas improdutivas no inverno

O trigo é uma ótima alternativa para cultivo em fazendas por ser uma cultura parceira de outras, como a de soja. Para muitos agricultores trata-se de um cultivar que tem como objetivo promover a sustentabilidade da terra. Embora possa haver frustrações de safra, o trigo é uma excelente alternativa para áreas que permaneceriam improdutivas. A região Sul do nosso país é a que mais oferece condições para o cultivo de trigo o ano todo, em particular por sua regularidade hídrica.

Contudo, mesmo com esse potencial ainda há defasagem do cultivo de trigo em áreas que permanecem ociosas no inverno. Um levantamento concluiu que, de cerca de 15,4 milhões de hectares utilizados para o cultivo de soja, feijão e milho nos estados do sul do país aproximadamente 2,4 milhões contam com o cultivo de grãos no inverno, ou seja, é uma oportunidade significativa perdida.

Sustentabilidade do solo

Outro motivo para iniciar uma plantação de trigo tem relação com a conservação da qualidade do solo. As regiões em que prevalece a monocultura da soja, por exemplo, ficam com o solo descoberto depois da colheita, pois, ao contrário do milho, não há produção abundante de palha que torna a decomposição mais rápida.

No sistema de plantio direto é essencial que haja a ampliação das possibilidades, com preferência por plantas que contêm raízes que tenham a capacidade de fazer o rompimento do processo de adensamento do solo, para que seja formada uma palhada de maior durabilidade que aquela que se origina da soja. As culturas de inverno, como a de trigo contribuem para reduzir os riscos de erosão e lixiviação de nutrientes através enxurradas, além de reduzir a quantidade de ervas daninhas.

Redução de pragas da soja

Outro benefício que a cultura de trigo no inverno pode trazer é a possibilidade de reduzir ou até extinguir pragas como a buva da soja. A supressão dessa praga é o resultado da combinação da ação do trigo e de herbicidas. Funciona também como auxiliar para eliminar outros tipos de doenças que podem afetar outras culturas como a de tomate, leguminosas e feijão. O trigo não é hospedeiro dessas pragas, tornando mais fácil a extinção das mesmas.

Movimentação do maquinário

Optar pelo cultivo de cultura de trigo no inverno é uma forma de manter o maquinário da fazenda em operação, assim como aproveitar os resíduos de adubo do verão. Aliás, alguns produtores costumam aplicar o adubo do inverno e do verão de uma vez, sem ter a necessidade de fazer a adubação da cultura seguinte no sistema de rotação.

Diluição de custos e aumento do potencial lucrativo

Quando pensamos do ponto de vista econômico nos parece clara a relação de ganhos financeiros ao contar com uma produção de inverno. O trigo é um dos cultivares com mais possibilidades de lucros no mercado, de maneira que pode funcionar como uma alternativa para quem precisa diluir os custos de produção. É uma forma de tornar a receita móvel, assim como o investimento.

Atualmente, o Brasil passa por um momento em que há baixa produção de trigo, e por isso tem importado parte do que necessita da Argentina. O fortalecimento do mercado produtor de trigo internamente se mostra um passo interessante para o país e para quem é produtor rural. Exatamente por essa falta de atendimento das demandas internas é possível ter bom rendimentocom o cultivo desse grão.

O que considerar antes de iniciar a plantação de trigo

Para ter sucesso com a sua plantação de trigo é essencial um bom planejamento. Por ser um cultivar que demanda algumas questões bastantes técnicas, deve ter as suas necessidades previamente planejadas. O manejo deve observar questões como as condições climáticas e potenciais do ambiente em questão.

O produtor deve ter definida de antemão a sua expectativa de produtividade. O solo para o plantio de trigo deve ser analisado e corrigido antes do início da semeadura para garantir uma boa produtividade.

Oportunidade em todos os sentidos

O trigo é uma cultura de plantio que oferece oportunidades sob vários pontos de vista: em primeiro lugar, é positivo para a sustentabilidade do solo, seguido da movimentação do maquinário e aproveitamento de insumos, como o adubo, além de ajudar a suprimir potenciais pragas e, por fim, fornecer uma excelente fonte de lucros.