Adubação
Agronegócio

Como pode ser feita a adubação? Quais os tipos?

A adubação é um processo de grande relevância para o estímulo do crescimento de plantas, trata-se de um método de conservar e/ou recuperar a fertilidade do solo. A adição de nutrientes permite fortalecer as culturas vegetais e pode ser realizada de maneiras diferentes a partir de compostos de origem distintas. 

Adubação: tudo que você precisa saber

Iremos esclarecer a seguir desde o que é adubação até como fazê-la, passando pelos diferentes compostos que podem ser utilizados. Boa leitura e bom proveito para ajudar suas culturas vegetais!

O que é adubação?

De acordo com a Lei de Liebig, cuja criação é atribuída a Justus Von Liebig, as plantas crescem proporcionalmente à quantidade e qualidade de nutrientes a que têm acesso no solo em que estão sendo cultivadas. Essa lei, que é também chamada de Lei do Mínimo, é o cerne da definição de adubação, trata-se da observação da necessidade de adição de macronutrientes para formar um ambiente propício.

Nutrientes

Os macronutrientes considerados essenciais são azoto, fósforo e potássio – origem da famosa fórmula NPK, que é reconhecida como sendo o adubo mais básico. É importante ressaltar que as fórmulas dos adubos comprados prontos podem variar na quantidade de cada macronutriente para atender as necessidades de cada etapa do ciclo de vida da planta.

Quais são os tipos de adubação?

Há três tipos de adubação: realizada diretamente no solo, por rega (também chamada de fertirrigação) e foliar. A primeira, como o nome indica, acontece pela adição do adubo diretamente no solo de cultivo. A fertirrigação é uma técnica de adubação que distribui os nutrientes através da irrigação que pode ocorrer por micro irrigação (feita por gotejamento ou macro aspersão), aspersão, entre outras. 

Por fim, a adubação foliar é realizada através da adição de nutrientes diretamente nas folhas das plantas, por meio de pulverização, juntamente com a água de irrigação ou por pulverização aérea com aviões. O objetivo é que as folhas absorvam a nutrição, distribuindo-a para o restante da planta. Essa técnica é utilizada por pequenos e grandes produtores agrícolas. 

Quais são os tipos de adubo e seus riscos?

Os adubos são divididos em duas categorias de acordo com sua composição: orgânicos e químicos. No entanto, em ambos os tipos estão presentes os macronutrientes NPK. Os adubos químicos, utilizados amplamente em fazendas, podem levar a uma adubação em excesso devido a sua grande concentração de nutrientes. 

Uma superdosagem de adubo pode levar a consequências bastante desfavoráveis para a cultura, como a alteração da comunidade biótica do solo de cultivo. Além disso, pode ser bastante perigoso também para o meio ambiente se os resíduos que estão em excesso forem levados para aquíferos ou cursos de água. O azoto, por exemplo, é facilmente levado pelas águas da chuva, podendo acarretar o aumento de algas, que leva ao aumento do consumo de oxigênio, prejudicando o ecossistema aquático.

Adubos orgânicos podem demorar um pouco mais de tempo para apresentar resultados em comparação com os químicos, pois liberam os nutrientes gradualmente, mas são mais eficientes na agricultura porque se mantêm em funcionamento ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento das plantas. Outro ponto positivo é que são adubos bem mais seguros no tocante à superdosagem, como vão liberando os nutrientes ao longo do tempo, permitem que a planta absorva tranquilamente. 

Dicas para fazer adubo orgânico

Confira algumas receitas de como fazer adubo orgânico e ofereça nutrientes de qualidade e com segurança para as suas plantas e culturas de menor porte.

Adubo de casca de ovo

Você sabia que a casca de ovo é rica em cálcio? Esse item pode ser usado como matéria-prima da adubação das suas plantas. Para isso, basta que você triture as cascas de ovo no liquidificador para que adquiram o aspecto de farofa. Depois, é só polvilhar essa farofa no substrato das suas plantas, quando você as regar ativará a absorção de cálcio.

Adubo de cascas de vegetais

Comece a guardar as cascas de vegetais, como batatas, cenouras e abóboras, pois são ricas em vitamina E. Quando os restos de cascas de vegetais são misturados à terra de cultivo das suas plantas, é possível potencializar a sua capacidade de crescimento saudável. 

Adubo de cascas de banana

Excelente fonte de potássio, a banana pode ser o que faltava para ajudar a acelerar o crescimento das suas plantas. Para isso, você deverá triturar a polpa e a casca da fruta, o resultado deverá ser enterrado no entorno da planta. Aproveite, ainda, para usar a parte interna da casca de banana para lustrar as folhas das suas plantas, conferindo mais brilho. 

Adubo de borra de café

Para fazer esse adubo você deverá diluir cerca de 100 gramas de borra de café (aproximadamente três colheres de sopa) em 1 litro de água. A mistura deverá ficar descansando por uma semana e poderá ser usada como adubo ou protetor contra pragas. No primeiro caso, use para regar a terra de cultivo, para o segundo, borrife diretamente nas folhas da planta.

Com essas dicas você está pronto para cuidar das suas plantas da forma que elas precisam e proporcionar um crescimento saudável! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/