Casa de campo
Curiosidades

Casa de Campo: fatores a ser considerados antes de comprar a sua

Muitas pessoas sonham em ter uma casa de campo, um refúgio para o qual possam ir quando estão cansadas da agitação da vida nos grandes centros urbanos. Contudo, antes de dar esse importante passo financeiro é válido considerar alguns pontos. Continue lendo para entender mais sobre o que considerar antes de fechar negócio.

Casa de Campo: quais fatores devem ser considerados antes da compra?

O sonho de ter uma casa de campo integrada com a natureza está cada vez mais próximo de se concretizar? Para quem está se preparando para iniciar o processo de compra listamos alguns fatores que devem ser considerados. É importante analisar o negócio sob esses diferentes vieses para encontrar a opção mais interessante para o seu orçamento e desejo.

1 – Defina o objetivo da casa de campo

A casa de campo ainda é vista por muitos como um lugar de descanso, ou seja, para onde se vai nos fins de semana e férias. Porém, vem crescendo o número de pessoas que desejam ter uma propriedade rural para viver, um novo lar para morar. Entender qual é o seu objetivo com a compra da casa é determinante para escolher o lugar ideal.

Quem deseja um refúgio de fim de semana provavelmente quer um pouco mais de isolamento. Sendo assim, fica a dica de buscar por lugares mais distantes dos grandes centros urbanos. Em uma casa para a qual se vai por períodos curtos é possível levar mantimentos apenas para aquele momento. Então, não faz muita diferença ter ou não mercados e farmácias por perto.

Já se você pretende morar na casa de campo em questão, é fundamental que considere o entorno. No dia a dia você precisará fazer compras em supermercados, farmácias e até mesmo de roupas. Mesmo com a internet é essencial ter acesso a lojas físicas desse tipo por perto. Percebe como a motivação da compra faz toda a diferença para escolher a localização?

2 – Questões burocráticas

Depois de definir sua motivação de compra, fica mais fácil encontrar boas opções de terrenos para construir uma casa e até de casas já construídas. Com opções para comprar é essencial analisar algumas questões burocráticas, ou seja, se o negócio pode ser efetivamente realizado. Dentre essas “missões burocráticas” estão:

Certidão de matrícula

Solicite a versão atualizada para saber se a situação do terreno está em ordem. Verifique se a propriedade está no nome do vendedor. Quem vai comprar uma construção pronta deve conferir se a mesma está averbada na matrícula.

Verificações de ações

No caso de compra de pessoa física, confira se há ações contra a mesma.

Certidão Negativa de Débitos (CDN)

Se a compra for realizada junto à pessoa jurídica, é importante solicitar essa certidão para ter certeza de que está tudo certo com a propriedade.

Carnê de IPTU

Verifique no carnê de IPTU informações relevantes, como valor venal, área do terreno, entre outras.

Certidão Negativa de Débitos Municipais

Analise essa certidão para se assegurar de que o terreno não possui dívidas com o município.

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

É importante verificar esse cadastro para ter certeza de que não terá problemas futuros.

Tipo de propriedade

Ao decidir comprar um terreno em área rural, é necessário saber de que tipo se trata: lote, quota de condomínio ou gleba. Cada um tem seus prós e contras que precisam ser verificados anteriormente.

3 – É um bom investimento para você?

Como já dissemos, muitas pessoas têm o desejo de ter um refúgio na roça, porém, será que esse é realmente um bom investimento para você? Para quem está considerando a compra de uma casa de campo para passar momentos agradáveis de descanso, fica a questão: você tem flexibilidade para viajar com frequência para o local em que a propriedade está localizada?

Mesmo sem tanta disponibilidade para viajar, ainda é possível que a casa de campo seja uma boa alternativa de investimento. Ter um segundo imóvel pode diversificar a forma como você investe seu dinheiro. No futuro esse bem pode se valorizar e ser vendido por um valor interessante para a poupança do seu filho, por exemplo. A dica é considerar o quanto essa compra representará um ônus ou um bônus no seu futuro.

4 – Procure ajuda profissional

Para encontrar a casa ou terreno dos seus sonhos no campo é importante contar com auxílio profissional. Um bom corretor de imóveis te ajudará a entender qual propriedade atende melhor seus desejos e representa um investimento mais interessante. Uma boa orientação é decisiva para fechar um bom negócio.

Pesquise a reputação das empresas antes de escolher qual procurar para iniciar a busca pela propriedade dos sonhos. Ter uma casa de campo deve representar ter mais paz e tranquilidade na sua vida.

Considere esses fatores antes de concretizar a compra e realize os seus sonhos!

Fonte imagem: pexels.com