Agronegócio

As oportunidades do plantio de cacau

O cacau tem voltado a se tornar uma das estrelas do cenário agrícola nacional, oferecendo inúmeras oportunidades para quem deseja investir em atividades rurais. Se você tem considerado essa possibilidade vai gostar de saber um pouco melhor o que é necessário para montar uma fazenda e como ter uma plantação de qualidade.

Histórico do plantio de cacau

Durante muito tempo, uma fazenda de cacau era sinônimo de negócio lucrativo — o Brasil era o maior exportador. Na década de 1990, porém, houve um grande abalo nesse mercado devido à proliferação da doença vassoura de bruxa, resultante da ação de um fungo. Os dois estados brasileiros que apresentam maior vocação para o plantio de cacau são o Pará e a Bahia, com destaque para Ilhéus. Uma curiosidade é que as fazendas de cacau aparecem na literatura do baiano Jorge Amado.

Atualmente, o cultivo de cacau vive uma nova fase positiva tornando-se inclusive aliado do processo de combate ao desmatamento da Amazônia, que nas últimas décadas teve a vegetação derrubada para a implantação de pastos. Quem pretende investir nesse cultivo deve estar ciente de que a vassoura de bruxa ainda pode ser um problema, mas que se trata de uma grande oportunidade de negócios com o desenvolvimento do mercado de chocolates finos que demandam cacau gourmet.

Manejo de fazenda de cacau

O foco dos produtores de cacau certamente são as fabricantes de chocolates finos que ganharam projeção no mercado na última década. Para atender às demandas específicas desse nicho de mercado é interessante investir no que tem sido chamado de cacau gourmet. Fazendas em locais de floresta têm a vantagem de aproveitar as árvores locais para fazer sombra aos cacaueiros (Theobroma cacao), um sistema de plantio de cacau chamado de cabruca.

Uma boa muda de cacau pode se tornar um excelente negócio, principalmente se for de espécies mais antigas. Hoje em dia há um extenso trabalho científico focado em desenvolver tipos híbridos de cacau que, em teoria, são mais resistentes à ação da vassoura de bruxa, mas que a longo prazo não se mostram tão resistentes. As plantas de perfil mais antigo conseguem se manter produzindo por uma média de 100 anos enquanto as modificadas geneticamente produzem por cerca de 20 anos.

Plantio natural

Em algumas fazendas já se está utilizando o sistema de plantio natural em áreas que estavam sem cobertura vegetal para pasto. Basicamente nesses casos o que se deve fazer é realizar o plantio de árvores nativas e deixar que os pássaros façam o trabalho de levar as sementes de cacau para a região. Essa é uma boa dica para quem está mudando a vocação produtiva de sua fazenda, e esse tipo de cultivo pode dar resposta em poucos anos.

Processo de manutenção e beneficiamento da plantação de cacau

O segredo para se ter uma plantação de cacau nos moldes do mercado focado no chocolateria gourmet é investir em variedades, isto é, ter grãos com diferentes aromas e sabores. No entanto, os produtores mais bem-sucedidos do segmento ressaltam que até mesmo as variedades mais simples, como a Pará e Parazinho, podem se tornar gourmet com o cuidado correto.

Além de manter a saúde da plantação é fundamental efetuar o processo de beneficiamento durante a colheita de maneira correta. O primeiro passo consiste em descartar os frutos que não estão em plenas condições, seja por estarem infectados com vassoura de bruxa, por estarem pardos ou por terem apodrecido. Os frutos sadios vão para o lote que será beneficiado.

O segundo momento da seleção de frutos é o da quebra da casca, que permite averiguar a cor interna do fruto. Quando apresenta uma tonalidade verde-escura, está infectado com vassoura de bruxa. Depois de colhidas, as amêndoas de cacau precisam passar pelo processo de fermentação que leva sete dias, com viradas a cada 48 horas.

Cochos de fermentação

Uma fazenda de cacau gourmet se diferencia de uma fazenda convencional de cacau basicamente pelo formato do cocho de fermentação utilizado para as amêndoas. Geralmente os cochos são quadrados ou retangulares, mas, para a produção gourmet, são redondos. Depois dos sete dias de fermentação é necessário verificar se as amêndoas estão dentro do padrão de qualidade através do corte das mesmas, e elas devem estar claras por dentro. O ideal para a sustentabilidade da fazenda é que pelo menos 80% da produção esteja em boas condições.

Estufa

O passo seguinte na produção do cacau é levar as amêndoas para secar em uma estufa. É fundamental que a estufa tenha ventilação para evitar que o cacau mofe. O cacau então é ensacado para que possa passar pelo último teste em que se verifica se ele tem a qualidade necessária para produzir um bom chocolate. Com cacau bom é possível fazer chocolate bom ou chocolate ruim, porém, se o cacau é ruim o chocolate também será ruim.