Relação entre ESG e o agronegócio
Agronegócio

Qual a relação entre ESG e o agronegócio?

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” e está cada vez mais associada ao agronegócio. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes como está estabelecida tal relação. 

O que é ESG? 

A sigla ESG, traduzida para o português, se refere a “ambiental, social e governança”. Dessa forma, essa sigla diz respeito a práticas sociais, ambientais e de governança de empresas

A sigla é usada, geralmente, para dizer o quanto um empreendimento está buscando formas de minimizar seus impactos no meio ambiente e construir uma sociedade mais justa. Companhias que se dedicam a desenvolver essa sigla tendem a ter processos de administração melhor estruturados.

Qual é a relação entre ESG e o agronegócio?

No Brasil, o setor agro é o responsável por gerar mais de 17 milhões de empregos, segundo uma pesquisa realizada pela USP. A principal atividade desse setor é a exportação de produtos agrícolas. 

Com números de destaque, o setor agro, tende a continuar crescendo, no entanto, precisa se atentar para as questões atuais. Dentre essas questões a que mais tem se destacado é o estreitamento da relação da sigla ESG e do agronegócio. 

O Brasil conquistou e vem mantendo a sua relevância no setor alimentício, sendo um dos maiores produtores de soja e café. Também sai na frente na produção de etanol. Existem chances reais de crescer nesses mercados, pois a demanda continuará crescendo. 

No entanto, para se manter bem posicionado nesse setor é impossível não observar com cuidado as questões ambientais. Um relatório da ONU apresentou conclusões bastante preocupantes em relação ao crescimento das emissões de gases do efeito estufa e do aquecimento global. 

Estima-se que a temperatura média do Brasil suba acima da média mundial. Além disso, a previsão é de que aumentem as chuvas nas regiões Sul e Sudeste, assim como a seca se potencialize no Nordeste. Dedicar-se a mudanças é fundamental para reverter esse quadro.

ESG: o avanço da pauta no agronegócio

O agronegócio no Brasil é responsável por aproximadamente 26% do PIB nacional. Na crise decorrente da pandemia do novo coronavírus, o setor se tornou a base da economia brasileira. Estima-se que a produção de grãos, em nosso país, cresça 27% até 2030. 

Sendo um dos principais exportadores do setor, o Brasil tem a possibilidade de liderar a transformação em escala global. Para isso, os critérios ESG devem ser implementados. Contudo, para que esse cenário seja possível é essencial que se desenvolva uma forte pauta sustentável, assim como um olhar mais amistoso para o meio ambiente.

No centro desse debate está a pressão dos consumidores por um setor agropecuário mais sustentável. Os investidores também estão adotando uma posição mais dura em relação a essa questão, evitando injetar capital em empreendimentos que não prezem pela sustentabilidade. 

Em contrapartida, aqueles que têm adotado uma postura mais proativa em relação ao meio ambiente estão sendo recompensados por seus esforços. Além de alcançar mais reconhecimento em seu mercado, esses produtores, estão reduzindo os riscos para seus empreendimentos. Assim tem maior acesso a investimentos e interesse dos consumidores.

ESG: confira as principais ações para se alinhar a pauta

Confira a seguir uma lista com as principais ações que podem ser adotadas por empresários do agronegócio para se alinhar à pauta ESG.

1 – Rastreabilidade da cadeia de valor

As empresas não podem ficar focadas somente em seu método de trabalho e atividades. Uma companhia do setor alimentício, por exemplo, não pode ter fornecedores que pratiquem desmatamento ilegal ou estejam ocupando áreas indígenas.

Logo, tornou-se uma ação fundamental aumentar a rastreabilidade e a transparência da cadeia de suprimentos. Trata-se de uma forma de mitigar os riscos e assegurar o compliance socioambiental. A tecnologia atual contribui para facilitar o mapeamento de todas essas variáveis.

2 – Maior investimento em inovação e digitalização

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a infraestrutura é o maior gargalo do agronegócio brasileiro. Paralelamente, a digitalização está gerando uma grande transformação no mercado. As propriedades rurais estão diretamente conectadas com os escritórios nos centros comerciais.

A tecnologia é uma grande aliada para manter a produção alinhada com os protocolos nacionais e internacionais, ou seja, sem riscos de irregularidades. Já existem soluções digitais disponíveis a preços acessíveis para monitorar as atividades rurais e reduzir os impactos no meio ambiente.

3 – Redução das emissões de gases do efeito estufa

Um dos principais fatores que vem contribuindo para o aquecimento global é a emissão descontrolada de gases do efeito estufa. Por isso é fundamental reverter esse quadro de emissões para que o futuro do planeta seja mais positivo. A neutralidade de carbono é uma das grandes metas da humanidade.

4 – Redução do desperdício de recursos naturais

Outro compromisso fundamental que os empresários do agronegócio precisam assumir para se alinhar ao ESG é reduzir o desperdício de recursos naturais. É essencial investir em técnicas e estratégias para usar conscientemente e sustentável esses recursos. 

5 – Liderança mais transparente

Uma parte fundamental da agenda ESG é que os empreendimentos tenham lideranças focadas em estabelecer uma comunicação clara e eficiente. A transparência com todos os envolvidos no processo é essencial para se manter nesse segmento.

Gostou de saber mais sobre a relação entre ESG e o agronegócio? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!