Working Penning
Curiosidades

Você conhece o Working Penning? Saiba mais sobre o esporte

Working Penning
Working Penning – Conheça o esporte

O Work Penning é uma competição realizada a cavalo que deriva de outra, o Team Penning. Ambas consistem em separar os bois, tocando-os para o curral ou outras áreas específicas da fazenda, com a diferença que uma é realizada individualmente e a outra em equipe. Originou-se de uma atividade que faz parte do dia a dia de quem trabalha no campo e acabou se transformando em uma opção de lazer que reúne amigos e famílias.

Entenda o que é o Working Penning

Sempre que um gado precisa receber algum cuidado, como uma medicação, por exemplo, é preciso que uma pessoa, montada em um cavalo, o separe do restante do rebanho, fechando-o em um curral. Para fazer isso, é preciso ser rápido e manter o foco no animal a ser encaminhado para o local, afastando-o do restante. Percebendo o desafio que essa tarefa envolve, peões dos Estados Unidos decidiram transformá-la em uma competição esportiva e foi daí que surgiu o Team Penning e, posteriormente, o Working Penning.

Ambas as modalidades são bastante parecidas, como a diferença de que no Team Penning os participantes formam equipes de três pessoas, geralmente famílias, que competem e precisam separar um lote com três gados dos demais no menor tempo. Já no Working Penning, cada competidor atua sozinho e precisa separar um único boi do restante do rebanho. Os gados são identificados através de números, que vão de 0 a 9, aqueles que devem ser tocados são sorteados antes do início da prova.

Dois pontos que contam muito durante uma competição de Team ou Working Penning são: a experiência dos cavaleiros e a agilidades dos cavalos, que são peças-chave para que a prova seja concluída no menor tempo possível. Os competidores mais experientes geralmente conseguem alcançar o objetivo, e levar o boi até o local determinado, em poucos segundos.

Regras do Working Penning e outras informações sobre o esporte

Assim como ocorre nas fazendas, os animais precisam ser tratados com o máximo de cuidado durante as competições de Working Penning. Por ser um esporte com cavalo que também conta com bois, é preciso que ambos sejam respeitados, não se pode bater em nenhum dos dois, nem gritar ou usar qualquer palavreado inapropriado durante a prova. O foco do esporte, e o que sagra os grandes campeões, é a técnica e não a agressividade.

Em se tratando dos competidores, podem participar homens e mulheres, adultos e crianças, que geralmente são divididos por categorias, como: feminino, masculino, profissional, amador e kids. É uma modalidade que, por ter surgido de uma atividade que faz parte do dia a dia da fazenda, reúne muitas famílias, tornando tudo ainda mais especial. Por isso, apesar de a maioria dos participantes serem homens, existe um número considerável de mulheres e crianças envolvidas com o esporte.

Não existem regras em relação à raça dos cavalos que serão usados durante a prova, o que dá bastante liberdade ao competidor e permite que participe com um animal com o qual já tenha uma relação de parceria, o que faz toda a diferença. Afinal de contas, no Working Penning a única ajuda que o cavaleiro ou a amazona tem para tocar o boi com o número sorteado é do cavalo, então, é importante que haja esse entrosamento.

Origem do Working Penning e a chegada no Brasil

O Working Penning tem esse nome porque, como mencionado anteriormente, surgiu nos Estados Unidos. A expressão Penning vem de pen, curral, e significa encurralar, que é realmente o objetivo do esporte, tocar o boi e encaminhá-lo para o curral. Atualmente, é praticado em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, diversos países da Europa e, claro, o Brasil.

Acredita-se que a modalidade tenha surgido em 1942, quando três cowboys estavam marcando bois em uma fazenda localizada em um condado no estado americano da Califórnia. Durante um intervalo para o almoço, eles tiveram a ideia de transformar aquela atividade em uma competição, para ver quem conseguia realizar a tarefa mais rapidamente. Após sete anos, no mesmo local, ocorreu o primeiro evento de Team Penning, que posteriormente deu origem ao Working Penning.

O esporte foi trazido para o Brasil por três apaixonados pelo universo country, Alex Saleta, Lié Gomes e Francês. Rafael Barcelos se juntou a eles e assim ocorreu a primeira prova da modalidade em nosso país, em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Atualmente, ocorrem competições de Working Penning em todo o Brasil, sem contar na prática informal realizada em fazendas por famílias e grupos de amigos. 

Gostou de saber mais a respeito do Working Penning? Confira outros posts do blog da Rodeo West e fique por dentro de todas as novidades mundo country, além de dicas para colocar em prática na lida da fazenda e para deixar o visual dos cowboys e cowgirls ainda mais estiloso.

Imagem: https://www.shutterstock.com/