Galinha caipira
Agronegócio

05 Dicas para iniciar a criação de galinha caipira

A criação de galinha caipira pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja investir em uma atividade rural. Com o mercado em expansão, se trata de um negócio com grande potencial para as famílias que vivem no campo. Confira a seguir dicas importantes para que seu empreendimento tenha sucesso.

Criação de galinha caipira: confira 05 dicas para começar e prosperar

Em alta, a criação de galinha caipira se caracteriza por ser realizada geralmente em unidades familiares e artesanalmente. Para as famílias que investem na criação desses animais,é uma oportunidade de aumentar a sua renda.

A demanda do mercado tem crescido e gerado oportunidades para quem deseja entrar nesse segmento. Se você está pensando em iniciar a criação de galinha caipira veio ao artigo certo, pois daremos dicas essenciais para alcançar o sucesso.

1 – Pesquise sobre o setor de avicultura no Brasil

Como mencionamos acima, a criação de galinha caipira é bastante concentrada nas propriedades familiares. Visando manter um bom nível de qualidade, o governo estabeleceu normas para o sistema de produção de frangos e ovos caipiras. O objetivo de tais normas é proporcionar uma criação mais saudável, o que se reflete na produção de carne branca de maior qualidade.

Para quem tem dúvidas, aconselhamos que busque mais informações na apostila do Sebrae sobre criação de galinhas caipiras. Seguir as normas é imprescindível para ter uma criação de qualidade e para se estabelecer no mercado.

2 – Invista em infraestrutura

Criar frangos, independentemente do tamanho da sua fazenda, demanda o mínimo de infraestrutura, inclusive para atender as exigências acerca do sistema de criação. Destacam-se como os principais fatores para levar a criação adiante instalações adequadas, capacidade de manejo, boa nutrição, planejamento de criação e possibilidade de investimento.

As exigências básicas para a criação de galinhas caipiras são: ter um galpão para refúgio e um sistema de piquetes para as pastagens. As instalações devem atender o conforto térmico de cada etapa e seguir padrões de higiene para manter a salubridade. O galpão deve medir mais ou menos 10 metros.

Os materiais utilizados para a construção dos galinheiros e pinteiros são de baixo custo, duráveis e fáceis de encontrar. O piquete, por sua vez, deve ser forrado com telas com no mínimo 1,5 metros de altura e 20 cm junto ao solo. Esse espaço é essencial para impedir o contato com o solo.

3 – Alimentação da galinha caipira

É importante citar que a criação de galinha caipira pode ter a finalidade de consumo próprio, algo comum na roça. Contudo, se o objetivo for comercial, é necessário fornecer alimentação balanceada para os seus animais. Essa alimentação será a fonte de nutrientes para a geração de carne e ovos adequados para o mercado consumidor.

Os criadores podem fabricar a ração das galinhas caipiras em sua propriedade. Para isso, é preciso obter a fórmula da ração com um técnico habilitado e contar com máquinas de triturar e misturar os ingredientes.

No caso da compra da ração para as galinhas caipiras, é necessário investir em uma opção bastante energética para ajudar no crescimento acelerado. Há boas opções de fórmulas de qualidade no mercado.

4 – Manejo produtivo da galinha caipira

A criação de aves se caracteriza por manter machos e fêmeas no mesmo espaço. Geralmente, esse tipo de criação forma famílias, se o criador deseja criar animais de raça pura deve optar por ter galpões e piquetes separados. Já nos casos em que o objetivo da criação é a incubação de ovos, a recomendação é separar em um galpão um macho para um número entre oito e dez fêmeas.

No entanto, quando o intuito é a produção de carne, as aves devem ser mantidas no local até 85 dias, idade para o abate. Lembre-se de que o crescimento dos pintos para que se tornem frangos caipiras depende de alguns fatores como: temperatura, ambiente salubre, altura adequada dos comedouros e vacinas.

5 – Entenda as diferenças entre galinhas caipiras e de granja

Por fim, é importante que os criadores entendam quais são as diferenças entre as galinhas caipiras e as galinhas selecionadas de granja. Um dos principais pontos de diferenciação é a alimentação desses animais. As galinhas de granja são alimentadas exclusivamente no comedouro com ração balanceada.

Já as galinhas caipiras têm sua alimentação diversificada, incluindo restos de culturas, grãos, minhocas, insetos, répteis de pequeno porte e, em alguns casos, uma parte em ração balanceada.

Em termos de produtividade, as galinhas de granja botam mais ovos devido à sua alimentação balanceada. Contudo, se for levado em consideração que a alimentação das galinhas caipiras é praticamente toda proveniente do ambiente, o criador leva vantagem. Galinhas caipiras botam em média metade do que as galinhas de granjas, mas dão menos custos de alimentação. Os ovos caipiras têm boa saída no mercado.

Com essas dicas você já pode iniciar a sua criação de galinha caipira!

Fonte imagem: pixabay.com