Homem pensando em como contratar mão de obra qualificada
Agronegócio

Mão de obra qualificada: 05 dicas para contratá-la no setor agro

A cada dia há mais recursos tecnológicos empregados no setor agro e isso demanda a contratação de mão de obra qualificada para trabalhar com esses equipamentos e processos. Prossiga na leitura e confira dicas relevantes de como encontrar os profissionais mais qualificados para essa nova realidade do campo.

5 Dicas de como contratar mão de obra qualificada no setor agro

Contar com profissionais preparados para trabalhar com os novos recursos disponíveis no campo é determinante para alavancar a produtividade no agronegócio. Contudo, essa mão de obra ainda não está sendo formada na mesma velocidade de modernização do campo. 

Esse descompasso torna necessário que os produtores rurais se empenhem mais na contratação de seus colaboradores. A seguir listamos 5 dicas de como selecionar os melhores profissionais para atender as demandas do seu empreendimento rural. 

1 – Atenção ao perfil profissional

Atualmente, o trabalhador rural precisa ter um perfil mais versátil, haja vista que realizará atividades que antes não existiam. A maior inserção da tecnologia no dia a dia do agronegócio tornou necessário formular e buscar por um novo perfil profissional. É essencial que as habilidades e o perfil que estão sendo buscados estejam bem claros para os potenciais interessados.

Um trabalho de divulgação mais amplo dessas novas exigências contribuirá para que os profissionais busquem por mais qualificação para atender as demandas. Em suma, é crucial que os empregadores do setor rural elaborem definições mais completas e diretas a respeito do que estão buscando, abrindo margem para a busca por qualificação.

2 – Foque em encontrar os melhores candidatos

A partir do momento em que o perfil dos candidatos desejados já está claro, é essencial saber onde encontrá-los. Como citamos anteriormente, o ritmo de qualificação é mais lento em comparação com o ritmo de demanda do mercado. Dessa forma, é um pouco mais complexo encontrar os candidatos ideais para as vagas em aberto.

Tentando reduzir esse gargalo do mercado rural, existem iniciativas como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), cujo foco está na elaboração e disponibilização de cursos para formar profissionais mais preparados para atuar no campo de hoje. Além dessa, há outras iniciativas que visam potencializar o acesso dos trabalhadores rurais à qualificação.

Em paralelo a esse movimento de oferta de capacitação, há também o aumento do número de novos talentos. Esses profissionais já chegam ao mercado do agronegócio com alguma experiência e formação agrodigital. 

3 – Treinamentos

A tecnologia contribui consideravelmente para o aumento da produtividade e otimização das produções e criações. No entanto, é determinante contar com mão de obra qualificada para trabalhar corretamente com esses recursos.

Desenhou-se um cenário em que a mão de obra precisa manter-se em constante especialização. Os recursos tecnológicos dão saltos diários e isso precisa ser acompanhado por quem irá operá-los.

No momento da seleção de mão de obra, especialmente os pequenos agricultores, devem ficar atentos às experiências que fazem parte da trajetória profissional dos candidatos. Essas experiências podem ser bastante significativas para levar a propriedade para o futuro do agronegócio. 

Contudo, além de observar a qualificação que os profissionais já possuem, é preciso olhar também para o que a fazenda pode oferecer. Investir em treinamentos para agregar mais valor ao capital humano é uma forma de pensar mais adiante.

É interessante buscar parcerias com fornecedores de equipamentos, por exemplo. Essas empresas costumam disponibilizar profissionais para realizar treinamentos com trabalhadores de propriedades rurais.

4 – Ofereça vagas atraentes

Em um mercado em que há poucos profissionais qualificados para as vagas, é fundamental buscar mecanismos de atração de talentos. Isso significa que as vagas disponibilizadas pela sua propriedade devem ter a capacidade de se destacar dentre as concorrentes. As vagas deverão apresentar aspectos positivos para chamar a atenção dos melhores profissionais.

Entre os fatores que devem ser considerados estão as atividades que serão desempenhadas, os equipamentos utilizados e a capacitação oferecida. Estamos passando por uma verdadeira revolução tecnológica e trabalhar com recursos como Internet das Coisas pode ser um grande atrativo. 

Os profissionais do campo estão cada vez mais focados em encontrar oportunidades que permitam o seu aprimoramento. Também é interessante que as empresas rurais comecem a oferecer benefícios diferenciais, tal qual fazem as empresas urbanas. 

5 – Avalie a facilidade de aprendizado tecnológico

Como citamos algumas vezes ao longo deste artigo, o ritmo de qualificação da mão de obra do campo ainda não está na mesma velocidade das demandas por profissionais capacitados para esse novo mercado. Dessa maneira, é importante que os donos de propriedades rurais analisem o quanto é ou não fácil para esses profissionais ter acesso ao aprendizado tecnológico.

Dependendo do resultado dessa análise, é importante considerar a possibilidade de contratar colaboradores sem a devida qualificação e fornecer a eles treinamento. Nos momentos de transição do mercado de trabalho, é preciso que as empresas contribuam com a oferta dos recursos que estão em falta para os aspirantes a uma vaga.

Com essas dicas vai ser mais fácil contratar mão de obra qualificada. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com