Criação de Gado
Animais,  Curiosidades

5 Dicas para Iniciar uma Criação de Gado

como-tirar-mofo-de-roupas-de-couro
Dicas para iniciar a Criação de Gado

Iniciar uma criação de gado de corte pode significar independência financeira e excelentes lucros. No entanto, quem está entrando nesse mercado deve ficar atento a algumas questões que dizem respeito à estruturação do empreendimento, pois ela é essencial para o sucesso do negócio. A seguir, daremos 5 dicas preciosas para começar com o pé direito a sua criação de gado e se estabelecer nesse segmento, que é bastante promissor no Brasil.

5 Dicas para quem quer iniciar uma criação de gado

Se você sonha em ter uma criação de gado de qualidade, seja para corte, produção de leite ou exposição em leilões, e que ofereça retorno, é necessário saber que precisará fazer um investimento relativamente alto. Ter uma boa estrutura e boas matrizes faz toda a diferença no sucesso do empreendimento, assim como ter funcionários qualificados, já que é preciso oferecer uma remuneração equivalente à expertise dos profissionais contratados.

Dica 1 – Atenção com a localização

A propriedade em que será feita a criação dos gados precisa ter uma boa localização, tanto para a tranquilidade dos animais, como em termos de acesso para fornecedores e clientes. Devido ao espaço necessário para que o gado seja criado com qualidade e observando os rigores técnicos, é essencial que essa propriedade esteja localizada no meio rural, preferencialmente no interior dos estados.

Contudo, é importante que seja um local em que haja mão de obra qualificada passível de ser contratada. Além do espaço para os animais (incluindo área de alimentação e manuseio), a fazenda deve ter uma área para a construção da sede administrativa, que é onde serão fechadas as negociações.

Dica 2 – Estrutura para criar gado de qualidade

A qualidade da carne, leite ou gado fornecidos por sua empresa dependerá diretamente da forma como o animal é criado, ou seja, da estrutura que a propriedade fornece para eles. Para aqueles que estão iniciando a incursão nesse universo, recomendamos que tenham pelo menos os dois itens seguintes: moradia e curral para o gado.

Conforme o negócio for se estabelecendo, é importante investir em estrutura, com especial relevância para bebedouro disponível em cada divisão do pasto, cochos específicos para cada tipo de suplemento, além de curral para realizar o manejo e a vacinação dos animais.

Dica 3 – Saiba escolher a raça do gado

Essa questão é primordial para o sucesso da criação de gado, pois algumas raças oferecem se destacam mais, dependendo da finalidade dos animais. Algumas das melhores opções são:

  • Corte: Red Poll, Angus Hereford, Simental, Galloway e Shorthorn.
  • Produção de leite: Holandesa, Jersey, Pardo Suíça, Girolando e Gir Leiteiro.
  • Leilões: Brahman, Guzerá, Gir, Nelore e Tabapuã.

Quando for fazer a compra da matriz, é essencial buscar criações com referência no mercado, assim como levar um médico veterinário para atestar a saúde e qualidade do animal. Alguns problemas de saúde podem passar despercebidos e resultar em um futuro gado magro e sem muitas qualidades para a venda.

Dica 4 – Entenda as fases da criação do gado

O gado, de modo geral, possui fases de criação, que contam com etapas direcionadas para a sua finalidade. Em se tratando do animal de corte, as fases são: criação, recria e engorda. Entenda maiores detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Criação

Nessa etapa, o criador deve se concentrar em questões relativas à reprodução, pois é essencial que os animais tenham saúde desde o ventre da mãe até o momento de se reproduzirem. Esse cuidado demanda a presença de médicos veterinários na propriedade e investigação intensa de todo e qualquer problema que possa vir a se manifestar.

A reprodução deve acontecer com os melhores touros e vacas disponíveis, que precisam estar em sua melhor forma e em idade adequada. Há diversos métodos que podem ser empregados na criação de gado para que haja melhor aproveitamento desses animais, com destaque para o aprimoramento genético.

Recria

Essa fase tem início a partir do desmame do bezerro e tem grande relevância, por ser essencial para que o animal cresça com saúde e se desenvolva adequadamente. A alimentação deve ser um dos principais cuidados do criador durante esse período, o que vale para todos os tipos de criação de gado.

Engorda

Momento em que o gado recebe alimentação direcionada para o ganho de peso, resultando, assim, em mais carne e qualidade para o consumidor. A alimentação nessa fase deve ser uma combinação de rações especiais e pasto. Não é consumindo qualquer tipo de alimento que seu gado deve engordar, por isso, destacamos a importância do investimento para uma criação de qualidade.

Dica 5 – Forma de manejo

O criador que está iniciando com o seu rebanho de gado de corte, deve escolher uma das duas principais formas de manejo para alimentá-lo: pecuária extensiva ou confinamento do gado de corte. No primeiro caso, o gado é criado solto no pasto, com destaque para a alimentação natural reforçada.

Na segunda forma de manejo, os animais são criados em pequenos espaços de confinamento e recebem uma alimentação balanceada, quase sempre na forma de ração. Trata-se de um método que permite maior controle da engorda de cada gado. A escolha é essencial para determinar como será a parte estrutural da propriedade e do tipo de alimentação que será fornecido.

Com essas dicas é possível começar a desenvolver uma criação de gado e outros animais de fazenda com excelente retorno financeiro. Além disso, é importante ter esses cuidados para firmar seu nome no segmento de mercado escolhido e se tornar uma referência entre os criadores da sua região.

Imagem:  https://www.shutterstock.com/home