Modas de Viola
Música

As 10 melhores modas de viola que marcaram décadas

A moda de viola é um estilo que reflete, como nenhum outro tipo de música, a vida no campo com suas alegrias e dificuldades. Esse estilo, conhecido por seus contornos caipiras, se desenvolveu na década de 1930, tendo como seu criador Cornélio Pires. Uma de suas principais características é contar com solos de viola acompanhados por versos longos que contam uma história.

Conheça as 10 melhores modas de viola que marcaram décadas

Bastante popular nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, tendo as letras escritas e decoradas, a moda de viola recebeu a alcunha de verdadeira música do campo. Na região Nordeste do país há uma modalidade em que as letras são inventadas na hora, de improviso.

Confira as 10 melhores modas do Brasil, canções que marcaram época e se tornaram inesquecíveis.

1 – Moda de viola: Nelore Valente – Dino Franco e Mouraí

Uma bela história de compaixão contada em versos acompanhados por uma viola caipira. Um dia, um pequeno peão e seu avô receberam uma ordem do patrão: matar um bezerro que estava doente. Os dois tiveram pena do animal e o levaram para sua casinha simples, onde o trataram com benzimentos, ervas e muito amor. Quando o dono da fazenda descobriu, os demitiu.

O tempo passou e o bezerro se tornou um boi forte, um dia, um homem desesperado passou gritando pela propriedade dizendo que havia sofrido um acidente de carro e que seu filho estava preso. Logo, o menino e o avô levaram o Nelore valente para ajudar no resgate. O homem pediu para comprar o boi que ajudou seu filho e logo ouviu que não tinha preço o boi que ele mesmo havia mandado matar.

2 – Moda de viola: Catimbau – Liu e Léu

Catimbau era um modesto capataz que se apaixonou perdidamente por Rosinha, filha de um fazendeiro muito rico. Mesmo sabendo da distância social entre eles, o rapaz pediu um beijo à moça, que disse que naquele dia não, mas poderia ser no dia da festa de São João. No dia da festa, o pai de Rosinha desafiou os peões presentes a laçar seu boi mais bravo, o Ventania.

Ninguém queria se arriscar, nem Catimbau, mas logo a moça o convenceu que lhe daria o beijo se ele conseguisse a façanha e lá foi o capataz, porém, no momento de laçar, algo deu errado e o animal teve a cabeça decepada. Rosinha lhe deu um beijo triste e assim acabou a história.

3 – Moda de viola: Sapato 42 – João Mulato e Douradinho

Uma música caipira que fala sobre a relação de um homem do campo chamado Tião com a sua mãe. Ele mostra para um amigo a sua coleção de sapatos da vida toda, dizendo que os primeiros foram comprados por sua mãe. Cada sola desgastada conta um pedaço da dura vida desse peão que sofreu o baque mais difícil quando chegou ao sapato tamanho 42, pois foi quando sua mãe faleceu.

4 – Moda de viola: Rei do Gado – Tião Carreiro e Pardinho

Essa moda de viola marcou décadas e foi o tema de abertura da novela de mesmo nome da Rede Globo. A história contada é a de um peão que, cansado da sua viagem, resolveu entrar em um bar, mas como ele estava trajado com simplicidade logo teve sua atenção chamada pelo “rei do café”.

O homem fez questão de dizer que naquele bar só poderiam entrar pessoas de alto nível. O peão não se alterou, simplesmente se levantou, pagou sua bebida com mil cruzeiros, deixando o troco para o garçom, e disse que se quisessem saber onde encontrá-lo era só perguntar pelo “rei do gado”.

 

5 – Moda de viola: Marvada Pinga – Inezita Barroso

Uma moda de viola muito divertida e que, inicialmente, era intitulada Festança no Tietê, mas o nome que pegou mesmo foi o de Marvada Pinga. A moda foi imortalizada na voz marcante de Inezita Barroso e com certeza muita gente se identifica com a história de alguém que não sai do balcão do bar. 

6 – Moda de viola: Padecimento – Tião Carreiro e Pardinho

O tema dessa música sertaneja são as modas de viola, destacando a tríade de assuntos mais comuns nesse tipo de canção: a vida dura no campo, a rotina do peão de boiadeiro e as histórias diferentes e cheias de emoção que cercam a vida do homem caipira.

7 – Moda de viola: Minha Vida – Vieira e Vieirinha

A vida a que se refere o nome da moda é a dos cantores que sempre amaram viver no campo, mas que tiveram que se desapegar dessa realidade com apenas 15 anos de idade, indo para a cidade. Fala sobre as desventuras vividas por homens do meio rural que tentam ganhar a vida nos grandes centros urbanos, mesmo não gostando das novas funções. Segundo a moda, foi apenas na viola que eles encontraram alguma alegria.

8 – Moda de viola: Chico Mineiro – Tonico e Tinoco

Nessa moda conhecemos a história de Chico Mineiro através de seu melhor amigo que descobre que o companheiro de toda uma vida e aventuras era na verdade seu irmão. Infelizmente, ele descobre isso no dia em que Chico é assassinado, impedindo que dois pudessem aproveitar o parentesco recém-descoberto. 

9 – Moda de viola: Moça Boiadeira – Raul Torres e Florêncio

Nessa moda de viola, uma jovem boiadeira ajuda dois peões a encontrar uma vaca que ambos haviam deixado fugir enquanto faziam a marcação dos bois do fazendeiro. Os homens se surpreendem com tamanha valentia e beleza reunidas em uma única mulher que ainda recusa o pagamento que quinhentos cruzeiros que eles oferecem.

10 – Moda de viola: Boi Soberano – Zé Carreiro e Carreirinho

O narrador fala de como sente saudade dos seus tempos de boiadeiro e se lembra da vez em que levou um boi bandido de nome Soberano em meio a uma boiada de 600 cabeças. O dono do animal avisou que ele era difícil e sempre causava danos, quando o boiadeiro chegou a Barretos precisou controlar o estouro da boiada.

Os animais que seguiam Soberano avançaram pela cidade, causando desordem, o comércio fechou e as pessoas correram. Um menino, porém, desmaiou de susto e ficou caído sem sentido no caminho da boiada. O boiadeiro não acreditou quando viu Soberano ficar parado sobre o menino, evitando que o resto da boiada passasse por cima dele.

Gostou de conhecer as 10 melhores modas de viola? Confira outras novidades do mundo country em outros artigos do blog da Rodeo West!