Polinização
Agronegócio

Polinização: conheça sua importância na agricultura

A polinização realizada por animais é fundamental para 76% das espécies de plantas utilizadas para a produção de alimentos. Dessa forma, é possível perceber que esse é um serviço ecossistêmico de grande relevância. Continue lendo para entender mais sobre a ligação entre esse trabalho realizado por animais e a produção agrícola humana.

O que é a polinização?

A polinização é um processo em que as células reprodutivas masculinas são direcionadas para o receptor feminino da flor. A transferência se dá através do pólen, motivo pelo qual o processo se chama polinização. O encontro entre os gametas feminino e masculino é o que gera a fecundação. A partir da fecundação ocorre a produção de sementes e frutos.

Ficou evidente que a polinização tem um papel crucial para o desenvolvimento e perpetuação das plantas, não é mesmo? O processo pode ser realizado tanto por animais quanto por outros agentes, como o vento ou a água. No entanto, grande parte das plantas nativas ou cultivadas passa pela polinização animal. Inclusive, essas espécies dependem do trabalho dos polinizadores para se desenvolver.

Para se ter uma ideia, em países de clima tropical, como o Brasil, cerca de 94% das plantas são polinizadas por agentes animais. O grupo de polinizadores que mais se destaca é o das abelhas. Elas visitam mais de 90% das 107 principais espécies agrícolas do planeta. A polinização é imprescindível para a agricultura.

Os dois tipos de polinização

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes os dois tipos de polinização existentes.

Polinização cruzada

Polinização cruzada é o processo em que ocorre a transferência de pólen de uma flor para outra flor da mesma espécie. Imagine que um polinizador leva o pólen de uma flor de macieira para a flor de outro pé de maçã, isso é uma polinização cruzada. É a partir disso que se dá a fecundação e produção de sementes e frutos.

Autopolinização

Nesse tipo de polinização, ocorre a transferência do pólen do órgão masculino para o órgão feminino da mesma planta. É um processo em que a planta não depende de outra flor para que possa se reproduzir. As plantas que realizam a autopolinização são algodão, ervilha e fumo.

Quais são os benefícios que os polinizadores oferecem?

Os animais polinizadores podem ser entendidos como sendo pequenos agricultores e contribuem para aumentar a variedade genética entre as plantas. Confira, a seguir, mais detalhes sobre esses benefícios.

Manutenção da população de plantas e variabilidade genética

Os animais polinizadores contribuem para a manutenção da população de plantas e para que haja maior variabilidade genética. O trabalho dos agentes de polinização é crucial para a preservação da biodiversidade e para tornar as colheitas cada vez mais ricas em variedades.

Fornecimento confiável

A ação dos agentes polinizadores oferece um fornecimento confiável de sementes, frutos e mel. A base para a atividade agrícola estável.

Ganhos econômicos

Estima-se que apenas no Brasil a polinização seja responsável por ganhos na atividade agrícola na casa de U$S 12 bilhões. Um dado que permite visualizar esse benefício com mais clareza é o de que das 191 plantas silvestres ou cultivadas em nosso país, 144 (75%) recebem a visita de polinizadores.

Sem a atividade de polinização, a agricultura brasileira ficaria seriamente comprometida, afinal, uma em cada três plantas em solo nacional são polinizadas por insetos como abelhas. A proteção e manutenção da biodiversidade é decisiva para perpetuar a vida das abelhas e, também, do ser humano em médio e longo prazo.

Dicas para atrair polinizadores

As abelhas polinizadoras têm um papel fundamental para o bom desenvolvimento da agricultura. Sem elas, não tem polinização e as plantas não se reproduzem. Confira a seguir dicas para atrair polinizadores para a sua propriedade.

Plantio direto

O não revolvimento do solo permite que as abelhas tenham mais facilidade para construir os seus ninhos.

Cultivo próximo a áreas de vegetação natural

As abelhas tendem a encontrar espaço nesses locais para construir seus ninhos, aumentando, assim, a sua presença em determinadas culturas.

Consórcio de culturas

Mais abelhas são atraídas quando se faz o cultivo de plantas diferentes próximas, aumentando a disponibilidade de alimentos.

Defensivos agrícolas usados corretamente

É fundamental ter um uso correto dos defensivos agrícolas, esses produtos somente devem ser utilizados quando há real necessidade. Devem ser integrados no contexto do manejo de pragas.

Irrigação

É importante que o sistema de irrigação seja adequado para que não atrapalhe as abelhas, o mais recomendado é a subirrigação. Outra possibilidade é realizar a irrigação em um momento em que as abelhas não estejam tão presentes nas flores.

Troncos para ninhos

A oferta de troncos de árvores mortas é interessante para que as abelhas tenham onde construir os seus ninhos.

A polinização é crucial para a agricultura e você pode atrair agentes polinizadores para a sua propriedade!

Fonte imagem: pixabay.com