Cavalo árabe
Animais

Cavalo Árabe – Inteligência e elegância – Conheça mais da raça

Cavalo árabe
Saiba mais sobre a Raça de cavalo árabe

A raça de cavalo conhecida como árabe teve sua origem há milhares de anos e é considerada a mais antiga do mundo. Duas de suas características mais apreciadas são o temperamento amigável e a beleza. Se deseja saber mais a respeito desse animal que encanta criadores e apaixonados pelo mundo country em todo o mundo, é só continuar acompanhando.

História do cavalo árabe – Uma das raças mais antigas do mundo

Apesar de não haver um consenso sobre sua origem, acredita-se que, como o próprio nome sugere, o cavalo árabe seja originário da Península Arábica. Sua história se iniciou por volta do ano 3000 aC, época em que eram importantes membros das tribos de beduínos, nome dado aos nômades que viviam no deserto, sendo usados para montaria, transporte de cargas e, até mesmo, em guerras. A proximidade entre as pessoas e os animais era tão grandes que muitas famílias os levavam para dentro de suas tendas ao anoitecer.

Conforme o tempo foi passando, principalmente por conta das guerras e do comércio, a raça, que partiu da Ásia, chegou também a várias partes da Europa. Por volta do ano de 1700 chegou aos Estados Unidos, tendo seu registro fundado no país em 1908. Figuras de grande importância para a história mundial, como Napoleão Bonaparte; Alexandre, o grande; Genghis Khan e o primeiro presidente norte americano George Washington, possuíam cavalos árabes.

Características da raça de cavalo árabe

Um dos diferenciais do cavalo árabe é que, se comparado a outras raças, ele possui uma estatura menor. Sua altura pode ir de 1,42 a 1,62 metros, em média, e o peso costuma variar entre 360 a 460 quilos. Independentemente de ser relativamente menore, tem como diferencial a força e resistência, mesmo quando está sob condições adversas, o que se deve exatamente por conta do tamanho compacto e, ao mesmo tempo, robusto.

Em relação à pelagem, as que são aceitas dentro do padrão da raça são: castanho (marrom escuro), tordilho (tom claro acinzentado) e alazão (avermelhado), com algumas variações dependendo da cruza. Falando sobre o volume dos pelos, tende a variar de acordo com o clima da região. No inverno, por exemplo, a tendência é que se torne mais volumoso como forma de proteção, já no verão acontece o oposto.

Cuidados necessários com o cavalo árabe

Antes de adquirir um cavalo, é essencial se informar em relação aos cuidados que precisam ser tomados. Afinal, é preciso ter condições de oferecer tudo o que o animal precisa para se manter saudável. Saiba mais sobre alguns pontos a considerar em relação a essa raça.

Alimentação

Um fato curioso sobre a alimentação do cavalo árabe é que, por conta de sua origem no deserto, precisa de uma quantidade relativamente menor de comida do que outras raças de cavalo. Mas, de forma geral, os alimentos são os mesmos: ração, feno, grama, grãos e alguns tipos de frutas e vegetais. Além de se atentar à quantidade, para evitar tanto o excesso quanto a falta de alimentos, é preciso cuidar para que o animal receba todos os nutrientes que precisa. Por isso, é importante contar com a orientação de um veterinário.

Higiene

Em se tratando de higiene, os cavalos árabes precisam dos mesmos tipos de cuidados que são padrão entre equinos, a fim de manter a pelagem e a pele saudáveis. Algumas das atitudes essenciais incluem a escovação regular, principalmente após exercícios, que serve tanto para eliminar os pelos mortos quanto o excesso de suor, além de distribuir o óleo produzido pela pele. Outra medida inclui usar um produto desembaraçador, próprio para cavalos, para manter a crina e a cauda macias. Os cascos precisam ser limpos diariamente, bem como a verificação se há ferimentos.

Principais diferenciais do cavalo árabe

Como mencionado no início do artigo, o temperamento amigável está entre as principais características do cavalo árabe. Contudo, por ser um animal altamente inteligente, tem algumas necessidades diferentes, se comparado a outros animais de fazenda, principalmente porque exige bastante atenção por parte de seus criadores. Ele gosta de estar entre seres humanos, um traço de personalidade que o acompanha desde o seu surgimento.

Por ter sido uma raça muito utilizada em guerras, os criadores do passado não tinham como treinar seus cavalos árabes, afinal, as batalhas não esperavam. Mas isso não atrapalhava em nada seu desempenho em campo, exatamente por terem a habilidade de aprender rápido, o que prova que realmente é uma raça com uma inteligência diferenciada. São características como essas que tornam esse animal tão fascinante e amado por criadores e apaixonados pelo mundo country.

No Brasil, existe a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe, que foi fundada em 1964 e realiza exposições e competições, com o objetivo de representar os criadores e fomentar a criação em nosso país.

 

Fontes:

https://www.comprerural.com/raca-arabe-padroes-oficiais-da-raca/

https://www.canalrural.com.br/noticias/conheca-cuidados-com-cores-cavalo-arabe-60139/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/cavalo-arabe

http://www.abcca.com.br/

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/