Sons de Cavalos
Animais

Sons de Cavalos – Conheça algumas curiosidades

Você sabe interpretar os sons de cavalos emitidos por eles no dia a dia? Saiba que é importante conhecer um pouco mais sobre a intenção que os animais têm ao emitir tais vocalizações. Assim como o ser humano utiliza palavras para exprimir seus sentimentos, um cavalo usa diferentes tipos de sonoridades para se comunicar. 

Conheça algumas curiosidades sobre sons de cavalos

Cavalos podem emitir algumas variedades de sons distintos, cada um tem um sentido e transmite uma mensagem diferente. Conseguir entender esses sinais sonoros é o segredo para desenvolver uma boa relação com esses animais. A seguir, vamos explicar com mais detalhes como identificar tais sons e entender o que os equinos estão tentando comunicar.

Guincho

Um som alto e agudo que indica o desagrado do cavalo em relação a alguma coisa. Como é emitido antes de o animal morder ou dar um coice, é recomendado ficar bem atento ao ouvir um guincho. Os garanhões costumam guinchar antes de lutar entre si e as fêmeas guincham para avisar que não querem ser cortejadas por um macho. 

Relincho

Esse é, com certeza, o mais característico dentre os sons de cavalos, basicamente, tem o objetivo de revelar a posição atual do equino. É uma forma de comunicação, usada para avisar aos demais onde ele está. Os potros costumam relinchar quando estão longe de suas mães. Para isso, os cavalos esticam o pescoço, erguem a cabeça e, na sequência, abrem bem a boca, deixando que o som flua. Inclusive, esse é um ruído que é considerado bonito pelos apaixonados por cavalos. 

Sopro

O sopro pode ser descrito como um relincho emitido apenas pelas narinas e consiste em uma espécie de cumprimento entre os animais. Geralmente, os equinos emitem o sopro para companheiros de manada, no entanto, existem casos em que o cumprimento é destinado também a desconhecidos. É uma forma simpática de dizer “oi, como você está?”. 

Bufo ou resfolego

Podemos dizer que esse som é um meio termo entre o relincho e o sopro, a vibração das narinas do equino é que emite o barulho, sua garganta não participa. O ar sai rapidamente, de maneira que as narinas vibram, produzindo o som característico. 

Os cavalos usam o resfolego como um alerta para avisar aos demais componentes da manada que há algum risco. Contudo, algumas vezes, emitem esse som apenas para limpar as suas narinas. Preste atenção ao contexto para entender se o animal está se sentindo ameaçado de alguma forma ou apenas querendo respirar melhor. 

Ronco de comprimento

Um som trepidante que é uma indicação para que outros cavalos se aproximem, é como se eles estivessem dando um “oi” para os companheiros de manada. Essas formas de comunicação sonora, voltadas para cumprimentos, contribuem para uma melhor socialização entre os equinos. 

Ronco maternal

Um som suave que a égua emite para demonstrar que está preocupada com seus filhotes. É uma manifestação de carinho e cuidado por parte delas. 

Ronco de namoro

Normalmente, vem acompanhado de um movimento de abanar de cabeça, com as narinas abertas e a boca fechada. É um som que apresenta conotação sexual, o equino costuma emitir esse ronco ao se aproximar de uma égua do seu interesse. Observe como a égua que está sendo cortejada responde a essa manifestação de interesse do cavalo. 

Rugido

Som emitido pelos cavalos quando se encontram em um estado emocional intenso, com sentimentos como medo ou raiva. É difícil ver cavalos domésticos rugindo, no entanto, é um som comum em lutas entre aqueles que vivem de modo selvagem. Assistir esses animais travando uma batalha, independente do motivo, pode ser bem assustador. 

Grunhido

Um som que demonstra alegria e se caracteriza por ser descontínuo, geralmente, os equinos grunhem quando reconhecem outro cavalo ou, até mesmo, uma pessoa com quem convivem. Esse som pode ser associado, ainda, à satisfação de encontrar comida e água. Quando um cavalo grunhe, está tentando comunicar que algo bom está acontecendo com ele. 

Preste atenção à comunicação dos seus cavalos

Os animais e seus sons têm muito a dizer para os criadores, podem revelar a existência de alguma doença, podem demonstrar uma falta de ânimo para realizar as atividades cotidianas e, até mesmo, o surgimento de alguma necessidade. Observe com atenção os seus cavalos a fim de ter uma ideia mais clara sobre qual é o seu perfil de humor. Assim, ficará mais simples detectar mudanças com potencial de revelar problemas.

Mais uma vez, alertamos que os cavalos emitem sons como uma forma de transmitir uma mensagem para os outros equinos e, também, a respeito de sua condição de saúde. O ideal é que os animais contem com acompanhamento veterinário constante para que possam ter sua saúde monitorada. 

Gostou de saber mais sobre os sons emitidos por esses animais tão fascinantes? Aproveite para conferir outras novidades do mundo country, acessando outros artigos do blog da Rodeo West! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home