Animais

Dicas de Como Usar as Rédea Para Cavalos

Quem cavalga sabe da importância de usar corretamente as rédeas para conduzir os cavalos. Independentemente de você ter um estilo western ou clássico, precisa saber utilizar esse acessório com respeito ao animal e aproveitando ao máximo as suas funcionalidades. A seguir, vamos explicar como elas devem ser utilizadas e daremos dicas práticas para ter os melhores resultados.

Confira Dicas de Como Usar Rédeas

As rédeas para cavalo se baseiam em duas questões, que são o tipo de embocadura do seu cavalo e o objetivo da montaria. É interessante saber qual é a forma correta de utilizá-las, sejam os modelos western ou clássico.

Bridão – Funcionamento nos Cantos da Boca

Estilo Western

As rédeas do formato western podem ser seguradas no estilo chamado de “ponte”, em que ficam abertas. A ideia é que o excesso de cada rédea fique no lado oposto ao pescoço do animal, e o ponto em que devem ser seguradas é aquele em que elas se cruzam.

Posicione as rédeas na palma de suas mãos observando que o dedão deverá ficar para cima. O dedinho pode ser posicionado corretamente de duas maneiras, sob o excesso da rédea dos dois lados ou então em torno da rédea, de punho fechado. O objetivo é conseguir o contato com a boca do animal dos lados.

Estilo Clássico

O diferencial desse estilo é que as sobras das rédeas serão mantidas juntas, normalmente presas por uma fivela. A parte chamada de “laçada das rédeas”, parte em que estão conectadas, fica no lado direito do pescoço do cavalo em cima da rédea direita. O método se caracteriza por ficar cada rédea em uma mão, parecido ao modo como os jóqueis seguram as rédeas. Tanto faz manter os dedinhos do lado de fora das rédeas ou do lado de dentro, mantendo seu punho fechado.

Jeito do Treinador

Ressaltamos que ainda há uma terceira forma de segurar a rédea, o “jeito do treinador”. Trata-se de uma técnica muito usada nos casos em que treinadores estão ensinando seus animais a irem do bridão para o freio. Nesse método as rédeas devem ser colocadas no pescoço do animal no estilo “ponte” western de forma a criar uma sobra de cada lado da rédea em seu lado oposto, cruzando no pescoço do cavalo.

Somente uma das mãos segura as rédeas nessa parte da ponte. Essa é uma ação que permite que seu pulso seja rotacionado, assim uma mão se moverá para cima sem que haja contato direto com a embocadura.

Freio – Método de Alavanca

O funcionamento do freio se assemelha a uma alavanca, criando pressão direta com o bridão. As rédeas são amarradas na ponta da perna de freio do animal, criando um tipo de alavanca. Se há contato direto com a embocadura haverá uma ação.

Estilo Western

Nesse estilo o excesso das rédeas ficará do mesmo lado da mão que está segurando. Assim, ao segurar as rédeas com a mão esquerda o excesso ficará do lado esquerdo. A sua mão deverá ficar posicionada na frente do pito da sela, deixando espaço suficiente até a rédea do pescoço. A mão deverá ficar com o punho fechado, mantendo o dedão para cima. O dedo indicador deverá ficar entre as duas rédeas com o que sobrou das mesmas, passando pela palma da sua mão.

Quando com um romal, tem-se algo diferente da rédea aberta: rédeas que ficam presas na ponte, no couro cru, na fivela ou com outros tipos de ornamentações. O romal faz os cavaleiros segurarem as rédeas como se estivessem segurando uma casquinha de sorvete. O cavaleiro deverá ficar com a mão como punho fechado e o dedão voltado para cima, mantendo a sobra da rédea na palma da sua mão. Observe que a mão que fica livre deverá segurar o cabo do romal ou deve ficar apoiada na perna.

Treinamento Para Cavaleiros

Quando os cavaleiros iniciam os seus treinamentos, devem dar atenção especial ao aprendizado de como utilizar as rédeas, pois elas se tornam suas aliadas no controle do cavalo e sua correta condução. Os cavalos também precisam de um tempo de treinamento para que se familiarizem tanto com o fato de utilizarem rédeas como a forma de agir aos diferentes comandos. O treinamento é essencial para conquistar resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.

Gostou de saber mais sobre as rédeas e como utilizá-las? Que tal conhecer outros utensílios essenciais para quem maneja cavalos cotidianamente? Clique no link conheça mais detalhes.