Vaca prenha: principais cuidados antes do parto
Animais

Vaca prenha: cuidados especiais antes do parto

A vaca prenha demanda uma série de cuidados especiais antes do parto. Os criadores devem ficar atentos especialmente nos 30 dias que antecedem o parto. Ter um pasto na maternidade próximo à sede da fazenda é essencial.

Continue lendo e entenda melhor quais são esses cuidados para garantir a saúde dos seus animais a partir do nascimento.

Cuidados com a vaca prenha antes do parto

A vaca gestante deve ser cercada de cuidados para que seja garantida a sua saúde e a do seu filhote. Confira a seguir quais são os cuidados mais importantes nessa fase tão delicada do seu animal.

Pasto maternidade

É imprescindível que a vaca prenha seja separada do restante do rebanho. O ideal é que a propriedade tenha um espaço para ser usado como pasto-maternidade. Essa deve ser uma área com pasto de qualidade e no qual ela tenha acesso a sombra, água fresca, suplemento mineral, entre outros cuidados.

Ressaltamos que as vacas gestantes precisam ser observadas de perto pelo criador, então, o ideal é que o pasto-maternidade fique próximo à sede da fazenda. A fêmea deve ser levada para esse pasto quando estiver a cerca de 30 dias do parto e deve permanecer isolada por até 15 dias após ter dado à luz.

Vacinas

O pasto-maternidade deve ser, ainda, um espaço adequado para que as vacas recebam vacinas.

Quantidade de animais no pasto maternidade

Para que todo o processo de reprodução bovina transcorra com segurança para os seus animais, é indicado observar questões como a quantidade de vacas prenhas que ficarão no pasto-maternidade em cada período. Se na sua fazenda há um número significativo de vacas reproduzindo, é interessante ter um local amplo.

Quando o espaço é pequeno e há muitos animais juntos, há o risco de pisoteio, roubos de bezerros e até mesmo aproximação de bezerros com vacas que não são as suas mães. Essa aproximação com a mãe errada leva a sérios prejuízos para a construção de relações materno-filiais, particularmente nas primeiras horas após o parto.

Visitas diárias

Para quem tem dúvidas sobre como cuidar do gado nessa fase tão especial, é importante ter em mente que frequência é tudo. Isso se aplica, por exemplo, à necessidade de fazer visitas diárias às vacas prenhas. No momento do parto é necessário prestar assistência à fêmea e ao seu bezerro recém-nascido.

Entre os cuidados especiais estão fazer o processo de cura do umbigo do bezerro e garantir que o bebê mame rapidamente o colostro. Também é importante observar que as fêmeas podem precisar de ajuda durante a parição, especialmente se ocorrer o parto distócico, um processo bastante difícil.

Parto de novilhas

As novilhas que estão parindo pela primeira vez costumam ter sérias dificuldades no parto. Além de ter mais chances de ter um parto difícil, esses animais tendem a não saber cuidar das suas crias adequadamente e atrasar a mamada do colostro. Então, os bezerros nascidos de novilhas inexperientes devem ser observados de perto, uma vez que têm mais chances de apresentar problemas de saúde.

O trabalho de parto das vacas

De maneira geral, o trabalho de parto é semelhante para todas as vacas. Tudo começa com as contrações, a vaca fica bastante inquieta e nervosa. Ela pode se deitar e levantar muitas vezes, demonstrando que está sentindo as contrações. Em um dado momento, a bolsa amniótica se rompe, liberando grande quantidade de líquidos.

Em alguns minutos, as patas dianteiras começam a aparecer, essa é a primeira parte dos bezerros que pode ser vista. Lentamente, o restante do corpo do bezerro vai surgindo, sendo empurrado pelas contrações uterinas. Esse processo se mantém até que todo o bezerro tenha saído.

Após o nascimento

O bezerro nasce envolto em uma parte da placenta com cor esbranquiçada e sua pele umedecida por líquidos e secreções do útero. Logo após o término do parto, a vaca descansa por alguns minutos para então iniciar o processo de limpeza do bebê.

Lambendo a cria, a vaca vai removendo as membranas fetais e os mucos. Nesse processo, ela faz uma massagem na cria para ativar a sua circulação sanguínea. Não demora para que o bezerro ou bezerra demonstre vivacidade e comece a tentar se levantar ou andar. O pequeno bezerro começa, então, a procurar pelas tetas do corpo da mãe para poder mamar o colostro pela primeira vez.

Manejo da cria

Após o término do parto e estando tudo bem com a mãe e a cria, chega o momento de iniciar o manejo do bezerro para que ele possa viver junto com a vaca no campo. Esse processo deve ser feito com cuidado para que a cria possa se adaptar e crescer com saúde. Essa é uma fase muito importante e que demanda atenção por parte dos criadores.

Com essas dicas é possível cuidar muito melhor das vacas prenhas da sua propriedade!

Fonte imagem: pexels.com