Manta para Cavalo
Animais

Manta para cavalo – Aprenda a escolher a ideal para seu animal

A manta para cavalo é um item indispensável para cavalgadas e prática de esportes equestres, no entanto, nem todo mundo conhece as particularidades do item e sabe como escolher a melhor opção para o seu equino. Continue lendo e conheça mais sobre esse acessório que influencia diretamente o bem-estar e o desempenho do seu cavalo.

Manta para cavalo: conhecendo o acessório

A função principal da manta para cavalo é de proteção do animal, pois evita que a sela faça pressão demasiada em seu dorso e se mova, tornando-se desconfortável. Por volta de 1870, a manta começou a ser usada como único item de sela de equinos, era presa por uma corda ou cinto no animal. O objetivo era oferecer mais conforto para o cavaleiro, porém, com o passar do tempo e mudança de matérias-primas de fabrico, tornou-se um item aliado dos cavalos.

Hoje em dia, a manta atua como um amortecedor e protetor do dorso do cavalo, que não deve ficar em contato direto com a sela. A manta ajuda a fazer com que a sela permaneça no lugar, proporcionando conforto e bem-estar para o animal, além de absorver o suor. O uso desse item é fundamental para que seu cavalo tenha um bom desempenho, afinal, quando há qualquer tipo de incomodo é natural que os animais se tornem irritadiços e dispersos. 

Dicas para escolher a manta ideal para seu cavalo

Está se preparando para comprar uma manta de cavalo, mas não sabe como escolher a melhor opção para seu animal? A seguir, vamos dar dicas para te ajudar nessa missão, embora a manta seja um item que fica escondido entre a sela e o cavalo, deve ser escolhida com muita atenção para proporcionar o máximo de conforto. 

Espessura da manta

É bastante comum o uso de mantas grossas para cavalos, no entanto, os especialistas não recomendam. O ideal é que o acessório tenha uma espessura mais fina, de maneira que permita a troca de calor do corpo do cavalo com o ambiente e não altere a estrutura física do equino em relação à sela. 

Os cavalos possuem uma área com uma leve depressão logo após o pescoço, as selas são desenvolvidas para preencher esse espaço. Se a manta for muito grossa, elimina essa depressão e faz com que a sela não se encaixe como deveria, podendo ficar desconfortável. Uma manta mais fina permite uma boa troca de calor com o ambiente e não altera o encaixe da peça. Não se engane, uma sela grossa não é sinônimo de bem-estar para os seus equinos. 

Não deve ter contato com a coluna do cavalo

Algo fundamental para encontrar a manta perfeita para o seu cavalo é observar o ajuste da mesma sobre o corpo do equino. A manta deve se encaixar corretamente nas depressões laterais do cavalo mencionadas acima, porém, não deve tocar a coluna do animal.

Isso quer dizer que é necessário sobrar um pouco da manta na parte central que não ficará embaixo da sela. Essa configuração permite que não se faça pressão sobre a coluna do cavalo enquanto se está cavalgando. 

Absorção do suor

Um dos critérios relevantes para a escolha de uma boa manta para seu cavalo é o tecido de que ela é feita. É essencial que o acessório permita que a pele do animal respire e faça trocas de calor com o ambiente. Tecidos naturais, como o algodão, são ótimas alternativas para não ter suor acumulado na pele do equino. Além de ser uma questão de conforto para o animal é, também, um ponto crucial para a saúde do cavalo. 

Manta ortopédica 

Algumas raças de cavalos utilizadas em competições equestres podem se beneficiar do uso de mantas ortopédicas. Geralmente, esses itens são feitos de borracha de alta resistência que ajuda a proporcionar alívio para as áreas de pressão, como dorso e cernelha. Animais que participam de provas, como a de três tambores, precisam de mantas mais alinhadas com as necessidades físicas geradas pelo impacto do seu esforço físico.

Manta soft gel

Tipo de manta desenvolvido para absorver impactos e prevenir lesões nos equinos, é um modelo que tem excelente adaptação a diferentes formas de cernelhas. É uma boa alternativa para quem está preocupado com a possibilidade de desenvolvimento de lesão por esforço contínuo do cavalo. Dê preferência para as opções atóxicas e que não absorvam líquidos. 

Observe seu cavalo

Após adquirir a manta, é válido ficar atento ao seu cavalo para saber se ele está se adaptando bem ao acessório. Caso perceba que há uma reação negativa quando for selar seu amigo equino, reavalie a manta escolhida. É essencial que o animal se adapte aos acessórios utilizados nele. 

Agora que você já conhece mais detalhes sobre mantas para cavalo pode comprar a opção perfeita para o seu equino!