Dia do Agrônomo
Curiosidades

13 de Setembro – Dia do Agrônomo

No dia 13 de setembro é celebrado mundialmente o dia do agrônomo, o objetivo dessa data é homenagear profissionais que atuam direta ou indiretamente em atividades agrícolas e agropecuárias. É importante mencionar que no Brasil também se celebra o dia do engenheiro agrônomo em 12 de outubro, em homenagem à data de regulamentação da profissão, que ocorreu em 12 de outubro de 1933, através do Decreto de Lei n° 23.196. 

Dia do agrônomo – 13 de setembro

Nessa data são celebrados, em nível mundial, os trabalhos de profissionais que atuam em atividades relacionadas, direta ou indiretamente, à agricultura e agropecuária. O trabalho dos agrônomos tem grande relevância para a sociedade como um todo, haja vista que esses profissionais se ocupam de tornar a atividade rural mais salutar para o ambiente e para os consumidores finais. Nesse dia são homenageados profissionais que atuam em diferentes áreas do setor rural.

Dia do engenheiro agrônomo – 12 de outubro

Como mencionamos, no Brasil há um segundo dia do agrônomo, que é celebrado em 12 de outubro, para lembrar a data de regulamentação dessa atividade profissional em nosso país. 

Pode-se dizer que essa data de comemoração é restrita aos engenheiros agrônomos enquanto o dia 13 de setembro é mais amplo, permitindo a celebração de outros profissionais que realizam atividades relacionadas ao vasto campo do mercado agronômico.

O que faz o engenheiro agronômico?

Profissionais formados em cursos de graduação de agronomia ou engenharia agronômica têm um amplo leque de possibilidades de atuação no mercado rural. Esse engenheiro pode se dedicar a tarefas variadas, que vão desde o preparo do solo para cultivo até atividades relacionadas diretamente ao agronegócio com foco em gestão.

O graduado pode se especializar em diferentes disciplinas, como matemática enveredando por um caminho de verificação de dados estatísticos, biologia dedicando-se à criação de animais, até gestão para administrar empreendimentos de agronegócio. Profissionais que se especializam em plantações ficam encarregados da preparação do solo, cultivo, colheita, armazenamento e distribuição dos produtos.

Os agrônomos especializados em trabalho com rebanhos dedicam-se a atividades, como alimentação, bem-estar, rotina de vacinação, saúde, abate e reprodução dos animais. Por ser um profissional com amplo conhecimento de áreas distintas do setor rural, é bastante valorizado, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável de atividades do campo.

Possíveis áreas de atuação do engenheiro agrônomo 

Além das atividades mais convencionais realizadas por engenheiros agrônomos, há outras tarefas que podem ser desempenhadas por esses profissionais, listamos algumas delas abaixo:

Construções rurais

O agrônomo têm base de conhecimentos no curso de graduação para planejar e construir instalações rurais para as mais variadas finalidades.

Liderança de equipes

Por ser um profissional com conhecimentos variados do setor rural, o agrônomo pode assumir um papel de liderança de equipes.

Melhoramento de animais e vegetais

Durante a graduação, os estudantes de agronomia têm contato com disciplinas focadas em melhoria e aperfeiçoamento de espécies animais e vegetais. Os mais interessados em seguir por esse caminho podem se especializar nessas atividades com excelentes resultados. 

Projetos de irrigação e drenagem agrícola

Por ser um curso de engenharia, os formados em agronomia têm base curricular para desenvolver projetos, como os de drenagem ou irrigação para plantações agrícolas.

Sustentabilidade

O engenheiro agrônomo pode se dedicar a desenvolver ou implementar projetos focados em sustentabilidade, um segmento que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. 

Preservação do meio ambiente

Também é uma possível atribuição desse profissional atuar em projetos e atividades focadas em preservar o meio ambiente. 

Características importantes para ser um engenheiro agrônomo 

Quem está considerando iniciar um curso de graduação de engenharia agronômica deve reunir algumas características e preferências, como gostar de estar a par das novidades no mundo country, sentir-se bem no campo, ter interesse por disciplinas como matemática, biologia e química, assim como ter boa adaptação para trabalhar com equipes multidisciplinares. 

O curso superior de agronomia dura em média cinco anos e sua grade curricular conta com disciplinas teóricas e práticas focadas em áreas de exatas e biológicas. Durante a formação, será necessário realizar algumas atividades no campo para o desenvolvimento de conhecimentos necessários para a posterior atuação profissional. Após a conclusão do curso, o agrônomo deve obter o registro profissional junto ao Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região para que possa exercer suas atividades.

Mercado de trabalho

O engenheiro agrônomo tem um amplo mercado de trabalho no Brasil devido ao fato de nosso país ter grande relevância no setor agropecuário mundial. O agrônomo pode trabalhar em fazendas, empresas públicas e privadas, escritórios de gestão e assessoria rural, indústrias dedicadas a atividades agropecuárias, entre outros. 

A média salarial desse profissional no Brasil é de R$ 4.959,58, podendo chegar a R$ 10 mil dependendo do porte da companhia e do tempo de experiência e especializações presentes no currículo do indivíduo. 

Dia 13 de setembro é o dia do agrônomo, um profissional muito relevante para o mercado agropecuário!

Imagem: https://www.shutterstock.com/pt/home