Quarto de Milha
Animais

Quarto de Milha – Raça de cavalo que pode ganhar memorial

Por mais de 40 anos, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) foi sediada em um edifício do Parque da Água Branca. No dia 30 de novembro de 2020, a entidade encerrou as suas atividades no local, mas propôs criar um memorial como agradecimento ao Estado de São Paulo por ter cedido o espaço durante tanto tempo. Continue lendo para entender melhor essa história.

Memorial da raça Quarto de Milha

A ABQM é responsável por divulgar e difundir a criação da raça Quarto de Milha no Brasil. Como já mencionado, durante mais de quatro décadas a associação funcionou em um edifício do Parque da Água Branca, em São Paulo. O dia 30 de novembro de 2020 marcou o encerramento das atividades nesse local de sede. 

No dia 10 de dezembro de 2020, foi realizada uma reunião, cujo anfitrião era Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na sede da secretaria. Nesse encontro também estavam presentes Caco Auricchio (presidente da ABQM), Manuel Rossitto (superintendente geral) e Itamar Borges (deputado estadual). 

A conversa girou em torno da criação de um memorial para a raça de cavalo Quarto de Milha no antigo edifício da ABQM. É uma forma de preservar a memória das atividades da associação no local e agradecer ao governo do Estado de São Paulo pela oferta do local por mais de 40 anos. 

Escultura

Na frente da antiga sede da ABQM há uma escultura, um busto de um cavalo Quarto de Milha. Essa obra foi inaugurada no local em 11 de dezembro de 1990, pelo então presidente da associação, Dr. Érico Braga. 

Trata-se de um marco da chegada dessa importante raça ao Brasil e seu desenvolvimento. A proposta é que seja criado um memorial para os cavalos Quarto de Milha enquanto raça relevante no mesmo local em que a ABQM funcionou por tanto tempo. 

Nova sede da ABQM

A sede da ABQM está funcionando agora no endereço: Rua D. Germaine Burchard, 355, Água Branca, em São Paulo/SP. Em decorrência da pandemia de Covid-19, boa parte da equipe da associação está trabalhando de forma remota, sendo assim, o espaço da nova sede, que é menor, comporta os colaboradores presenciais. Essa decisão de mudar de espaço permitiu que a ABQM reduzisse significativamente os seus gastos. 

Conheça melhor a história da ABQM

A história da raça Quarto de Milha teve início no Brasil, em 1955, quando os seis primeiros animais da raça foram importados pela Swift-King Ranch (SKR) dos Estados Unidos para o Brasil. Fazendeiros e criadores começaram a se encantar por esses primeiros equinos e foram importando mais.

A fundação da ABQM aconteceu no dia 15 de agosto de 1969 e, desde então, ocupou a sede no Parque Água Branca. Foi somente em 2020 que a associação mudou de endereço. O objetivo da criação dessa associação era fortalecer a raça Quarto de Milha pela sua força e versatilidade, fomentando a criação desses cavalos e difundindo informações a seu respeito no país. 

Conheça melhor a raça Quarto de Milha

A origem dessa raça remonta ao ano 1600, foi a primeira a ser desenvolvida na América do Norte. Esses cavalos surgiram do cruzamento entre garanhões levados da Arábia e Turquia para os Estados Unidos com fêmeas levadas da Inglaterra para o país. Os cavalos Quarto de Milha são compactos e muito fortes, sua musculatura é muito bem desenvolvida. 

Com grande velocidade, esse animal mostrou destreza também para o trabalho com o gado. Tornou-se uma diversão entre os colonizadores promover corridas com esses cavalos nas ruas das vilas e estradas nos finais de semana. As corridas eram realizadas com a distância de um quarto de milha (402 metros), o que deu origem ao nome Quarto de Milha. 

Características dos cavalos Quarto de Milha

Os cavalos dessa raça têm como principais características serem versáteis, dóceis, inteligentes e rústicos. Sua altura média é de 1,52 e sua cabeça é pequena, tendo sua fronte ampla. Os olhos dos cavalos Quarto de Milha são grandes e estão bem afastados em sua face.

O pescoço tem formato piramidal e seu lombo é curto, enquanto o peito é profundo e sua musculatura bastante forte. É um cavalo de alta velocidade que conquistou grande fama em competições, em que é preciso ser rápido.

As pelagens consideradas oficiais da raça Quarto de Milha são: alazão, castanho, tordilho, zaino, baio e baio amarilho. São belos espécimes, dotados de força e destreza para realizar uma grande diversidade de atividades, que vão desde trabalhos no campo até participação em competições. Há décadas essa raça vem conquistando um espaço de cada vez mais destaque entre os entusiastas de equinos. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo country? Continue acompanhando os posts do blog da Rodeo West!