Cavalos de Conformação
Animais

Saiba mais sobre os cavalos de conformação

Cavalos de Conformação
Saiba mais sobre os Cavalos de Conformação

 

Os cavalos de conformação são equinos avaliados de acordo com seu porte físico e seu trote. Os animais competidores são divididos em categorias e o objetivo é determinar quais estão mais alinhados com as características definidas como principais para cavalos da raça Quarto de Milha, trata-se de uma forma de preservar o biotipo. Continue lendo para entender mais sobre essa modalidade competitiva. 

Cavalos de conformação: quais são as regras da competição?

O cavalo Quarto de Milha conformação é avaliado de acordo com a sua constituição física, com destaque para o seu porte, equilíbrio e combinação ideal de características raciais. Os equinos são divididos em categorias de acordo com o sexo (macho, fêmea e castrado) e idade. Os animais podem competir nas categorias Aberta, Amador e Jovem.

Todos os critérios são relevantes para determinar os vencedores, no entanto, o equilíbrio é o decisivo, consiste em avaliar a composição final da estética com o porte estrutural do equino. É uma competição em que a beleza é essencial, assim como a demonstração de força como um todo e individualmente pelas partes do corpo.

Cavalo de conformação ideal

Geralmente, o cavalo Quarto de Milha linhagem de conformação ideal é aquele que apresenta cor compacta, porte elegante, peito profundo, pescoço proporcional ao restante do corpo, lombo firme, dorso curto, pernas e braços musculosos, anca longa, garganta delicada e olhos com apelo. Algo bastante importante é que as pernas sejam retas e não tenham manchas. 

Como é feita a avaliação do cavalo na conformação?

O animal competidor é levado diante do juiz com um cabresto de couro e, no primeiro momento, o seu trote é avaliado. Após a etapa do trote, o equino é posicionado com a cabeça e a cauda alinhadas, para que sua compleição física seja avaliada. O juiz analisa um animal de cada vez, a fim de fazer uma observação minuciosa. As características dos equinos são avaliadas dos dois lados, de frente e de trás. 

Uma regra importante é que as fêmeas da categoria reprodutoras (que passaram por uma gestação com uma cria como resultado no ano vigente ou anterior) não podem competir nas categorias de potrancas. E éguas que tenham sido castradas não podem competir na conformação. 

Competições da classe jovem não têm categorias destinadas a fêmeas e machos de cria, assim como na classe amador não tem categoria de reprodutoras. Cada equino pode participar de somente uma categoria valendo pontos. Trata-se de uma competição que valoriza o universo country ligado à criação de animais com perfil tradicional de raça. 

Finalização da competição

Após o juiz finalizar o seu julgamento, são chamados novamente ao palco os primeiros e segundos colocados de cada categoria. Os equinos são enfileirados e o juiz, então, faz a seleção do Grande Campeão e do Reservado Grande Campeão de cada grupo, de acordo com sexo e idade nas classes Aberta, Jovem e Amador. 

Para que isso aconteça é necessário que haja um mínimo de três animais inscritos nas categorias. Esse é um momento bastante aguardado durante toda a competição, afinal, serão revelados os animais escolhidos como aqueles que atendem de maneira mais satisfatória o padrão determinado pela raça. 

Categorias adicionais

Se você tem criação de cavalo e se interessou pela competição de conformação, precisa conhecer as duas categorias adicionais que são realizadas quando há demanda: Progênie de Mãe e Progênie de Pai. Na primeira, devem ser apresentados dois animais que tenham no máximo quatro anos de idade (macho ou fêmea). Não é necessário apresentar a progenitora.

No caso da categoria Progênie de Pai, devem ser apresentados três animais com no máximo quatro anos de idade (macho ou fêmea). Novamente, não é necessário apresentar o progenitor nessa categoria. Os animais apresentados nessas categorias devem ter sido apresentados em suas categorias individuais. 

Investindo na criação de Quarto de Milha

Depois de ler mais sobre a competição de conformação, você se interessou em ter animais para participar? Então, a dica é começar a pesquisar por potro Quarto de Milha para dar início à sua criação. Essa raça de cavalos é reconhecida por sua aparência característica e por ter grande força. Trata-se de um equino elegante e que pode ter diversas aplicações cotidianas.

Quando estiver avaliando as opções de cavalo Quarto de Milha conformação a venda, é essencial se atentar para o conjunto de características físicas consideradas como ideais da raça, afinal, a sua aparência é determinante para vencer em uma competição cujo principal objetivo é encontrar animais dentro de um padrão. A uniformidade da cor e os músculos do seu dorso, bem como de pernas e antebraço, são essenciais para ter um cavalo com grandes chances de se tornar um campeão de conformação. 

Gostou de saber mais sobre cavalos de conformação? Já conhecia esse tipo de competição? Deixe sua opinião nos comentários! 

Copyright: https://www.shutterstock.com/