Team Penning: saiba mais sobre o esporte

Team Penning
Team Penning – Sintonia e habilidades individuais

 

O termo Team Penning pode ser traduzido como Time de Apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. A origem dessa modalidade remonta aos ranchos norte-americanos de décadas passadas, em que a apartação era necessária para fazer a marcação dos animais, aplicação de medicação ou para o seu transporte. Continue lendo para entender um pouco melhor como funciona essa categoria.

O que é Team Penning? 

Atualmente, Team Penning é uma das modalidades de rodeio que mais despertam o interesse de famílias que descobrem a oportunidade de poder atuar em conjunto. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos. 

Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início. A boiada fica concentrada na parte de trás da arena e, assim que o sorteio é realizado, a equipe se dirige a esse espaço para começar a procurar pelos animais com o número desejado. Nesse momento é crucial ficar atento à seleção dos animais certos do grupo. 

O trio Team Penning deverá levar para o curral os animais com a numeração correta. Caso isso não seja possível, pode acontecer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O cronômetro para de contar assim que o primeiro competidor entra no curral com os animais numerados e ergue as mãos. Ganha a prova a equipe que realizar a apartação em menos tempo. Bom trabalho em grupo e agilidade para a condução dos bois faz toda a diferença. 

Sintonia e habilidades individuais

Team Penning é considerado um dos esportes em família dos rodeios por demandar grande sintonia entre os integrantes da equipe. Com pouco tempo para fazer a separação dos animais, os cavaleiros precisam ter plena confiança em seus colegas e focar em fazer a sua parte. 

Mulheres e crianças podem participar dessa competição, o mais relevante é que o trio tenha bom entrosamento, pois não há muito tempo para se comunicar verbalmente quando o cronômetro é acionado. Habilidades individuais são imprescindíveis para conseguir ter um trio campeão, afinal, é essencial saber lidar com os animais e agir sob pressão e com pouco tempo.

Os animais de rodeio que participam dessa modalidade esportiva devem ser tratados com respeito e cuidado. É expressamente proibido bater nos bois para fazer a condução deles para o curral. A prova somente termina quando os três bois com o número sorteado estão dentro do curral. Para chegar a esse resultado em um curto espaço de tempo, é essencial trabalhar bem em equipe e demonstrar apreço pelos animais.

Hobby ou profissão

Os apaixonados pelo universo country podem ter na prática do Team Penning uma atividade de hobby ou mesmo uma profissão. Há competições oficiais da modalidade, com premiações para os trios que melhor desempenharem a apartação. Os interessados em fazer dessa atividade uma profissão deverão dedicar parte do seu tempo para o treino. 

Os melhores competidores do país treinam de duas a três vezes por semana, em períodos de cerca de duas horas. É importante que o treinamento não se torne exaustivo para que o indivíduo assimile a técnica e não perca a paixão de ser um competidor de Team Penning. Ter uma estratégia para encontrar com rapidez os animais e conseguir conduzi-los ao curral em menos tempo é fundamental. 

Também se mostra uma excelente forma de estimular boas práticas de tratamento de cavalos, afinal, os equinos têm um papel crucial para a obtenção do resultado desejado. Todas as modalidades esportivas country que têm o respeito pelos animais como uma de suas bases são muito relevantes para o bom desenvolvimento dos participantes. Uma boa relação com ele é fundamental para ter mais entusiasmo em participar dessas atividades. 

Curiosidade: primeira competição de Team Penning

A primeira competição de Team Penning do mundo aconteceu no ano de 1949, nos Estados Unidos. Desde esse marco histórico para a modalidade, muitas coisas aconteceram, inclusive foi criada, em 1993, a United States Team Penning Association (USTPA), que é formada por praticantes do mundo todo, representando homens, mulheres e crianças que compõem equipes da categoria. 

Team Penning no Brasil

A modalidade passou a ser conhecida em nosso país no ano de 1995, porém, foi somente no ano de 2002 que se tornou um dos esportes de rodeio de Barretos, que é o maior rodeio da América Latina. Vale ressaltar que, em alguns pontos do país, especialmente no sul, a modalidade é conhecida como Campereada. Inclusive, já existe uma competição chamada de “Campereada Team Penning”. 

Gostou de saber mais sobre a modalidade de Team Penning? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe com seus amigos que amam o universo country! 

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/