Tirar leite de vaca
Animais

Tirar leite da vaca – Dicas para iniciantes

A experiência de tirar leite da vaca é uma das mais interessantes da vida no campo e pode surpreender quem acredita que se trata de uma tarefa simples. Embora não seja exatamente fácil sair ordenhando uma vaca, é possível ser bem-sucedido na primeira tentativa, ficando atento a alguns tópicos. 

Dicas para iniciantes de como tirar leite da vaca

Se você precisasse ordenhar uma vaca hoje, saberia por onde começar? Confira, a seguir, dicas de como realizar essa tarefa tão importante na roça e aprenda a como tratar corretamente esse animal. 

1 – Prenda a vaca

O primeiro passo para fazer a ordenha é prender a vaca, se a sua fazenda possui uma barreira de estabulação poderá amarrá-la nela. É fundamental que ela fique presa a uma estrutura fixa e estável. O lugar escolhido para realizar a ordenha deve ser silencioso e tranquilo para não estressar o animal.

2 – Aborde corretamente a vaca

A abordagem da vaca deve ser feita lentamente e com muito cuidado, fale em um tom de voz suave para orientá-la de maneira que a sua posição seja conhecida. Não é bom surpreender ou assustar uma vaca, ela pode te pisotear ou te dar coices. Uma dica é enrolar a cauda entorno da pata da vaca para impedi-la de te dar um coice. Como o pelo da cauda não tem boa aderência, irá soltar com facilidade.

3 – Limpeza das tetas

Para tirar leite da vaca é essencial fazer a limpeza das tetas do animal com água e sabão (ou iodo). O úbere da vaca fica sujo ao longo do dia pelo contato com a grama, a terra e o feno. Antes de iniciar a ordenha, lave as tetas, impedindo, assim, que bactérias e outros micro-organismos contaminem o leite. 

Use água morna, isso ajuda a extrair o leite com mais facilidade. Seque bem as tetas da vaca antes da ordenha para evitar que sabão caia no leite, prejudicando a qualidade. Use um pano de algodão seco e limpo, tenha cuidado para não arranhar ou irritar as tetas do animal.

4 – Atenção para suas mãos

Para evitar que o contato das mãos humanas com os animais seja prejudicial, tanto pela aspereza quanto por conter bactérias, é indicado o uso de luvas de látex. Se você prefere não usar luvas por algum motivo, pode lubrificar as suas mãos com vaselina antes de iniciar o contato com as tetas da vaca, isso reduz a fricção.

Há também a opção de usar uma pomada para ordenha com o objetivo de lubrificar o úbere, reduzindo, assim, a fricção. É possível encontrar essa pomada em lojas especializadas em fazendas e fornecedoras de itens agropecuários. 

5 – Depure cada teta três ou quatro vezes

Para eliminar os dutos lactíferos do leite inicial é necessário depurar cada teta três ou quatro vezes. Depurar nada mais é do que espremer cada teta como se estivesse fazendo a ordenha. O objetivo é eliminar as bactérias, é importante que esse resultado da depuração seja eliminado, uma vez que é impróprio para consumo.

6 – Posicione o balde

Após ter eliminado os jatos iniciais de leite que são impróprios para consumo, você deverá posicionar o balde para receber a ordenha. O ideal é posicionar o balde entre as pernas para evitar que a vaca derrube o leite. Uma forma de manter no lugar certo para a ordenha é lhes oferecer feno ou algum grão para reminarem. 

7 – Posicione-se ao lado direito da vaca

Com o balde posicionado, chega a sua vez de se posicionar para a ordenha, o ideal é ficar sentado em um banco ou agachado do lado direito do animal. Fique o mais próximo possível da vaca para facilitar que o leite entre no balde, mas fique atento para poder levantar rapidamente caso o animal se torne agressivo. Não sente de pernas cruzadas, essa posição te deixa vulnerável a ser pisoteado.

8 – Ordenhe

Chegamos finalmente ao processo de ordenha propriamente dito, comece envolvendo duas tetas com as mãos, de preferência diagonais. Cada teta deve ser ordenhada delicadamente, segure-as entre os dedos polegar e indicador estendidos para que cada teta fique acomodada na palma da sua mão conforme vai sendo espremida.

Para que a extração do leite aconteça, você deverá espremer as tetas fazendo um movimento descendente. Fique atento que, enquanto faz a ordenha, você deverá pressionar a teta na base para que o leite não retorne para o duto lactífero. A ordenha deve ser feita com firmeza, mas com delicadeza. 

Ordenhe até perceber que a teta em questão está com aspecto de ter sido esvaziada. A teta vazia fica com um aspecto flácido e visual enrugado. Depois, basta repetir o processo de ordenha com as outras tetas. 

Quer ficar por dentre das novidades no mundo country? Então confira outros artigos do blog da Rodeo West!