Curiosidades

Botas Country: Descubra Algumas Atitudes Que Podem Atrapalhar Sua Durabilidade

Como cuidar de minha bota country?
Botas country – Cuidados necessários para maior durabilidade

Os adeptos do estilo country sabem o quanto é importante ter botas bonitas e resistentes para compor o visual. As botas country, em geral, têm grande valor afetivo para os seus donos, assim como valor financeiro. Para garantir que esse investimento dure por mais tempo vamos te contar quais são as atitudes que você pode estar tendo em seu dia a dia e que estragam esse calçado.

Atitudes Que Atrapalham a Durabilidade da Sua Bota Country

Usar a Mesma Bota Todos os Dias

Você tem um par de botas country favorito? Quem respondeu que sim deve ficar atento, pois usar repetidamente a mesma bota pode acelerar o seu desgaste. Isso acontece porque o suor produzido pelos pés cria um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos, que podem causar estragos no couro da bota.

Além da questão dos cuidados com o couro, temos que destacar que usar o mesmo calçado todos os dias pode acarretar em chulé e micoses. Além de poder, ainda, gerar problemas ergonômicos, como o encravamento das unhas dos pés (calçados muito apertados na ponta têm esse efeito). Então, dê uma variada nas suas botas e descubra como montar looks interessantes com outros pares.

Não Ler as Instruções da Etiqueta da Bota

Os fabricantes têm o cuidado de fixar uma etiqueta nos produtos com os cuidados que podem e os que não podem ser feitos para evitar que os consumidores acelerem o fim dos mesmos. Porém, é difícil encontrar pessoas que leem e seguem essas instruções, especialmente no que diz respeito às botas country. Se você tem um par de botas de couro deve prestar atenção ao que diz na etiqueta antes de começar a limpar.

Não Limpar a Sujeira Que Se Acumula Entre as Texturas

Botas country com textura croco ou de cobra apresentam pequenos vãos que podem acumular sujeira que, com o passar do tempo, danificam o couro. Para limpar essas áreas você deve usar uma flanela seca ou um pano macio, tenha o cuidado de deslizá-lo pela superfície, eliminando a sujeira incrustrada.

Guardar a Bota de Qualquer Jeito

Sempre que for guardar o seu par de botas country lembre-se que você pagou caro por ele e que se trata de um calçado feito a partir de uma matéria-prima sensível. Para começar, você deve manter as botas com o cano esticado, ou seja, não guarde o calçado numa estante que tenha um espaço menor que sua altura reta, pois, com o tempo, o cano da bota começará a entortar.

Outra questão essencial para acondicionar a sua bota corretamente está em não usar plástico para armazená-la. Pacotes desse material podem sufocar o couro da sua bota, e esse material sensível deve respirar. Evite, ainda, o contato de um par de botas com outros, pois pode acontecer de um calçado transferir cor para o outro.

Molhar a Bota Com Frequência

Obviamente, calçados como botas de couro são pensados para proteger os pés das intempéries do tempo, como as chuvas, por exemplo. Contudo, evite molhar as suas botas com frequência e deixá-las úmidas por um longo período de tempo.

Se você saiu com a sua bota country num dia chuvoso, tenha o cuidado de limpá-la assim que chegar em casa usando apenas um pano úmido. Coloque o calçado para secar à sombra, jamais exposto diretamente ao sol, pois isso pode manchar o couro.

Não Engraxar a Sua Bota

Se você fica sempre com preguiça quando pensa em engraxar a sua bota country, precisa repensar esse hábito. Saiba que o couro desse calçado precisa ser engraxado pelo menos uma vez por mês para se manter brilhante e maleável. Não se trata apenas de uma questão de aparência, mas também de cuidado com a qualidade da matéria-prima, pois engraxar melhora a sua hidratação.

Comprar Produtos Errados Para Cuidar da Bota

Novamente entra em pauta a falta de cuidado e atenção ao ler instruções. Na hora em que for comprar produtos para engraxar as suas botas, é essencial verificar para qual cor e tipo de couro cada um é indicado para escolher o perfeito para o seu calçado. Outro ponto que deve ser observado é se o produto em questão é à base de óleo ou de água, pois cada tipo de bota exige uma categoria diferente.

Não Visitar o Sapateiro Com Frequência

O sapateiro é o verdadeiro “médico” das suas botas country e visitá-lo com frequência é aconselhável para manter o calçado sempre em dia com eventuais revisões. O destaque fica por conta dos cuidados com o salto, uma vez que durante o dia a dia é possível que ele se desgaste com grande facilidade. Pelo fato da bota country ter um bom valor agregado, é mais indicado fazer a manutenção do salto ao invés da compra de outro calçado.

Gostou das nossas dicas a respeito de atitudes que podem atrapalhar a durabilidade da sua bota country? Então coloque-as em prática e preserve o seu calçado!