Curiosidades

Conheça os Aplicativos Que Irão Facilitar a Vida do Homem do Campo

Você conhece algum aplicativo para o homem do campo?
Aplicativos para o homem do campo – Crédito da Imagem: http://uplbrasil.com.br

A tecnologia tem sido empregada no campo há muito tempo na forma de ferramentas práticas para auxiliar nas colheitas e, até mesmo, a apartar o gado, contudo, agora chegou a um novo nível de usabilidade. Estão sendo desenvolvidos diversos aplicativos para smartphones e tablets que prometem tornar atividades cotidianas do campo muito mais práticas e organizadas.

Dentre as funções que esses apps podem facilitar para o homem do campo estão administração das plantações, cuidado e ordenha do gado, entre outras tarefas. Além de contribuir para aumenta a produtividade, esses apps se tornam mais uma fonte de integração do que há de mais moderno com o que há de mais antigo em nosso planeta, a atividade rural.

Aplicativos Para Facilitar a Vida do Homem do Campo

Aplicativo Cálculo de Semeadura

Função – Realizar o cálculo da quantidade de sementes para iniciar um novo plantio.

Versões – Disponível apenas para Android.

Começar o plantio de uma nova cultura pode trazer algumas dúvidas e incertezas, mas saiba que, pelo menos em relação a quantidade de sementes necessárias, você pode contar com ajuda. O app Cálculo de Semeadura foi desenvolvido para realizar uma conta para determinar a quantidade de sementes de acordo com o tamanho do terreno, espaço necessário entre as sementes e, também, focando no período germinativo de cada tipo de cultura.

Aplicativo $uplemento Certo

Função – Auxiliar na escolha de suplementos para bovinos.

Versões – Disponível somente para Android.

O app $uplemento Certo é resultado da parceria entre a Embrapa (Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O objetivo dessa ferramenta é tornar mais fácil e inteligente a escolha do melhor suplemento para alimentação de bovinos. Com uma base de dados contendo relatórios que explicitam a relação custo e benefício de diferentes marcas de suplementação animal, é possível determinar qual é a melhor alternativa para o seu rebanho.

Para que os resultados sejam específicos para atender as necessidades do usuário é necessário informar alguns dados do rebanho. Não é preciso ter conexão com a internet para usar o app e nem pagar pelo mesmo.

Aplicativo Geo Area

Função – Encontrar áreas disponíveis para cultivo ou para criação de gado

Versões – Android e iOS

Quem trabalha no campo sabe que encontrar área disponível para realizar plantio, ou mesmo para alocar o gado, pode não ser tão simples, especialmente quando se trata de uma propriedade ampla. É aí que entra o app Geo Area, que serve para encontrar a área solicitada pelo usuário usando o GPS do smartphone para mensurá-la. Para que isso seja possível, o app conta com tecnologia via satélite. Atenção que a versão para Android é grátis enquanto a versão para iOS é paga.

Aplicativo TeeJet

Função – Auxiliar na realização assertiva da pulverização das lavouras.

Versões – Disponível para Android e iOS.

Os produtores rurais sabem como é importante realizar a pulverização das lavouras com o máximo de assertividade para garantir que não haja contaminações e para que não haja desperdício dos produtos. O usuário só precisa informar ao app qual é a velocidade, bem como a precisão e taxa que quer aplicar do produto para que ele indique quais são os bicos que irão oferecer os melhores resultados. É gratuito, mas está em inglês, tanto na versão para Android como na versão para iOS.

Aplicativo Calculadora Para Agricultores

Função – Realizar cálculos para o uso assertivo de fertilizantes e pesticidas para a plantação.

Versões – Disponível somente para Android.

Trabalhar com agricultura demanda saber dosar corretamente o uso de fertilizantes e pesticidas para garantir que haja bons resultados. O app Calculadora para agricultores é uma das ferramentas que se mostra mais útil para essa tarefa. Os cálculos realizados pelo app têm como base os cuidados que são necessários para cada tipo de plantação, afinal um erro de dosagem e tudo pode ser posto a perder.

Os agricultores ainda contam com outras funções nessa calculadora, como o cálculo de quantidade de sementes necessárias para cada área e ainda envio dos dados por e-mail. Um app gratuito.

Aplicativo Agro Precisão (Agri Precision)

Função – Auxilia a realizar tarefas que exigem precisão

Versões – Disponível somente para Android.

O aplicativo Agro Precisão possui versão completamente em português e que permite ao produtor executar assertivamente atividades que demandam precisão como, por exemplo, calcular as áreas nos talhões da propriedade, bem como ajudar a definir grades de amostras. No caso de smartphones que contam com GPS, é possível identificar os melhores pontos para realizar coletas de amostras. Os usuários podem salvar esses dados no celular ou no computador se assim desejarem.

Aplicativo AccuWeather

Função – Previsão de chuvas

Versões – Android e iOS

Os agricultores precisam estar sempre cientes das mudanças climáticas e do regime de chuvas para manter a sua produção em dia. Exatamente por essa necessidade que é importante contar com um aplicativo como o AccuWeather que é um dos mais precisos em prever chuvas.

Através do uso de GPS, o app consegue fazer uma previsão do tempo com base nos dados meteorológicos locais. O usuário pode verificar a previsão do tempo de outras regiões. O melhor sobre esse aplicativo é que ele está disponível gratuitamente em versões em mais de 100 idiomas.

Esses aplicativos são de grande ajuda para o homem no campo e nos mostram que o futuro já chegou.