Potro
Animais

5 Ações que podem ajudar o desenvolvimento do potro recém-nascido

Um potro quando nasce, demanda alguns cuidados especiais para que possa se desenvolver com saúde. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar no desenvolvimento dos animais recém-nascidos da sua propriedade. Boa leitura!

Ações que ajudam no desenvolvimento do potro recém-nascido

Confira abaixo 5 dicas para potencializar a saúde e o bom desenvolvimento de um potro recém-nascido. Os cuidados com esses animais devem ser iniciados assim que eles nascem para que possam se tornar cavalos adultos mais saudáveis.

1 – Colostro de qualidade

O colostro é o primeiro leite das éguas, ele tem grande relevância para os potros por ser rico em células de defesa. No entanto, 28% das éguas não produz um colostro de qualidade por não ter uma alimentação equina adequada. Dessa forma, a primeira ação pertinente a se ter quando se está aguardando o nascimento de um potro é garantir que a mãe tenha uma alimentação balanceada e equilibrada.

Quando a égua se alimenta corretamente, produz um colostro rico para seu filhote. Os potros que ingerem um colostro de qualidade têm muito mais chances de se tornarem cavalos adultos saudáveis. O ideal é que todos os equinos da sua propriedade sigam uma dieta focada em uma nutrição adequada, para isso, contar com o acompanhamento de um veterinário nutricionista é essencial.

O potro deve ingerir o colostro em até seis horas após seu nascimento, caso tenha verificado que o animal não mamou, é importante garantir que isso ocorra. Uma forma de ajudar nesse processo é aproximar o potro da mãe, se for necessário, ajude-o a pegar as mamas da égua.

No entanto, se não ocorrer a ingestão do colostro, se torna necessário ordenhar a égua e oferecer o alimento ao filhote na mamadeira. O que não pode é deixar o animal sem essa transferência de imunidade. Chame o veterinário para ter certeza de que está tudo bem com o animal.

2 – Manejo adequado

O nascimento dos potros deve ser um momento cercado de cuidados, especialmente de higiene. As instalações devem estar bem limpas e com temperatura adequada para a égua dar a luz. Além de se atentar para as condições do ambiente, é fundamental ter os devidos cuidados de higiene com o umbigo do recém-nascido.

Geralmente, o cordão umbilical se rompe naturalmente e o umbigo do potro precisa ser desinfetado. Essa região pode se tornar uma porta de entrada para uma série de infecções e enfermidades. A desinfecção pode ser realizada através da introdução do umbigo do potro em um recipiente contendo uma solução de iodo a 10%. Mais uma vez, é importante contar com o acompanhamento de um veterinário.

3 – Exame físico do potro

O ideal é ter um veterinário por perto para que o profissional possa fazer um exame físico no potro recém-nascido. O comportamento do animal nas suas primeiras horas de vida diz muito sobre a sua saúde e eventuais problemas que possa apresentar. No entanto, ainda que essa verificação seja feita, é importante submeter o potro a exames que poderão determinar como está a sua saúde física.

4 – Cuidados com o intestino do potro

Um intestino saudável é a base para o bom desenvolvimento de qualquer cavalo. Os potros precisam de microrganismos benéficos que ajudem na colonização do órgão, melhorando o sistema imune. O fortalecimento do sistema imunológico se reflete em uma saúde fortalecida no futuro.

Para saber como proceder nesse sentido, é necessário conversar com um veterinário e considerar a possibilidade de oferecer probióticos para seus animais. É crucial que haja um equilíbrio saudável de microrganismos no intestino do potro. Cada animal tem as suas próprias necessidades, sendo relevante que haja um acompanhamento próximo de cada um.

5 – Nutrição

A nutrição é a base para o crescimento do cavalo e deve receber atenção especial nessa primeira fase da vida. Para que se tornem fortes e saudáveis, é necessário que os potros se alimentem de pastagens de boa qualidade. Também podem receber alfafa e feno como alimento.

A ração comercial deve ser específica para potros até que atinjam 18 meses de vida. A quantidade deve ser de 1,2 a 1,5% do peso vivo do animal, com divisão em dois ou três tratos. Esse tipo de ração é formulada com os nutrientes certos para fortalecer a saúde dos cavalos, prevenindo doenças no futuro.

Para determinar a dieta mais adequada para os seus potros, tenha o acompanhamento de um profissional veterinário. Cada raça de cavalo tem suas próprias necessidades, sendo essencial identificá-las para saber qual é a melhor dieta.

A nutrição nesse primeiro período da vida do cavalo é determinante para que ele tenha uma saúde forte e esteja preparado para enfrentar os desafios da fase adulta. Cuidar bem dos potros é um investimento para ter bons cavalos no futuro.

Agora você já conhece as 5 ações que podem ajudar no desenvolvimento dos potros recém-nascidos!

Fonte imagem: pixabay.com