Curiosidades

5 coisas para saber antes de comprar uma bota country

Coisas que devemos conhecer antes de comprar uma bota country
Vai comprar uma bota country? Fique por dentro de algumas coisas

Selecionamos 5 coisas que você precisa saber antes de comprar sua bota country. Acompanhe!

Tipos de bota couro

O couro pode originar de vários animais. Existe aquele que é de origem suína, outro de procedência de vaca, boi, touro ou novilho (conhecido como vacum), também existe o que é de origem caprina e o couro que é de ovina.

Agora que você já sabe a origem, confira quais são os tipos de couro mais comuns de se encontrar. O couro liso, couro de avestruz, couro de jacaré e couro de tatu. Nesse post você encontrará mais detalhes sobre origem e tipo de couro.

Como limpar e conservar

A bota de couro country é um item muito precioso no guarda-roupa da cowgirl e do cowboy. Primeiro que não é para qualquer um sustentar um visual estiloso com botas de couro. E vamos combinar que quem é fã do universo sertanejo tira isso de letra. Além disso, essa peça está totalmente ligada à história do country.

Para verificar, basta prestar atenção no figurino dos atores e atrizes de filmes do velho oeste. Ou ainda nas apresentações e vídeos clipes de cantores country nacionais e internacionais. O tipo de couro de jacaré faz sucesso entre os cantores sertanejos do Brasil, por exemplo.

Somada a todas as características está a resistência. Um par de botas de boa qualidade pode durar por muitos e muitos caso o calçado seja bem cuidado.

Para que a bota faça valer a palavra durabilidade é preciso um pouco de esforço de quem a calça. Veja alguns cuidados básicos para limpar e conservar seu bota western:

  • Sempre passe um pano de tecido macio, limpo e levemente molhado na sua bota após a usar. Faça esse procedimento principalmente se estiver voltando de um rodeio ou de algum evento que tenha terra.
  • Nunca guarde a bota direto no armário ou sapateira. Sempre deixe que o calçado descanse e tome um ar por algumas horas.
  • Produtos especiais para deixar a bota limpa e brilhante também são recomendados. Apenas não se esqueça de ler o rótulo para comprar o item ideal para o seu calçado.
  • Vai guardar o par de botas? Opte por espaços arejados. E, se não quiser que ela fique à deriva, coloque a peça dentro de uma caixa ou um saco com furos. Assim o calçado consegue respirar!
  • Se a sua bota for o modelo de cano longo é importante lembrar que esta não pode ser dobrada, portanto, coloque um grande papel cartão enrolado para que ela não amasse.

Cuidar de botas de couro é coisa séria! Preparados para ter esse relacionamento com a sua bota? Tenha certeza de que ela não vai machucar seus sentimentos, afinal, sua função é dar um up no visual. Veja aqui mais cuidados que você precisa ter com o seu calçado de couro.

Diversidade de modelos

Tenha certeza de que não irá faltar modelo de bota para você escolher. Confira os tipos mais comuns:

  • Montaria: inspirada nos calçados de quem pratica hipismo.
  • Country ou western: inspirado nos temas do mundo country.
  • Galocha: indiscreta, porém ótima para dias de muita chuva.
  • Ankle Boot: cano abaixo do tornozelo e salto alto.
  • Open Boot: cano abaixo do tornozelo, salto alto e abertura na ponta dos dedos.
  • Over knee: como o próprio nome em inglês já diz, esse modelo é acima do joelho.
  • Cano alto flat: acima do joelho, como a over knee, só que sem salto.
  • Coturno: comum entre os roqueiros, porém combinado com uma calça jeans skinny pode completar um visual country.

O que mais combina com o seu visual

Antes de escolher o modelo de bota que está na moda é preciso fazer uma autoanálise. Calma, isso não é um texto de autoajuda. Apesar de não termos nada contra, estamos querendo dizer que é preciso conhecer o seu próprio estilo. Não adianta comprar o tipo de calçado que está na moda e não gostar, pois não combina com a sua personalidade. A originalidade é o que o seu visual ser especial, por isso, compre o que você gostar.

Uma dica preciosa e que pode ajudar a escolher o produto correto é se lembrar das roupas que você tem e verificar se o novo item irá combinar com a maioria das peças do seu armário.

Como combinar

 Como a bota é um item elegante para o look é fácil de acertar. Leia algumas dicas:

  • Um par de botas cano alto pode ser usado por cima de uma calça jeans skinny ou calça legging. E se você quiser usar shorts, saia ou vestido, pode optar por meia-calça.
  • Os modelos de cano curto com franjas podem ser harmonizados com uma saia jeans, um cinto com fivela e uma bolsa de couro. Confira sugestões de como combinar sua bolsa com o visual.