Connemara Pony
Animais

Connemara Pony – Conheça a Raça de Pôneis

Os pôneis Connemara Pony têm sua raça assim nomeada em referência à região de sua origem, Connemara, que fica no Condado de Galway, no oeste da Irlanda. As características dessa região tão eclética em termos de paisagem resultaram em animais fortes e muito resistentes. Continue lendo para saber mais sobre essa raça de pôneis.

Connemara Pony: a região de Connemara

A região de Connemara, lar dessa raça de equinos, se caracteriza por ter uma paisagem agreste. Por lá, é possível deslumbrar e surpreender seus olhos com belos lagos azuis, escarpadas, montanhas áridas, pântanos isolados e praias remotas. Há um quê de traiçoeiro nessas paisagens, isso contribuiu para que essa raça de pôneis se desenvolvesse com boa inteligência, força e resistência. 

A origem da raça Connemara Pony

Há algumas possíveis origens levantadas para essa raça de pôneis, a primeira delas aponta como seus ancestrais cavalos andaluzes. Acredita-se que esses equinos chegaram a Connemara quando os galeões da Armada Espanhola afundaram na costa rochosa no ano de 1588. Os animais teriam nadado até a terra firme e se reproduzido com os pôneis selvagens da montanha.

Contudo, há quem acredite que a raça Connemara Pony seja descendente de cavalos que viveram na Irlanda na época dos celtas. Esses cavalos teriam cruzado com pôneis escandinavos levados pelos vikings para a região. Vale dizer que as tribos do oeste da Irlanda, onde fica Connemara, são reconhecidos por seu talento como cavaleiros.

Existe, ainda, uma terceira corrente que acredita que os pôneis Connemara são descendentes da Irish Hobby. Trata-se de uma raça que se estabeleceu antes do século 13 na região e atualmente está extinta.

O que se sabe com certeza é que, no século 18, aconteceu a introdução de sangue árabe à linhagem Connemara para que a raça tivesse mais força e resistência. Houve o cruzamento dos pôneis Connemara com outras raças: Hackney e Puro Sangue (Thoroughbreds).

Connemara Pony: principais características

No começo do século 20, surgiu a preocupação de que a raça Connemara estivesse demasiadamente diluída devido a tantos cruzamentos. Com o objetivo de preservar o padrão racional dessa linhagem de pônei, foi criada a Connemara Pony Breeder’s Society. Em 1926, foi desenvolvido um livro genealógico para guiar a criação de pôneis Connemara em todo o mundo. Esse livro estabeleceu os padrões para a criação da raça em lugares como a Europa, América do Norte, Ásia, África do Sul e Austrália. 

Esses equinos se caracterizam por sua agilidade, resistência e bom temperamento. Os exemplares podem exibir pelagens palomino, tordilho, dark-eyed cream, baio (nas variações alazão e roan), castanho e preto. A altura média fica entre 1,24m e 1,45m. Suas orelhas são pequenas e sua cabeça apresenta boa largura, com uma distância considerável entre os olhos. 

Esses equinos devem apresentar membros fortes, suas pernas são curtas, mas devem dar passadas amplas. Têm a cabeça perfeitamente inserida no pescoço, criando um conjunto harmônico. O pescoço não deve ser muito baixo para que esteja de acordo com o padrão estabelecido para a raça. Os ombros devem ser bem inclinados e a cernelha definida. Em termos de temperamento, é importante que esses pôneis sejam dóceis a ponto de serem manuseados com segurança por crianças. 

Connemara Pony: indicações

Os pôneis da raça Connemara são indicados para algumas práticas como Salto, Atrelagem, Enduro, Adestramento e Trail Riding. Essas indicações se devem à sua boa capacidade física, sua resistência e seu temperamento dócil.

Riscos para a saúde do Connemara Pony

De maneira geral, a raça Connemara Pony é bastante saudável e forte, no entanto, há riscos de desenvolvimento de doenças como laminite e obesidade. O cuidado mais específico diz respeito ao monitoramento de uma doença genética que acomete os pôneis dessa raça e que é chamada de doença da separação da parede do casco. 

Essa complicação leva à separação da parede do casco da estrutura subjacente, isso faz com que o animal passe a suportar o seu peso na planta do pé. Pôneis que desenvolvem esse problema podem ser controlados, porém, não podem ser montados. Há casos em que a doença se manifesta com tal intensidade que é necessário sacrificar os animais. A condição se manifesta em potros e geralmente indica que o pônei não viverá muito. Compradores devem estar cientes dessa questão ao fechar negócio. 

Teste genético

Os criadores podem prevenir o surgimento dessa doença em seu plantel através de uma análise genética dos reprodutores. A doença é autossômica recessiva, ou seja, o pai e a mãe precisam ser portadores desse gene para que ela se manifeste no filhote.

Desde 2014, há um teste genético para identificar essa condição. Na Austrália e nos Estados Unidos há boa aceitação desse teste. Contudo, os três maiores produtores de Connemara Pony do mundo, que são Irlanda, França e Reino Unido, ainda demonstram resistência. 

Gostou de conhecer mais sobre a raça Connemara Pony? Trata-se de um belo exemplar de equino!