Curiosidades

Comidas típicas das festas juninas e julinas

Comidas típicas de festa junina
Você gosta das comidas de festa junina? – Crédito da Imagem: https://blogdapillar.wordpress.com

Os meses de junho e julho podem ter significados diferentes para muitas pessoas. Para quem é do universo country ou para quem simpatiza com comemorações típicas, esse período significa ir para as quermesses e outras festas tradicionais. Geralmente as festas juninas e julinas têm brincadeiras como pescaria, bingo, prisão, touro mecânico e, é claro, as deliciosas comidas da época.

Cowboys e cowgirls de todos os estados do Brasil, atenção! Ainda esta em tempo para aprender quais são as receitas que mais combinam com as famosas festas dos meses de junho e julho. Continue lendo o texto para saber mais sobre as bebidas e os pratos que são as verdadeiras estrelas nas festas juninas e julinas. Confira!

Conheça alguns pratos salgados

Confira a receita da canjica que é certeza para receber elogios:

Ingredientes: 500 g de milho, 2 litros de água, 1 lata de leite condensado, 400 ml de leite de coco, 1/2 litro de leite, 3 paus de canela, 1/2 colher de chá de canela em pó, 8 cravos da índia, açúcar a gosto (opcional), casca de 1/2 laranja ou limão e 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído.

Modo de fazer: O primeiro passo é deixar o milho de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, coloque o milho em uma panela de pressão cheia de água. Acrescente a canela e os cravos. Depois de colocar tudo, deixe na pressão por, aproximadamente, 40 minutos. Não se esqueça de que o ponto certo é quando o milho ficar bem macio. Depois, ferva o leite e o coloque, junto com o leite condensado, na panela e mexe bem. Deixe cozinhar até que a textura fique cremosa. Fim! Porém, antes de terminar mesmo, teste para avaliar se a quantidade de açúcar e se o cozimento estão bons.

Ainda existem outros pratos salgados deliciosos que são típicos das festas juninas e das festas juninas. Você pode encontrar pastel, espetinho de carne, espetinho de frango, torta salgada, pipoca salgada, milho verde na espiga com sal e manteiga, pamonha, amendoim salgado, bolo de milho, bolo de fubá, curau, canjica, pinhão cozido, queijadinha e cachorro quente. Você acha que nos esquecemos de algum prato salgado? Conte nos comentários!

Conheça alguns pratos doces

 No lado das comidas doces também existem ótimos pratos típicos. Nas festas juninas e julinas, você pode encontrar delicias como maria mole, quindim, suspiro, paçoca, doce de abóbora, maça do amor, rapadura, cocada, arroz doce, amendoim doce, pé de moleque, cuscuz, mandiocada (doce de mandioca), pé de moça, pipoca caramelizada e espetinho de frutas com calda de chocolate. Você acha que nos esquecemos de algum prato doce? Conte para nós quando terminar de ler o texto ali nos comentários!

Agora vamos mostrar a receita do suspiro, que é fácil de fazer e que é sucesso de público! Veja:

Ingredientes: 5 claras, 1 limão e 4 xícaras de açúcar.

Modo de fazer: O primeiro passo é fazer a clara em neve. para isso, bata as claras com a metade do açúcar até chegar ao ponto. Após isso, coloque o resultado em um recipiente de vidro e rale um pouco de casca de limão. Depois, leve ao forno a 100ºC e deixe por 10 a 15 minutos.

Conheça quais são as bebidas típicas

 Não é só de comida que vivem as festa juninas e julinas. Se você em alguma, é muito provável que você encontrará bebidas como vinho quente, quentão (com ou sem álcool), chocolate quente, chocolate quente com coco, suco de milho verde, batida de amendoim (alcoólica), batida de vinho (alcoólica) e sangria (alcoólica). Será que nos esquecemos de alguma bebida? Escreva nos comentários!

Selecionamos 2 dessas deliciosas de bebidas para mostrar a receita para vocês. Confira!

Receita do quentão

Ingredientes: 1 garrafa de cachaça, 600 ml de água, 500 g de açúcar, 50 g de gengibre em pedacinhos, cravo da índia a gosto, canela em pau a gosto, 1 maçã cortada em pequenos pedaços, casca de 2 laranjas e casca de 1 limão.

Modo de fazer: Em uma panela grande, coloque o açúcar, o gengibre, o cravo, a canela, as cascas de laranja e as cascas de limão. Assim que o açúcar começar a derreter, acrescente a cachaça e a água e deixe cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Após esse processo, ponha a maça picada. Para finalizar, mantenha no fogo.

Receita de batida de amendoim

Ingredientes: 1 lata de cachaça, 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 1/2 lata de amendoim torrado moído ou batido e 1 caixa de creme de leite.

Modo de fazer: O primeiro passo é torrar o amendoim e o deixar descansar. Quando ele estiver frio, tire a casca e bata no liquidificador. Após esse processo, coloque os outros ingredientes. Para finalizar leve na geladeira e deixe algumas horas, pois a bebida deve ser servida fria.

Assim que nós, da equipe Rodeo West, terminarmos esse texto, vamos preparar alguma dessas receitas, pois é impossível ler tudo isso e não ficar com fome.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *