Curiosidades

Programas de TV para o público sertanejo

Programas sertanejo na TV
Conheça alguns programas de TV para o público Sertanejo – Crédito da Imagem: http://www.siteadm.com.br

O público que gosta de música sertaneja tem e já teve uma grande variedade de programas para se ver na televisão. Novelas como “O Rei do Gado”, “América” e “Chocolate com Pimenta” conquistaram o coração de muitos brasileiros ao mostrar mais da cultura sertaneja. E séries internacionais como “Westworld”, “Nashville” e “Fearless” são sucesso de público.

Para o post de hoje, fizemos uma lista com programas dedicados a mostrar a música caipira e sertaneja brasileira. Continue lendo o texto para relembrar os programas clássicos que deixaram saudades. Dependendo da sua idade, esse post não será uma sessão de nostalgia, será uma maneira de conhecer o passado.         

Viola, Minha Viola

“Viola, Minha Viola” foi um programa que produzido e exibido pela TV Cultura (do estado de São Paulo) e pela TV Brasil (dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Maranhão). No começo foi apresentado por Rubens Moraes Sarmento (1922 – 1998) e Alcides Felisbini Basílio, mais conhecido como Nonô Basílio (1922 – 1997). Depois por Sarmento e Inezita Barroso (1925 – 2015). Após isso, somente por Inezita. E, por fim, por convidados como Ricardo Mita e outros.

O programa ficou por 34 anos no ar transmitindo músicas caipiras e sertanejas. Do tradicional ao mais moderno do gênero, a atração evoluiu junto com o gênero no Brasil e hoje em dia é referência para quem gosta desse estilo musical. O programa “Viola, Minha Viola” recebeu convidados como Daniel, Almir Sater, As Galvão, Liu & Léo, Pedro Bento & Zé da Estrada, Cezar & Paulinho, Bruna Viola, Craveiro e Cravinho e Zé Mulato e Cassiano. Este ano (2017), a TV Cultura chamou Adriana Farias para apresentar um programa especial que prestou homenagem a grandes músicos sertanejos brasileiros.

Sabadão com Celso Portiolli

 O “Sabadão com Celso Portiolli” foi programa entrou na grade do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em agosto de 2015. Apesar de a atração ter participações importantes, tais como Zezé Di Camargo e Luciano e Munhoz e Mariano, o programa teve sua última exibição em dezembro de 2016. A atração é uma homenagem do “Sabadão Sertanejo” e “Sabadão”, apresentado pelo Gugu nos anos 90 e começo dos anos 2000. Vamos falar mais desses programas abaixo, acompanhe!

 Sabadão Sertanejo ou Sabadão

 Primeiro o programa foi chamado de “Sabadão Sertanejo” e depois de “Sabadão”. Não importa qual o nome, o que importa é o sucesso que ele fez! A atração “Sabadão Sertanejo” ocupou as noites de sábado da grade do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A atração era comandada pelo Augusto Liberato, popularmente conhecido por Gugu. O programa ficou no ar entre os anos de 1991 e 2002 levando atrações de peso do cenário musical sertanejo brasileiro. Apesar de ser um programa voltado para o público sertanejo em 1993 passou a receber artistas de outros gêneros musicais. E, em 1997, mudou o nome para Sabadão e passou a entrar no ar mais tarde. Mas isso não fez diminuir sua audiência.

Bem sertanejo

 Os fãs de música sertaneja também podem contar com séries especiais. O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu um quadro chamado “Bem Sertanejo” que era comandado por Michel Teló. O cantor contou com convidados como Sérgio Reis, Paula Fernandes, Bruno e Marrone, Daniel, Milionário e José Rico, Jorge e Mateus, Chitãozinho e Xororó, Almir Sater, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jads e Jadson, Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo e Luciano, Fernando e Sorocaba, Leonardo, Victor e Leo e Eduardo Costa. Após o fim do quadro no programa global, Michel Teló gravou um álbum cantando clássicos da música sertaneja com os convidados. Além dessas faixas de parceria, o artista gravou duas canções inéditas chamadas “Implorando pra Trair” e “Até o Dia Clarear”.

AMIGOS

 Impossível não sentir saudades desse programa! No meio dos anos 90, mais precisamente em 1995, a Rede Globo transmitiu um show com a elite dos cantores sertanejos da época. As duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro e Leonardo colocaram mais de 100 mil pessoas para dançar e cantar no Espaço Verde Chico Mendes, na cidade de São Caetano do Sul (estado de São Paulo). O sucesso foi tanto que no ano seguinte, em 1996, a emissora criou um novo espetáculo. E com a boa recepção do público, o programa voltou em 1997 e 1998. Saiba mais sobre o programa AMIGOS.

Amigos & Amigos

 Por causa do sucesso dos shows AMIGOS, a Rede Globo desenvolveu outro programa especial para quem gosta de música sertaneja chamado “Amigos & Amigos”. As duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e pelo cantor solo Leonardo comandavam a atração. Eles receberam convidados importantes no cenário musical brasileiro, tais como Roberta Miranda, Elba Ramalho, Peninha, Elymar Santos, as duplas Pena Branca e Xavantinho e Tinoco.